nerbone

3 clássicos da cozinha toscana

A Toscana é uma região que muito tem a oferecer quando o assunto é gastronomia.  Já falei sobre a culinária local neste post e como tenho recebido solicitações de visitantes querendo dicas sobre os melhores locais para experimentar os pratos típicos fiorentinos eu resolvi pedir ajuda a quem realmente entende do assunto.  Neste post conto com o auxílio de alguns foodbloges que indicam seus locais prediletos  para comer 3 clássicos da cozinha toscana: a bistecca alla fiorentina, o panino al lampredotto e a pappa al pomodoro:
pappa-al-pomodoro-feature

A pappa al pomodoro, numa foto de Emiko Davies, autora do excelente livro The Florentine, repleto de receitas toscanas e dicas de Firenze

 Emiko Davies, blogger e autora do livro The Florentine

Pappa al pomodoro-  No Nerbone, Mercato Centrale
Bistecca – no Ristorante del Fagioli  ou no Brindellone
Panino al lampredotto – no trailer Pollini, naPiazza Sant’Ambrogio
amico-grilling-bistecca

Bistecca alla fiorentina (Foto de Emiko Davies)

 

Sandra Pilacchi, do blog Sono io, Sandra.
Bistecca – sugiro um restaurante em  Pontassieve, a poucos quilometros de Firenze, que se chama Toscani.  Desde sempre oferecem uma clássica cozinha com pratos revisitados, preparados pelo chef Stefano Frassineti que usa ingredientes de primeira qualidade e a bistecca com batata é um dos seus pratos fortes, realmente excelente! (Na verdade sou mais expert em restaurantes nos arredores de Firenze do que no centro histórico da cidade)
Pappa al pomodoro – não saberei indicar
Panino con lampredotto – sem dúvidas o Mercato Centrale di Firenze

Elisabetta Cuturello, blog Cakes & co

Bistecca- para a carne sugiro o Perseus. Existem opiniões contraditorias mas em minha opinião a carne ali é ótima e o staff e o ambiente refletem o genuíno perfil do fiorentino
Lampredotto – O quiosque de via Gioberti, Il Trippaio Fiorentino
Pappa al pomodoro – não saberei dizer porque comi apenas uma vez em um restaurante no centro mas não aconselho

cozinha-toscana

O famoso Nerbone, no Mercato Centrale de Firenze, um dos locais prediletos da maioria para o panino al lampredotto, uma das especialidades toscanas que valem experimentar!

Letizia Tarchiani, do blog Fooderia

Panino con lampredotto –  No Mercato Centrale! Adentrar naquele ambiente de cores e odores dá água na boca! O Nerbone é perfeito para um pit- stop. Ali, além de um ótimo panino  al lampredotto, você pode saborear outros pratos típicos  fiorentinos. Tem também o Vinattieri, no centro, sob os pórticos que conduzem à igreja de Dante,  onde existe uma janelinha minúscula por onde podemos pedir panini con lampredotto e trippa, um lugar super interessante para comer.
Bistecca- são muitas as osterias no centro que preparam uma bistecca supimpa!   Aqui vão dois endereços para os mais exigentes paladares gourmet: Burde, que propõe a verdadeira cozinha friorenta e é reconhecido e apreciado como um dos locais mais tops de Firenze e o outro é  a Osteria della Bistecca, um local simpatico que oferece uma bistecca espetacular.
Pappa al pomodoro –  admito que para este prato é dificil aconselhar porque sempre como em casa. Mas acredito que nas trattorias mais famosos seja um prato seja presente, apesar de ser um prato mais de verão.

cozinha-toscana

O Vinattieri, onde a Letizia indica para o panino al lampredotto

 

Lorenzo Noccioli  – do blog Pop eating
Pappa al pomodoro – Decumanus na via de’ Servi  preparam uma versão leve e moderna, com cebola dolce
panino al lampredotto – Nerbone, no térreo do Mercato Centrale
Bistecca – Perseus, um local um pouco fora de moda mas a bistecca e a carne em geral valem muito a pena
bistecca

O restaurante Perseus, templo da boa carne em Firenze (foto Stefano Degli Innocenti, Fudiblog)

 

Stefano Degli Innocenti . del  Fudiblog
Bistecca – Perseus. Em Firenze, acho que não tem um lugar onde a fazem realmente boa. Eu vou sempre ao Bibo, em Passo della Futa, mas não é Firenze, é Firenzuola.
Panino al lampredotto – No trippaio de Porta Romana  (Piazzale di Porta Romana)
Pappa al pomodoro – Na Trattoria Da Burde, em via Pistoiese

Posts que podem interessar:



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'3 clássicos da cozinha toscana' have 1 comment

  1. 28 de abril de 2018 @ 22:22 Grazie a te / Aperitivo: você paga um drink e se serve no buffet

    […] 3 clássicos da cozinha Toscana […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.