san-gimignano

10 burgos medievais da Toscana

Em busca de cidadezinhas mais tranquilas e charmosas,  com construções em pedra? Inclua  em seu roteiro alguns burgos medievais

A Toscana abriga muitos burgos lindos e fascinantes, que são a meta perfeita  para quem busca uma viagem no melhor estilo  slow travel, pra você passear com calma,  admirar e absorver melhor a realidade do lugar. Mesmo depois de séculos, esses burgos conseguiram manter sua identidade,  sua arquitetura, seu ritmo,  seus valores e sabores.

 

certaldo

Um exemplo que as coisas mais simples podem ser aquelas mais bonitas.. Um passeio pelas ruelas estreitas desses vilarejos nos fazem sonhar! Flanar por entre seus becos para admirar esses pitorescos cantinhos, são momentos de pura magia e encanto. É a riqueza intangível, momentos que são sentidos, vivenciados…

Burgos são antigas cidadezinhas medievais e que antigamente (há alguns séculos!) possuíam um mercado e uma fortificação e um número limitado de habitantes. Na Itália existem cerca de 254 burgos. São verdadeiros tesouros dessa adorável terra! E  a Toscana ajuda a engrossar essa lista pois é uma região onde a gente encontra muitos burgos pitorescos e charmosos que merecem uma visita. Trago neste post uma relação de 10 burgos medievais aqui da região que você precisa considerar em sua próxima viagem à Toscana:

1- Bagno Vignoni –  Esse é um burgo bem pequenininho, imaginem que tem apenas cerca de 40 habitantes! Fica perto de Siena e é repleto de spas e águas termais. A Piazza delle Sorgenti é a principal pracinha da cidade e é onde fica uma enorme piscina retangular com águas de origens vulcânicas .

bagno-vignoni-toscana

 

2- Cortona Dessa relação que preparei, Cortona é sem dúvida o maior dos vilarejos. De arquitetura tipicamente medieval, Cortona, na província de Arezzo,  é o principal centro cultural e turístico da Vale die Chiana aretina, entre a Toscana e a Umbria. A cidade fica sobre uma colina a 600 metros de altitude,  circundada de muralhas, e é a cidade que inspirou o romance “Sob o sol da Toscana“.

 cortona

 

3- Monteriggioni encontra-se praticamente na beira da estrada entre Firenze e Siena e conserva até hoje suas muralhas defensivas e suas torres. O burgo é praticamente uma praça e seu aspecto não mudou muito  desde a época medieval.

monteriggioni

 

4 –Pienza  Essa gracinha de cidade fica na val D’orcia e desde 1996 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco pela beleza do seu centro histórico renascentista. É a cidade do queijo pecorino, que a gente encontra em muitas de suas bodegas. A cidade é muito romântica, florida,  cheia de lojinhas de artesanato, restaurantes e sorveterias.

pienza

Pienza – No centro histórico dos burgos apenas automóveis autorizados podem circular, o que caracteriza e confere ainda mais charme ainda aos vilarejos

 

5- San Giminignano –  Devido às suas torres,  é considera a Manhatan da Idade Média. Essa pequena cidadezinha antiga, do século 10,  é uma das mais amadas dos brasileiros que visitam a Toscana. Fica entre Firenze e Siena. Desde 1990 foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco . A cidade, que tem cerca de 7 mil habitantes, é fortificada e circundada de oliveiras e vinhedos.

DSC_1047

6- Pitigliano – província de Grosseto, o burgo de Pitigliano fica na Maremma, no sul da Toscana, perto das regiões da Umbria e do Lazio.  Observando-a de longe, parece que a cidade foi colocada no alto da rocha.  Pitigliano é uma cidade pequena, tem pouco mais de 4 mil habitantes.

pitigliano

 

7- Montalcino – cidade onde se produz um dos melhores vinhos italianos o Brunello di Montalcino. província de Siena. O vilarejo de Montalcino, no alto de uma colina,  é imerso num cenário lindo da região do Val d’orcia, terra que produz a uva Sangiovese.  Fica a apenas  40 Km de Siena.

montalcino

 

8- Volterra A cidade de Volterra  pertence à província de Pisa e é destino ideal para quem gosta de lugares mais pitorescos, únicos, tranquilos e cheios de histórias. É famosa pelos trabalhos de alabrasto, um mineral que parece com o mármore . Uma vantagem em incluí-la em seu passeio pela Toscana é que Volterra, assim como Pitigliano, não recebe grande quantidade de turistas como San Gimignano, Pienza e Montalcino.

dicas-toscana

 

9- Anghiari O burgo de Anghiri  pertence à provincia de Arezzo e fica sobre uma colina. As passagens e ruelas estreitas com as casas de pedra, monumentos e pracinhas encantam os visitantes que podem fazer um verdadeiro mergulho no passado.

Anghiari

 

10- Certaldo Circundado por uma paisagem fantástica, o burgo de Certaldo tem mais de mil anos e possui antigas muralhas que resistiram ao temp. O vilarejo é uma excelente opção para um bate e volta saindo de Firenze pois dista apenas 50km da capital Renascentista.

certaldo

 

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'10 burgos medievais da Toscana' have 2 comments

  1. 7 de abril de 2017 @ 22:47 erika

    Meu Deus, como a Itália é linda!

    Reply

    • 10 de abril de 2017 @ 09:53 Denya Pandolfi

      Oi Erika, Linda e sempre surpreendente… muitos cantinhos lindos pra gente explorar. Abraço e grata pela visita! Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.