assis

Assis, a cidade de São Francisco e Santa Clara

Existem lugares que afloram a nossa espiritualidade. E sem dúvida alguma, Assis é um deles! Sempre tive vontade de conhecer essa pequena cidade medieval da região da Úmbria, terra de São Francisco e Santa Clara. Aproveitei a visita da minha mãe e do meu irmão para passar 1 dia na cidade, que é um dos mais importantes centros de peregrinação da Itália. Saímos de Firenze bem cedinho e voltamos à noite. É um bate e volta cansativo pois o trajeto não é rápido (cada trecho dura 2h30 de trem), mas felizmente conseguimos visitar todos os locais que queríamos.

assis

Assis é um burgo que fica no de uma montanha, o Monte Subasio

Patrimônio de interesse histórico e artístico, a graciosa cidade de Assis não é muito grande e por isso a gente conseguiu explorar suas principais atrações em apenas 1 dia. E é claro que ficamos com gostinho de quero mais! O dia estava chuvoso e passeamos com o guarda-chuva aberto durante praticamente todo o tempo.

assis

A natureza na região é encantadora! A Úmbria é conhecida como o coração verde da Itália. E o visual que temos da cidade de Assis não decepciona

 

Chegamos na estação por volta das 11:30 da manhã e seguimos direto para o centro histórico, na praça Matteoti, que fica na parte alta da cidade, onde estão suas principais atrações.

 

assis

Envolvente aura de paz que reina no belo e tranquilo burgo

Assis, que pertence à província de Perugia,  tem cerca de 24 mil  habitantes. Caminhar por suas ruelas é emocionante! É incrível a paz de espírito que o lugar nos traz. E essa é a sensação que nos acompanha em nossa visita pela cidade, santuário de origens umbro-romana e medieval.

assis-umbria

assis

O que visitar em Assis:

Catedral de São Rufino, o Duomo de Assis  – Construída em 1140, a igreja de São  Rufino guarda a fonte batismal onde provavelmente foram batizados São Francisco (em 1181) e Santa Clara (em 1182). Consagrada em 1253, é  deste local que saem as procissões de 6ª feira Santa. A igreja fica na Praça de São Rufino.

 

san-rufino

A Catedral de São Rufino, em estilo romano-barroco, é o principal local de culto católico da cidade de Assis

sao-rufino-assis

pia-batismal

A fonte batismal onde provavelmente foram batizados São Francisco e Santa Clara

 

Piazza del Comune– Sem dúvidas você vai passar por essa praça, que é a principal  da cidade, onde se desenrola a vida social, cultural e política de Assis.  Localizada onde era o Foro Romano,  é circundada por importantes prédios, como o Templo di Minerva, a Torre del Popolo e o Palazzo dei Priori, sede do município e da Pinacoteca.

piazza-del-comune-assis

A Fonte dei 3 Leoni, na Piazza del Comune

 

templo-de-miverna

O Templo de Minerva é um antigo santuário romano do século I ac. Depois de ter sido usado como cárcere, residência e sede do conselho, foi transformado em igreja com o nome de Santa Maria sobre Minerva. Conserva intactas as 6 colunas, mesmo depois de mais de 2 mil anos

 

Basílica  de Santa Clara-  Em estilo gótico, foi construída entre 1257  e 1265. A Basílica é dedicada à Santa Clara de Assis, fundadora da ordem das Clarissas. Nesta igreja encontram-se,  em uma cripta de vidro, o corpo de Santa Clara e o crucifixo de São Damiano, sob o qual  Francisco ouviu o chamado divino.

igreja-santa-clara

A Basílica fica na Piazza Santa Chiara, construída sobre uma igreja pré-existente dedicada à São Gregorio

 

santa-chiara-igreja

O altar da igreja com o grande crucifixo

 

santa-clara

No subsolo da igreja encontra-se a cripta de vidro, com o corpo da Santa, que foi encontrado intacto no século 11

 

A Cruz de São Damião

O crucifixo de São Damião é uma obra pintada no século 12 por um desconhecido artista da Umbria. Segundo a tradição católica, em 1205 Francisco, em crise espiritual, esteve na igreja de Sao Damião e acolheu-se diante do cruxifixo para rezar e durante as suas orações ouviu a voz de Cristo crucificado que lhe disse:” Francisco, vai e repara a a minha casa que está em ruínas”. Foi então que Francisco iniciou sua nova vida.   Ele ajudou a reconstruir diversas igrejas, como a de São Damião, a de São Pedro e de Porciúncula. O crucifixo permaneceu na Capela de San Giorgio, na igreja de São Damião, até que as Irmãs Clarissas o levaram para a Basílica de Santa Clara.

 

santa-chiara

Em oração sob o crucifixo de São Damião, também conhecida como Cruz de Sao Francisco de Assis, o Santo ouviu o chamado de Cristo

 

Basílica de São Francisco – A construção da Basílica  começou em 1228, logo após a canonização do Santo. É um complexo composto por 2 basílicas, a Basílica Superior e a Basílica Inferior com a cripta, que foram construídas em momentos diferentes.

 

assis

A Basílica de São Francisco de Assis, uma das mais antigas igrejas góticas da Itália, foi declarada Patrimônio da Humanidade em 2000

igreja-são-francisco-assis

Na Basílica Superior estão 28 obras atribuídas a  Giotto que narram passagens do  Novo e do Velho Testamento, além de afrescos de Cimabue, Simone  Martini e Pietro  Lorenzetti.

igreja-são-francisco-assis

As paredes e os arcos da Basílica Superior são revestidos por extraordinários afrescos que representam o profetico testemunho do Santo apresentando para a sociedade ideais e valores considerados como normas de civilidade e de progresso espiritual para os homens

 

Basilica-inferiore-assisi

O altar da Basílica Superior

Toda a superficie das paredes da Basílica Inferior é afrescada e conta com muitos  afrescos de Giotto sobre o altar principal que representam São Francisco na glória dos céus. Na nave central da igreja 5 cenas da vida do Santo com 5 episódios da paixão e morte de Cristo.

assis

A Basílica Inferior

Abaixo do altar principal encontra-se a cripta que guarda o túmulo de Sao Francisco, uma simples urna de pedra, colocada sobre o pequeno altar da cripta.

cripta-sao-francisco

A cripta com o túmulo de Sao Francisco de Assis, aberta ao público em 1824

Depois de visitarmos a parte superior do cento histórico, descemos e fomos em direção à estação porque  queríamos visitar a Basílica de Santa Maria degli Angeli (dos Anjos), que fica a 10 minutos da estação.

 

Basílica de Santa Maria degli Angeli e Porciúncula– Considerada a 7ª maior igreja cristã do mundo, a Basílica de Santa Maria degli Angeli  abriga em seu interior a igreja da Porciúncula,  principal  símbolo da Ordem dos Frades Franciscanos.

 

santa-maria-degli-angeli

A fachada atual foi construída em 1930. No cume foi colocada uma imagem da Virgem Maria em bronze dourado, com aproximadamente 8 metros

A basílica abriga a igrejinha da Porziuncula, que quer dizer, pequena porção, e indica o pequeno terreno onde foi edificada. Por muito tempo ficou em estado de abandono. Foi a terceira igreja a ser restaurada por São Francisco.  Foi nesse local que ele começou a sua vocação e fundou a ordem dos frades menores, em 1209. Em 1211 Santa Clara recebeu de São Francisco o hábito religioso dando início à ordem das damas pobres, as Clarissas.

santa-maria-degli-angeli

Foi na Igreja de Porciúncula, o lugar predileto de São Francisco

 

A indulgência da  Porciúncula –  O perdão da Porciúncula, também conhecido como o perdão de Assis, é uma indulgência plenária concedida pelo papa Honório III.  Para saber mais a respeito, clique aqui.

sao-francisco-de-assis

O Santo dos pobres – São Francisco dedicou a sua vida para ajudar os mais necessitados. Padroeiro da Italia, dos animais e da natureza, o santo é festejado no dia 4 de outubro

 

Sobre São Francisco – Conhecido em todo o mundo pelo voto de pobreza e humidade, São Francisco nasceu na cidade de Assis no ano de 1182 com o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone.

Seus pais eram ricos comerciantes e faziam parte da alta burguesia da cidade. Depois de uma juventude mundana,  recebeu seu chamado para se converter à igreja e fez votos de pobreza. A paz era seu maior ideal.

Abandonou a família e passou a viver em cabanas e abrigos e dedicou-se a viagens missionárias. Em 1205 se converte servindo  os leprosos e doentes nos hospitais. Fundou a Ordem Mendicante dos Frades  Menores, conhecidos como Franciscanos, que renovaram o catolicismo.

Em 1210 transferiu-se para a Porciúncula. Foi nesse e local que Francisco morreu,  aos 44 anos, no dia 3 de outubro de 1226.  Dois anos após  sua morte, começou a  sua canonização. Em 1230 a sepultura com o corpo de São Francisco foi transferida para a cripta da Basílica. Para mais detalhes sobre sua vida, clique aqui.

assis-umbria

Como chegar:

Trem: não existem trens de alta velocidade para Assis. Da estação de Santa Maria Novella, de Florença são cerca de 2h30 minutos (€ 15,80). Desça na estação de Assis e pegue um taxi ou ônibus (C), que sai da pracinha em frente à estação, até a  Piazza Mateotti.  A estação fica a cerca de 3km do centro histórico. Saindo de Roma (Termini) o percurso dura cerca de 2 horas (€ 10,40).

De carro: saindo de Firenze o percurso dura 2h30. Saindo de Roma dura 2 horas.

De ônibus: Com as empresas Flixbus com saída de Firenze (13,90, com percurso de 2h55 m) ou Roma (Tiburtina), bilhete por 11,90 com trajeto que dura 3h05.  Saindo de Roma é possível utilizar a empresa Sita/Sulga.

 

Posts que podem interessar:

Um passeio por Perugia

Pádua, a cidade de Santo Antônio

Aldravas italianas

Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?

Cortona, sob o sol da Toscana

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Assis, a cidade de São Francisco e Santa Clara' have 2 comments

  1. 15 de março de 2018 @ 22:40 Grazie a te / Il Locale, cozinha contemporânea e excelentes coquetéis

    […] Assis, a cidade de São Francisco e Santa Clara […]

    Reply

  2. 6 de maio de 2018 @ 23:02 Grazie a te / Dicas para um passeio de um dia em Pádua visitando 10 atrações da cidade

    […] 1221 fez parte o Capítulo Geral da Ordem em Assis, onde encontrou-se com São Francisco e seus primeiros […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.