perfume

Aquaflor Firenze

Adentrar a Aquaflor Firenze é imergir num mundo mágico!!! Uma portinha em Borgo Santa Croce com vasos de flores e grandes frascos de fragrâncias para ambientes nos dão as boas-vindas. E quando superamos essa charmosa e discreta entrada a surpresa é grande: um enorme, perfumado e elegante salão, onde as fragrâncias são expostas em imponentes móveis antigos. Estive recentemente visitando esta perfumaria artesanal e fiquei encantada não apenas pelo ambiente mas também pela história, paixão e talento que envolvem as criações dos perfumes de nicho pelo maestro perfumista e “nariz artístico” Sileno Cheloni,  que fundou a empresa em 2009.

aquaflor

Perfumaria Aquaflor – Refinado e relaxante ambiente perfumado e lindamente decorado com móveis de época que aguça nossos sentidos e desperta sensaçõe

Estive no local à convite de Marcella Cardoso Vieira Gomes, brasileira responsável pelo marketing da empresa e que já participou do blog (ela contou como é Trabalhar na Itália). Marcella me explicou detalhes sobre a produção dos perfumes pelas mãos de Cheloni,  que trabalha com matérias-primas raras e de altíssima qualidade.

Perfumes – A Aquaflor disponibiliza mais de 100 fragrâncias, preparadas de forma artesanal com matérias-primas raras e  exóticas,  frutos de muita pesquisa e experimentações.  Sileno tem uma paixão por colecionar madeiras e sua inspiração vem principalmente do Oriente Médio. Para criações de aromas exclusivo, ele vai pessoalmente em busca da matéria-prima, que pode ser uma resina, uma flor, uma raiz, sândalos ou outros elementos. Todos os perfumes são feitos a base de óleos essenciais e têm base natural.

profumo-aquaflor

Detalhe importate. Na Aquaflor são utilizadas provetas para sentir o cheiro pois o vidro ajuda a evaporar o álcool, já que no papel altera um pouco o odor

Os perfumes de nicho são encontrados a um preço um pouco mais elevado do que os encontrados nas grandes marcas. Exclusividade custa.  Em discretas embalagens de vidro que lembram produtos farmacêuticos, a confecção com 100 ml sai por 140 euros.  O vidro mais raro e exclusivo, Duende, custa 2 mil euros e repousa por 1 ano, pois assim como o vinho, o perfume também descansa.  E imaginem que dentre os ingredientes de sua composição estão a âmbar cinza, que é um refluxo de baleia (e existe à disposição na perfumaria um exemplar dessa rara âmbar em uma bomboniere, para quem quiser conferir).

aquaflor

No Renascimento os nobres usavam como acessório essas bolinhas de perfume ou ervas perfumadas, para amenizar o mau odor e afastar as pestes, os pomanders. E na prateleira de cima algumas embalagens com detalhes em ouro

aquaflor

Dentre os produtos, além de  perfumes, é possível adquirir sabonetes, incensos e perfumes para ambientes  como lojas, casa ou escritórios e velas.

aquaflor

Arte e tradição – O perfumista Sileno cria e comercializa seus produtos nos arredores da piazza Santa Croce, em Firenze. Ele começou com apenas um salão e hoje conta com 3 elegantes ambientes, além do laboratório e da sala de workshop, no subsolo. As instalações desse verdadeiro templo do perfume é no histórico Palácio Antinori-Corsin-Serristori, obra do arquiteto Giuliano da Sangallo,  prédio tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. As salas foram conservadas e mantêm sua arquitetura original. Sileno é colecionador de artes e fez questão de trazer para o seu espaço mobílias antigas, como os móveis de antigas farmácias que foram garimpados em diversas cidades da Itália e da França.  Todas as salas dão para um pátio renascentista , com um poço e paredes repletas de afrescos. Riqueza e beleza de detalhes que fazem da nossa visita ao local um momento ainda mais especial.

aquaflor

A linda e simpática Marcella com o perfumista Sileno Cheloni que me contou que é bastante exigente em suas criações. Ele está há 5 anos buscando aprimorar uma fragrância que reproduza o cheiro da fumaça de ópio

Sileno estudou design com especialização em fotografia na Inglaterra e por anos trabalhou com design e arquitetura.  Em uma viagem ao Chipre conheceu um maestro de sufismo,  doutrina espiritual que segue, que o ensinou a dimensão espiritual da arte de criar perfumes. Desde então resolveu seguir sua intuição  e investir nessa arte.

aquaflor-perfume

 

 

aquaflor

Sileno criou uma linha à base de folhas de tomate, que ajuda na oxigenação da pele. A linha conta com cremes, shampoo, condicionar e sabonete líquido. Uma beleza também são as águas hidratantes (uma versão do hidratante em creme) que servem para os cabelos e pele. Ganhei uma e estou adorando!!! As embalagens são caprichosamente preparadas e são uma excelente opção para quem quer presentear de forma original e sofisticada.

aquaflor

As águas hidratantes

perfume

O cantinho dos incensos

 

aquaflor

O elegante pátio do Palazzo Antinori-Corsini-Serristori

Perfumes sob medida – é  possível criar um perfume personalizado através de uma consultoria com Sileno no próprio ateliê.  Dessa forma você pode ter um perfume para chamar de seu,  com toque artesanal, pessoal e super exclusivo.  A criação do  perfume sob medida  dá-se através de um bate papo onde o cliente conta da sua vida, segredos e paixões. A partir dessa consultoria,  Sileno apresenta a sua criação.  Outro luxo são as garrafas personalizadas com as iniciais do nome, feitas para uma clientela mais seleta que prima por exclusividade. Quer maneira mais original de se destacar e ser lembrado? 😉

aquaflor

Este ambiente quase misterioso é apenas aos interessados em criações exclusivas

 

aquaflor

O laboratório no subterrâneo onde antigamente era a adega da residência

perfume

Bem perto do laboratório, no subsolo, o espaço onde acontecem os workshops sobre perfumaria e fragrâncias para casa.

dicas-firenze

A Aquaflor oferece workshops sobre perfumaria e perfumes para ambientes. Aqui a sala de reflexão e o espaço onde acontecem os workshops

Obrigada Marcella e Sileno pela receptividade e carinho!

Aquaflor -Borgo Santa Croce, número 6- Firenze.



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Aquaflor Firenze' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.