andar-trem

A estação de trem de Florença

A cidade de Florença conta com 3 estações ferroviárias e a mais importante delas é Santa Maria Novella, que fica no centro da cidade e bem perto de muitas importantes atrações turísticas. As outras estações são Rifredi, perto do hospital de Careggi e do novo polo universitário, e Campo di Marte, ao sul da cidade.  Neste post mostro como é a principal e mais movimentada estação de trem de Firenze, um espaço gastronomia,  serviços e shopping, que conta com mais de 30 lojas, onde você passear enquanto espera o horário do seu trem. E para quem precisa comprar chip para o celular, na estação de Santa Maria Novella (SMN) estão as 4 operadoras de telefone, que são Tim, Wind, Vodafone e Tre,  além de livraria, restaurantes,  perfumarias, delicatessens e um grande estacionamento para carros. E fica na estação uma das pouquíssimas farmácias de Firenze abertas 24 horas.

 

stazione-firenze

A estação é o ponto central do transporte público de Firenze O complexo arquitetônico está perto de muitos monumentos importantes da cidade

 

estação-trem

A estação foi inaugurada em 1935 e é um edifícios mais recentes do panorama de estações italianas. Desenhada pelo arquiteto Giovanni Michelucci, é um autêntico exemplo de obra racionalista (arquitetura fascista)

 

estaçao-SMN

Uma das entradas da estação, pela via Alamani, com lojas no sub-solo

 

estação-santa-maria-novella

Esta galeria é a parte das lojas mais antiga da estação

No térreo ficam as bilheterias (guichês para compra e troca de bilhetes) e é de onde partem os trens.  Todas as 16  plataformas ficam no mesmo nível.

estacao-firenze

A estação Santa Maria Novella de Firenze é a 4ª na Italia por fluxo de passageiros

 

No hall central da estação ficam o Caffè Feltrinelli,  a loja de cosméticos Sephora, Victoria’s Secrets e Venchi e a farmácia e uma ala com restaurantes fast-food, como Mc Donalds.

estaçao-firenze

santa-maria-novella

estação-Santa-Maria-Novella

Por questões de segurança, o acesso às plataformas de embarque é apenas para quem apresenta bilhete, on-line ou impresso

Não deixem de conferir o post  Viajar de trem pela Itália

 

Em 2016  a estação ganhou uma nova galeria  subterrânea com lojas como Mango, Jennyfer, Kiko, Desigual, Primadonna e Tiger.

estação-trem

A delicatessen Vyta

tiger

A Tiger, loja econômica que oferece artigos para casa e escritório, alem de jogos e produtos para higiene e beleza

kiko

 

Na estação Santa Maria Novella tem depósito de bagagem, Kipoint, no valor de 6 euros para as primeiras 5 horas (e 1 euro adicional a cada hora a mais). Como serviços, aluguel de carros, agências de viagens, bilheterias para a compra e troca de passagens e bancos.

Ingressos sem fila e sem impressão para as melhores atrações de Firenze? Clique aqui.

 

Na área externa, perto da Feltrinelli, fica o ponto de táxi. E muitas linhas de ônibus Ataf passam pela estação, que conta com pontos de ônibus próximos das 2 entradas.

taxi-firenze

Ali nas proximidades da estação fica também a paradas do Tram, além de serviços de ônibus para outras cidades e localidades, como os outlets Barberino e The Mall.

estacionamento-firenze

A estação conta com estacionamento a pagamento para carros no sub-solo, inclusive com vagas para carros elétricos. Muita gente que vem passear em Firenze de carro acaba utilizando o estacionamento da estação. Não é barato, mas fica no centro histórico bem perto das principais atrações da cidade. Aberto 24 horas por dia, custa 3 euros por hora.

 

Procurando hotel em Florença? Veja neste post as minhas sugestões de hospedagem



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'A estação de trem de Florença' have 4 comments

  1. 31 de agosto de 2018 @ 19:43 Grazie a te / Viajar de trem na Itália é fácil, prático, econômico e seguro

    […] estação Santa Maria Novella fica no centro da cidade e a de Campo di Marte fica a 15 minutos de centro […]

    Reply

  2. 25 de outubro de 2018 @ 17:58 Grazie a te / Treviso, no Vêneto,é uma cidade linda, romântica e tranquila

    […] A estação de trem de Florença […]

    Reply

  3. 7 de novembro de 2018 @ 11:10 Grazie a te / Brasileiros que moram na Itália relatam do que mais sentem saudade

    […] A estação de trem de Florença […]

    Reply

  4. 7 de novembro de 2018 @ 16:24 Grazie a te / O fluxo de brasileiros que saíram do país para morar no exterior cresce a cada ano

    […] A estação de trem de Florença […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.