castorina

Arte e gastronomia em Santo Spirito, Firenze

A encantadora e boêmia via de Santo Spirito, reduto de artesãos no Oltrarno – área que fica do outro lado do Arno – era a pedida outdoors mais cool deste final de semana em Firenze, já que o tempo colaborou e a temperatura estava super agradável, na casa dos 17 graus. Eu participei do tour enogastronomico Fuori Di Taste, dedicado a degustações de vinhos, queijos e tira-gostos da culinária toscana visitando ateliês de arte, palácios e bodegas da rua Santo Spirito, uma das mais interessantes e artísticas de Firenze. Este evento  aconteceu paralelamente ao Pitti Taste, uma feira dedicada aos produtos made in Italy e delícias de todo o mundo, que  aconteceu na Stazione Leopolda e reuniu mais de 300 empresas.

castorina-firenze

santo-spirito

No patio do atelier da Paatricia

Fiz este agradável passeio em companhia da minha amiga Marcela Schneider Ferreira, autoria do blog It per te e arquiteta (inclusive fiz um post sobre os trabalhos que ela desenvolve aqui em Firenze, veja aqui), e tivemos como ponto de partida o ateliê da designer Patricia Al’Kary, que nos recebeu com toda a sua simpatia e carisma. O espaço da brasileira era de longe o mais badalado, com uma concentração enorme de amigos e curiosos que puderam curtir o final do dia nos jardins do Palazzo Frescobaldi.
santo-spirito

Ao centro a designer brasileira Patricia Al’Kary com Patrick De Muynck, diretor da Polimoda de Firenze, sua esposa Renata, Denya e Marcela. Patricia ofereceu em seu espaço vinhos Marquesi de’Frescobaldi e uma seleção de queijos finos especiais do De’Magi.

Em ocasião do evento vários segmentos se uniram com um propósito: divulgar as delícias enogastronomicas da região Toscana. Chefs famosos, produtores e enólogos promoveram em vários pontos da cidade degustações com as suas especialidades.

formaggio

 A via Santo Spirito foi tomada por uma atmosfera de confraternização onde gastronomia, design e criatividade deram o tom do evento, com gente descolada e alto astral. Os ateliês que aderiram à iniciativa receberam para degustação de queijos, vinhos e petiscos toscanos colaborando para estreitar ainda mais os laços entre a arte e a gastronomia.
DSC_0898
Reduto de designers e artistas, a via Santo Spirito era um dos itinerários do Fuori Di Taste, que incluía também manifestações gastronômicas em diversos locais da cidade, envolvendo vários restaurantes, supermercados e livrarias. Tudo dedicado ao sabor e à arte de comer e beber bem. A cidade estava cheia de estreladas personalidades do setor da alta gastronomia.
fiorile.
flores

Bom gosto e qualidade com design e estilo. A Fiorile, esta boutique de flores apresenta arranjos maravilhosos!

santo-spirito

A Lux by Area concept store, dedicada ao design e decoração preparou uma linda mesa de chás assinados pela La Vie del Tè.Um luxo!

dsc_0879
castorina

A artista fiorentina Marina Calamai expôs no laboratório de molduras Castorina as suas obras inusitadas que lembram doces e cupcakes

Castorina

As molduras da loja Castorina

dsc_0913
arte-italia
 Será que vocês conseguem perceber a maravilhosa atmosfera que envolveu esta iniciativa? Reparem na mesinha ao ar livre pertinho de uma trattoria… O tom do evento foi de uma confraternização entre amigos, mesmo entre desconhecidos, peregrinando entre um laboratório e outro para apreciar a arte, trocar ideias e degustar vinhos e produtos típicos locais. Não faltou também o vendedor ambulante da mimosa (ou acácia amarela).  Esta flor amarela aqui na Itália é o símbolo do dia da Mulher e muitas circularam com o seu raminho na mão ajudando a colorir e alegrar ainda mais o evento, numa noite agradável quase primaveril.
unnamed-7
Adorei esta frase num muro ali pertinho da via Santo Spirito!!! Só mesmo para ninguém esquecer, rsrsrs… (foto by Marcela)


About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Arte e gastronomia em Santo Spirito, Firenze' have 6 comments

  1. 12 de março de 2014 @ 13:16 Isabela Discacciatia

    A via Santo Spirito é um dos lugares mais bacanas de Firenze justamente por causa desses eventos. Fico feliz que os comerciantes consigam formar essa rede e fazer acontecer essas noites bacanas. E essas blogueiras brasileiras estão lindas demais da conta!!!

    Reply

    • 12 de março de 2014 @ 18:59 Denya Pandolfi

      Oi Isa, iniciativa a ser apoiada e copiada. Obgda pelo elogio,faltou vc aqui com a gente. Bacione, D

      Reply

  2. 12 de março de 2014 @ 14:23 Marcela Ferreira

    Ameiiiii a nossa serata e adorei o post! =D Firenze nos surpreende com eventos cada vez mais charmosos e bem organizados. Um beijo grande na minha amiga Denya e na Isa ( blogueira que impera lá no norte da Itália..rs) !

    Reply

    • 12 de março de 2014 @ 19:00 Denya Pandolfi

      Oi Marcela, foi uma maravilha a nossa peregrinação pelas bodegas e locais tão interessantes! E quantos brindes, ehn? Hehehehe…. Bjoca, D

      Reply

    • 12 de março de 2014 @ 22:05 Isabela Discacciati

      Nhooom… Grazie,gente!! Dai que em breve a gente faz uma seratina juntas. Bjocas

      Reply

  3. 11 de janeiro de 2016 @ 20:58 Grazie a te / Onde comprar souvenirs de Firenze

    […] molduras tem também a loja Castorina, que fica na via Santo Spirito. Recomendo um passeio por essa região da cidade, que fica na Oltrano. É ali que você vai […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.