via-santo-spirito

Arte no Oltrarno, em Firenze

O Oltrarno é uma região de Firenze onde a arte se faz notar!  É o bairro da cidade que abriga  ateliês  onde a gente pode perceber a  excelência de objetos realizados de forma artesanal.  Vocês não podem imaginar  quanta coisa linda e exclusiva que a gente vê num passeio pelo bairro! Trago neste post  3 locais que ficam na charmosa via Santo Spirito, uma das principais do bairro: Marina Calamai, Castorina e Maurizio Salici:

Marina Calamai

marina-calamai

A artista toscana Marina Calamai, que frequentou escolas de arte e design em Paris e Nova York transferiu-se em 2001 para Firenze e iniciou a expor aqui suas obras

 

Conheci as peças da Marina num evento na via Santo Spirito. Achei o máximo aqueles anéis que imitavam cupcakes, com pedras coloridas e acabamento impecável!  À convite da artista visitei recentemente seu ateliê que fica no prédio da família, no terraço do  Palazzo Guicciardini, com uma vista espetacular de Firenze.  Pude conferir algumas instalações da artista distribuídas em algumas salas do prédio.  Marina busca despertar os 5 sentidos do espectador, suas obras emitem som e também odor… de doce!

marina-calamai

Depois de um diabete gestacional Marina viu-se obrigada a renunciar a tantas guloseimas. Daí surgiu a ideia de dedicar-se a criar peças como brincos e braceletes de cupcakes e doces.

marina-calamai

marina-calamai

A linha de joias Back to Nature é a minha preferida

Marina começou sua trajetória como pintora e atualmente cria também jóias e objetos de homewear, utilizando materiais como bronze, resina, plexiglass e vidro, bolsas e foulards. Buscando inspiração sempre na natureza, utiliza patterns geométricas e uma serie de códigos sagrados numéricos seja para suas peças de ourivesaria que pintura.  Realiza também peças inspiradas aos princípios da Física Quântica.
marina-calamai

Vitamin Moods – Um de seus projetos mais significativos é Tables Tableaux, uma série de homewear com o tema natureza , com porta-copos e servidços americano com kiwis, laranja, maça, romã e melão em cores vibrantes

 

santo-spirito
Outro tema de suas criações é  o boêmio bairro de Santo Spirito, onde fica seu ateliê. Ela produz colores, brincos e pulseiras com o formato da Basílica de Santo Spirito.
oltrarno

A maravilhosa vista do ateliê de Marina

Marina Calamai
Via Santo Spirito, 14

Castorina

A Castorina iniciou suas atividades em 1895, na Catania, Sicilia.  A marca realiza realiza maravilhosos objetos em madeira feitos a mão:  objetos de decoração, molduras, acessórios e  móveis.

 castorina
A familia, que já está na  4ª geração, mudou-se para Firenze nos anos 40 e instalou sua oficina no Oltrarno, área da cidade que concentra antiquários e artesãos. A Castorina faz trabalhos de restauração mas também desenvolve móveis sob medida. Aparadores, criados-mudos,  mesinhas, caminhas para cachorro, espelhos e  muitos outros objetos para decoração.
Castorina

As molduras douradas em madeira

Castorina
castorina
castorina

O atelier da Castorina, nos fundos da loja

Castorina

Via Santo Spirito, 15 r

 

Maurizio Salici

 

maurizio-salici

Maurizio Salici – antiques e lifestyle

O outro local que quero apresentar é o antiquário do siciliano Maurizio Salici, que  tem uma coleção magnífica de peças de antiguidades que  ele seleciona a dedo para adornar a sua loja, que eu conheci muito por acaso há alguns anos em minhas andanças pelo bairro.  É realmente única a forma em que ele dispõe as suas obras,  em tons claros, que são de madeira, coral ou ferro.  Maurizio inaugurou sua primeira loja na cidade há quase 5 anos, quando mudou-se da Catânia. Ele conta com 3 lojas em Firenze, todas no Oltrarno, sendo 2 na via Santo Spirito e uma na via de’ Serragli.

 

maurizio-salici

A loja de Maurizio Salici com peças em estilo shabby

Auto-didata, Maurizio não é restaurador, ele adquire as peças e cria as instalações . “Eu não transformo e nem altero nada, eu lido com tudo aquilo que não precisa de restauração. O estilo das minhas peças é o  shabby, decadente. Eu crio instalações com obras existentes.  Em alguns casos não tiro nem o pó dos objetos.”

antiquario

Maurizio Salici, 32

Via Santo Spirito e Via dei Serragli

 

Posts que podem interessar:

Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze

Lojas de decoração em Firenze

As melhores sorveterias de Firenze

10 motivos para visitar a Toscana na primavera

Compras em Firenze

Onde comer panino em Firenze

Firenze à noite 

Nonos da Itália

Aldravas italianas

Pagar para sentar 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Arte no Oltrarno, em Firenze' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.