polloni

A arte dos vitrais italianos

Junto aos colegas de Tuscany Bloggers temos a oportunidade de conhecer de perto o processo artesanal de peças e produtos realizados aqui na região. A Toscana  é famosa por excelência na realização de peças exclusivas feitas a mão, que atravessam fronteiras e ganham fama mundial. A visita da segunda edição da Firenze negli occhi l’arte nelle mani, um  projeto do nosso grupo de blogueiros que visita as bodegas artísticas de Firenze,  foi à Polloni Vetrate Artistiche, que restaura e produz magníficos vitrais.  Sabe quando entramos nas catedrais e ficamos boquiabertos com os vitrais coloridos? Pois então, pudemos aprender mais sobre as lindas peças que enfeitam esses locais e compreender como são realizadas e restauradas, com  a utilização das mesmas técnicas de um tempo.
polloni

Arte em vidro – Guido Polloni abriu a sua bodega em 1919, na Via Frà Giovanni Angelico, perto da Piazza Beccaria, onde ainda funciona a sede da empresa familiar. A Polloni está comemorando este ano seu centenário em Firenze

polloni

Ksenia, Marco, Sandra, Barbara, Erika, Alice, Andrea, Sara, Gloria, Leonardo, Denya com Cinzia (herdeira do fundador) e o marido Renzo Cappelletti , que nos receberam na Polloni. Possibilidade de imergir no mundo da produção e realização de vitrais. Outra excelente oportunidade de conferir de perto trabalhos made in Florence realizados manualmente. Foto Yulia Emmance

 

polloni

Renzo nos explicando sobre o trabalho de montagem das peças, como num quebra-cabeças, com harmonia de formas e cores

 

vitrais

Muito comuns nos vitrais é a retratação de cenas bíblicas e imagens de santos

A empresa familiar fundada em 1919 por Guido Polloni restaura e produz vitrais sempre no mesmo local, desde a sua criação. A equipe de artesãos e técnicas realizado peças de design exclusivo da casa ou fornecido pelo cliente.  Restauram obras de vidro antigas em galerias e monumentos de muitas cidades italianas, que vai desde a produção religiosa clássica até a colaboração com obras arquitetônicas modernas para habitação ou edifícios públicos.
Dentre os trabalhos importante, a  construção de 3 lampadários para o Palácio do Tribunal em Roma. Uma das obras mais importantes nos Estados Unidos foi para a Catedral greco-ortodoxa  em Nova York.  Restauração na Italia as mais importantes vitrais renascentistas em Firenze, Arezzo e Bolonha na Catedral de San Petronio.
vitrais-italianos

O mostruário de cores. A materia-prima, isto é, o vidro, é adquirido na Alemanha. A tecnica é com vidro “soprado” depois cortado e pintado

 

image

Para cortar o vidro é utilizado um molde apoiado com o formato que se deseja. Montagem com chumbo e queima no forno são as etapas sucessivas.Um trabalho manual que exige know-how e grande coordenação motora. A Polloni realiza as peças como a utilização das mesmas técnicas tradicionais de um tempo.

 

 

afrodite

A Deusa do Amor e da Beleza, Afrodite ou Vênus , uma das divindades mais célebres da Antiguidade

vitrais

Os vitrais doam luz, cor e beleza aos ambientes

 

vidros-decorados

O show-room da empresa

 

Depois do evento fomos jantar no restaurante  I Ghibellini, a poucos passos da piazza Santa Croce. O restaurante é especializado em pratos da cozinha toscana. Em breve conto tudo pra vocês em outro post.



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'A arte dos vitrais italianos' have 1 comment

  1. 15 de abril de 2019 @ 23:05 Grazie a te / Dicas de restaurantes em Firenze, 9 - Grazie a te

    […] – Estive no I Ghibellini junto ao grupo Tuscany Bloggers, à convite da casa, após visita à Polloni Vetrate. O restaurante, localizado numa charmosa e  característica pracinha entre o Duomo e a Santa […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.