glicinias-florença

As glicínias de firenze

Assim como as cerejeiras que marcam a chegada da primavera no Japão encantando e colorindo de rosa muitas cidades, as glicínias têm sido a protagonista da estação das flores aqui em Firenze. Elas estão dando espetáculo  e reforçando de elegância e beleza a cidade.  E o show mais aguardado é a floração das glicínias da Villa Bardini, de onde temos uma vista espetacular de Firenze.  Nos jardins  da villa forma-se um túnel repleto de cachos das flores que arrancam suspiros dos visitantes nesse período do ano.  A cortina lilás que se forma exala um perfume agradável e é um verdadeiro deleite caminhar sob a pérgula florida. Para quem quiser conferir essa maravilha precisa visitar os jardins da villa em abril, auge da floração. E vá por mim: tente visitar o local durante a semana que é bem mais tranquilo.

 

primavera-florença

Olhem que beleza essa cortina de flores! Na Villa Bardini é a Wisteria sinensis, espécie proveniente da China que chegou na Itália no século 18

Não apenas turistas de outros países mas também florentinos visitam os jardins da Villa Bardini nesse período do ano para contemplar o magnífico túnel de glicínias. As escolas também levam as crianças para passeios pedagógicos. Achei uma gracinha o interesse em escutar a explicação e a admiração pela natureza que demonstrou essa turminha que estava visitando o parque no momento em que eu estava lá.

glicinias

As glicínias –  A glicínia é da família das leguminosas e é originaria do Extremo Oriente,  de países como China e Japão.  A beleza e a particularidade de suas flores é que são cachos pendentes e perfumados. As glicínias  resistem ao clima frio e florescem em locais de clima temperado. Precisa de solo bem adubado e devem ser cultivadas sob o sol e em solo rico em matéria orgânica. As glicínias  demoram a florescer mas são plantas que podem durar até 100 anos. É uma planta vigorosa que precisa de uma estrutura forte para se apoiar e crescer. São muito valiosas para os apicultores porque suas flores são muito apreciadas pelas abelhas.

 

As glicínias de Firenze

 

As glicinias ou wisterias, são trepadeiras vistosas que vão se adaptando e crescendo nas estruturas onde forem plantadas.  Suas flores podem ser lilás, rosa ou branca.  Aqui em Firenze a que predomina é a lilás. As casas, prédios e parques da cidade estão repletos de cachos de glicínias que enfeitam e conferem um ar mais romântico à paisagem. Fiz uma quantidade de fotos pra mostrar pra vocês como a cidade fica ainda mais linda na primavera.

primavera-em-florença

primavera-italia

glicine

glicinias

DSC_0864

primavera-floresça

 

glicinias

 

DSC_0267

primavera-florença

 

primavera-florença

primavera-florença

glicine

primavera-florença

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'As glicínias de firenze' have 1 comment

  1. 13 de abril de 2017 @ 23:38 Grazie a te / A primavera em Florença, como é a cidade na estação das flores

    […] Michelangelo e o Jardim dell’Orticultura, que não cobram ingresso.  Tem também o jardim Villa Bardini onde as glicínias estão dando espetáculo e de onde temos uma vista incrível da cidade, e o […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.