brandimarte

As peças de prata da Brandimarte

O nosso grupo Tuscany Bloggers participou do primeiro Aperitivo in Bottega para conhecer de perto o trabalho desenvolvido por artesãos da região. Após visita à  Brandimarte fomos jantar na Trattoria dall’Oste, onde participamos de uma verdadeira meat experience, regada a ótimos vinhos Guicciardini Strozzi

Recomeçar superando novos desafios.  Uma das históricas lojas de prata de Florença acaba de voltar ao cenário depois de uma ousada e emocionante atitude de uma jovem empreendedora.  Bianca Guscelli, neta do fundador, adquiriu recentemente a Brandimarte num leilão para retomar a atividade da família. Criada por Brandimarte Guscelli, a empresa realiza produtos em prata 925, como medalhas,  porta retratos, braceletes e colares, anéis, fruteiras, objetos de decoração como  porta retratos, copos e  pratinhos. Visitei a nova loja inaugurada no final de 2018,  num evento promovido por Ksenia, da @tuscanybloggers, o #aperitivoinbottega. Essa foi a primeira iniciativa do grupo de blogueiros com a finalidade de visitar bodegas para conferir de perto as atividades realizadas pelos artesãos da Toscana.

prata-brandimarte

Bianca Guscelli nos recebeu e contou sobre a história da empresa, fundada pelo seu avô.  A nova sede fica na via del Moro, a poucos passos da pizza Santa Maria Novella, coração de Firenze

 

prata

Trabalho artesanal – A Brandimarte desenha e realiza joias e objetos com linhas simples, refinados e elegantes

 

brandimarte

A organizadora do evento, Ksenia, com Bianca

Atualmente a Brandimarte  é gerenciada pelos proprietários Bianca Guscelli e seu namorado Stefano Marchetti,  com a proposta de um projeto inovador: o de trazer a prata de volta ao mercado respeitando os gostos e tendências dos jovens,  desenvolvendo linhas inovadoras e artesanais e buscando despertar nos consumidores o uso cotidiano da prata.

 

artesanato

 

brandimarte

Em nossa visita à bodega, pudemos degustar vinhos nas taças de prata.  Bianca nos informou que a filosofia da empresa é mesma do seu fundador, que é a de utilizar a prata no cotidiano e explorar as  suas propriedades: antibacteriana,  antibiótica, condutora térmica,  além de ajudar a exaltar os aromas das bebidas, é de estimável valor estético.

prata

A Brandimarte, fundada em 1955, é uma típica empresa fiorentina, especializada na comercialização de produtos que fazem parte da tradição artesanal de obras de prata, talheres de prata e linhas de jóias em prata 925. Brandimarte também oferece uma coleção de medalhas de prata históricas feitas pelo fundador nos anos 70.

brandimarte

Brandimarte

O nosso grupo Tuscany Bloggers: Gili, Sandra, Veronica, Sara, Leonardo, Barbara, Ksenia, Gloria, Denya, Erika e Marco (foto de Veronica Sorace)

Depois do encontro na Brandimarte seguimos para a Trattoria dall’Oste, na filial da via degli Orti Oricellari, especializado em carnes  nacionais e internacionais. Eu já havia falado deste local em outro post com dicas de restaurantes em Firenze.

 

image

O nosso jantar foi uma verdadeira meat experience! Para começar, nosso grupo foi surpreendido por uma deliciosa sequência de antepastos, como tartare con burratina, tartare con tartufo e carpaccio di Chianina. Passamos em seguida para a degustação de bistecas: Chianina, Wagyu americana e a exclusiva Kobe japonesa, das mais raras, e  como sobremesa bavarese al limone con frutti di bosco.

 

trattoria-dall'oste

onde-comer-bistecca-em-firenze

 

Todos os pratos foram harmonizados com os vinhos Guicciardini Strozzi, empresa que possui mais de 1000 anos de história. A principal propriedade da família é em San Gimignano e abrange cerca de 530 hectares, onde são cultivadas vinhas de Vernaccia di San Gimignano e outras uvas, como Sangiovese, Merlot, Cabernet Sauvignon. Dentre os vinhos que degustamos  estão o  Vernaccia di San Gimignano e o Millanni, assim chamado porque foi apresentado pela primeira vez com a colheita de 1994, por ocasião dos mil anos de vida de Cusona.

 

vinhos-toscanos

Com as princesas Natalia e Irina

Irina e Natalia Strozzi fazem parte do último ramo das famílias Guicciardini e Strozzi. Dentre os ilustres antepassados podemos mencionar Lisa Gherardini del Giocondo, a Mona Lisa, imortalizada na pintura mais famosa de Leonardo Da Vinci.

 

vinho-toscana

 

Que experiência mais enriquecedora!  Foi uma maravilhosa oportunidade de conferir de perto a maestria de uma atividade tradicional da cidade, combinados com excelências da enogastronomia, em ótima  companhia!

 

Brandimarte

Via del Moro, 92/r

Firenze

Trattoria dall’Oste

Via degli Orti Oricellari, 29

Firenze

Guicciardini Strozzi

Cusona

San Gimignano, Siena



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'As peças de prata da Brandimarte' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.