fiesole

Artesanato e gastronomia em Fiesole

Uma das vantagens de morar numa cidade que tem as 4 estações do ano bem definidas é que a chegada de cada uma delas é sempre celebrada em alto estilo! Principalemnte na primavera, onde depois de meses fazendo programas indoors a gente pode curtir ambientes ao ar livre. Domingo, num maravilhoso dia de sol, estive com a minha família conferindo o evento AAA- Arte, Artigianato e Agricoltura, promovido pelo  4º ano consecutivo pela Fattoria di Maiano, que ocupa posição estratégica nas colinas de Firenze.

viajar-criança

Programas ao ar livre são muito valorizados aqui na Itália e as famílias adoram fazer piqueniques nas áreas verdes da cidade. E domingo não foi diferente: como o dia estava lindo e super agradável, muitos escolheram a graminha do local para almoçar, descansar e brincar. Esses programas simples e ao ar livre,  onde a natureza é protagonista, são muito comuns por aqui.

fiesole

A Fattoria de Maiano é uma espécie de fazenda e fica a 6 Km do centro histórico de Firenze. O evento, nesta área espetacular, reuniu 90 expositores de toda a Itália, entre artesãos, artistas e produtores locais do setor da enogastronomia. Os visitantes podiam degustar e adquirir diversos produtos típicos locais. A fattoria conta também com um restaurante e lanchonete com possibilidade de consumação não apenas no local. Muita gente escolheu almoçar  na área externa para apreciar o lindo visual das colinas toscanas.

maiano

 

piquenique

No local é produzido azeite extra-virgem de oliva. Na área existem cerca de 20 mil oliveiras que ocupam uma área de 110 hectares. As azeitonas são colhidas manualmente, entre o final de outubro e dezembro e levadas para o frantoio da própria fazenda, onde são processadas

 

Agora vamos dar uma olhas nos stands dos expositores que participaram do evento:

gastronomia

Degustação e venda de produtos típicos

pecorino

artesanato

artesanato

artesao

As cerâmicas pra casa e jardim. Adorei o stand da “La Cocciaia”

 

artesanato

arte

Moedores de sal e pimenta do reino pintados a mão, obras de arte! Os menores estavam por 130 euros. Cerâmica para o jardim no formato de animais, tábuas e objetos de madeira de oliveira e na última foto os vestidinhos bordados a mão

artesanato-italia

Na foto superior os balões da simpática artesã Tiziana Romeo, da Fantaceramica

É muito gostoso poder estar num ambiente tão agradável, em contato com a natureza, onde toda a família se diverte.  Além de promover a mostra de artesanato, a Fattoria di Maiano também organizou diversos laboratórios para as crianças, que puderam conferir de perto algumas técnicas artesanais,  além de participar de simpósios de escultura,  visitar a horta e os animais da fazenda.

fattoria-di-maiano

Durante a primavera e o verão, existem muitos programas desse tipo aqui na Itália que envolvem artesanato e gastronomia, em locais ao ar livre, com diversas atividade também para as crianças. O valor do ingresso era de 6 euros.

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Artesanato e gastronomia em Fiesole' have 4 comments

  1. 8 de abril de 2016 @ 20:40 ILMA MADUREIRA

    Que delícia deve ser!
    Adorei o post mas devo confessar que meu “zoinhos” ficaram encantados com a parte de gastronomia e artesanatos.
    Grazie

    Reply

    • 8 de abril de 2016 @ 21:48 Denya Pandolfi

      Ilma,
      Uma das coisas que adoro aqui é que as pessoas curtem muito programas simples ao ar livre…Tão bom simplificar a vida. Sim… os stands uma beleza, seja na parte de gastronomia quanto de artesanato!
      Beijo querida 😉 Denya

      Reply

  2. 9 de abril de 2016 @ 20:54 Angela Fiorani

    Parabéns por este trabalho Denya! Estes lugares e momentos que você partilha conosco são simplesmente maravilhosos!

    Reply

    • 11 de abril de 2016 @ 10:37 Denya Pandolfi

      Oi Angela,
      Preparo tudo com grande carinho. Obrigada pela mensagem e pelo incentivo. Boa semana e volte sempre! 😉 Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.