nerbone

3 clássicos da cozinha toscana

A Toscana é uma região que muito tem a oferecer quando o assunto é gastronomia.  Já falei sobre a culinária local neste post e como tenho recebido solicitações de visitantes querendo dicas sobre os melhores locais para experimentar os pratos típicos fiorentinos eu resolvi pedir ajuda a quem realmente entende do assunto.  Neste post conto com o auxílio de alguns foodbloges que indicam seus locais prediletos  para comer 3 clássicos da cozinha toscana: a bistecca alla fiorentina, o panino al lampredotto e a pappa al pomodoro:
pappa-al-pomodoro-feature

A pappa al pomodoro, numa foto de Emiko Davies, autora do excelente livro The Florentine, repleto de receitas toscanas e dicas de Firenze

 Emiko Davies, blogger e autora do livro The Florentine

Pappa al pomodoro-  No Nerbone, Mercato Centrale
Bistecca – no Ristorante del Fagioli  ou no Brindellone
Panino al lampredotto – no trailer Pollini, naPiazza Sant’Ambrogio
amico-grilling-bistecca

Bistecca alla fiorentina (Foto de Emiko Davies)

 

Sandra Pilacchi, do blog Sono io, Sandra.
Bistecca – sugiro um restaurante em  Pontassieve, a poucos quilometros de Firenze, que se chama Toscani.  Desde sempre oferecem uma clássica cozinha com pratos revisitados, preparados pelo chef Stefano Frassineti que usa ingredientes de primeira qualidade e a bistecca com batata é um dos seus pratos fortes, realmente excelente! (Na verdade sou mais expert em restaurantes nos arredores de Firenze do que no centro histórico da cidade)
Pappa al pomodoro – não saberei indicar
Panino con lampredotto – sem dúvidas o Mercato Centrale di Firenze

Elisabetta Cuturello, blog Cakes & co

Bistecca- para a carne sugiro o Perseus. Existem opiniões contraditorias mas em minha opinião a carne ali é ótima e o staff e o ambiente refletem o genuíno perfil do fiorentino
Lampredotto – O quiosque de via Gioberti, Il Trippaio Fiorentino
Pappa al pomodoro – não saberei dizer porque comi apenas uma vez em um restaurante no centro mas não aconselho

cozinha-toscana

O famoso Nerbone, no Mercato Centrale de Firenze, um dos locais prediletos da maioria para o panino al lampredotto, uma das especialidades toscanas que valem experimentar!

Letizia Tarchiani, do blog Fooderia

Panino con lampredotto –  No Mercato Centrale! Adentrar naquele ambiente de cores e odores dá água na boca! O Nerbone é perfeito para um pit- stop. Ali, além de um ótimo panino  al lampredotto, você pode saborear outros pratos típicos  fiorentinos. Tem também o Vinattieri, no centro, sob os pórticos que conduzem à igreja de Dante,  onde existe uma janelinha minúscula por onde podemos pedir panini con lampredotto e trippa, um lugar super interessante para comer.
Bistecca- são muitas as osterias no centro que preparam uma bistecca supimpa!   Aqui vão dois endereços para os mais exigentes paladares gourmet: Burde, que propõe a verdadeira cozinha friorenta e é reconhecido e apreciado como um dos locais mais tops de Firenze e o outro é  a Osteria della Bistecca, um local simpatico que oferece uma bistecca espetacular.
Pappa al pomodoro –  admito que para este prato é dificil aconselhar porque sempre como em casa. Mas acredito que nas trattorias mais famosos seja um prato seja presente, apesar de ser um prato mais de verão.

cozinha-toscana

O Vinattieri, onde a Letizia indica para o panino al lampredotto

 

Lorenzo Noccioli  – do blog Pop eating
Pappa al pomodoro – Decumanus na via de’ Servi  preparam uma versão leve e moderna, com cebola dolce
panino al lampredotto – Nerbone, no térreo do Mercato Centrale
Bistecca – Perseus, um local um pouco fora de moda mas a bistecca e a carne em geral valem muito a pena
bistecca

O restaurante Perseus, templo da boa carne em Firenze (foto Stefano Degli Innocenti, Fudiblog)

 

Stefano Degli Innocenti . del  Fudiblog
Bistecca – Perseus. Em Firenze, acho que não tem um lugar onde a fazem realmente boa. Eu vou sempre ao Bibo, em Passo della Futa, mas não é Firenze, é Firenzuola.
Panino al lampredotto – No trippaio de Porta Romana  (Piazzale di Porta Romana)
Pappa al pomodoro – Na Trattoria Da Burde, em via Pistoiese


About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'3 clássicos da cozinha toscana' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.