carara

As praias a pagamento em Marina di Carrara

Com eu já mostrei,  as praias são a apagamento em boa parte do litoral da Toscana. Quem acompanha o blog pode conferir o   “Bagno Nettuno”, um estabelecimento no balneário de Marina di Carrara que  tem a concessão para explorar e terceirizar uma faixa da praia. Ao lado do Nettuno fica o “Bagno Universo”, com estrutura semelhante e que, além de funcionar durante o dia tem um diferencial: um excelente restaurante, que abre para o público em geral servindo almoço e jantar.

carrara

Marina di Carrara é um balneário da costa Apuana e pertence ao comune de Carrara.  Muita gente nem imagina que tão pertinho da capital mundial do mármore existem praias de areias claras e finas.

carrara

Valores – Como havia explicado, muitas praias aqui na Itália são a pagamento mas por lei, a cada 300- 350 metros, existe uma faixa de areia que fica entre os “bagnos” conhecida como spiaggia libera, ou seja praia livre, onde cada pessoa leva a sua toalha para sentar-se na areia da praia. Obviamente não se pode desfrutar da estrutura dos estabelecimentos, como cadeiras, piscina e chuveiros.  Aqui no Universo o valor do aluguel de um guarda-sol com 2 espreguiçadeiras e uma cadeira é de 30 euros por dia e o espaço acomoda cerca de 6 pessoas. O valor pode variar dependendo da localização do guarda-sol. Caso a pessoa opte por fechar o pacote de 1 mês o valor é de cerca de 650 euros.  Quem quiser pode optar também pelo pacote mensal que inclui a cabina (para se trocar e guardar os pertences).  As famílias de carrarenses geralmente optam pelo pacote de um mês. E o que pude perceber é que esses estabelecimentos tornam-se pontos de encontros durante o verão para muitas famílias e amigos que veraneiam no mesmo bagno há muitos anos.

marina-di-carrara

Nesses estabelecimentos não é permitido levar sombrinha ou a própria cadeira de praia. Existem os gazebos grandes que acomodam famílias (e apresentam, além das cadeiras e espreguiçadeiras, uma mesa) e os espaços com guarda-sol.

 

O litoral de Marina de Carrara é banhado pelo mar Tirreno. Este balneário é uma parte da Toscana pouco conhecida dos brasileiros . A  não ser por Carrara, que fica bem coladinha e é mundialmente famosa.

carrara

A vantagem deste “bagno” é que os clientes podem usufruir da piscina

 

praia-italia

 

piazza-italia

O restaurante Universo faz uma pizza deliciosa e é especializado em frutos do mar. Além de sua cozinha excepcional, a área externa do local, que é a mais concorrida, já vale pela sua beleza:  é ultra agradável, com mesas e gazebos distribuídos em seu florido e bem cuidado jardim, de onde se avista a praia. Nem preciso dizer que viramos fregueses assíduos nessa nossa temporada no balneário.

 

DSC_0986

No início da noite, o pizzaiolo deixa pronta a massa para a pizza, fazendo pequenas bolinhas. A medida que os pedidos vão aparecendo, ele abre a massa e prepara as pizzas de acordo com os pedidos. As pizzas custam entre 6 e 8 euros e o cardápio inclui sabores diferentes como a pizza com frutos do mar

Dentre os pratos que mais gostei, além da tradicional pizza – com massa mais fina e crocante – destaco o spaghetti alle vongole, fritura de mariscos com verduras e antipasto de mar, que é uma salada com frutos do mar,como lula, polvo e camarão, e tomate. As cidades litorâneas aqui na Itália sabem preparar como ninguém pratos com frutos do mar. Tudo superfresco, saboroso e feito com muito capricho.

frito-misto

Esta entrada com frutos do mar custa 13 euros

 

spaghetti-alle-vongole

spaghetti alle vongole (12 euros)

 

Immagine 6

Esculturas de mármore enfeitam todo o jardim

jardim

 

praia-italia

 

marina-di-carrara

Estas são as chaves das cabines utilizadas pelos clientes do “bagno” (estabelecimento). como muita gente aluga para a temporada, não precisa levar pra casa diariamente as toalhas de praia ou brinquedos para as crianças, por exemplo. Basta deixar tudo na cabine, que funciona também como trocador de roupas

 

marina-di-carrara

 

bagno-universo

Immagine 22

carrara

 

Posts relacionados:

Versilia, litoral badalado da Toscana

Qual o mehlor periodo do ano para visitar a Itália? 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'As praias a pagamento em Marina di Carrara' has no comments

  1. 9 de agosto de 2013 @ 15:43 Anônimo

    FANTÁSTICO…

    Reply

    • 9 de agosto de 2013 @ 19:06 Denya Pandolfi

      Oi Angela, realmente: fantastico! Abraço e obgada, Denya

      Reply

  2. 9 de agosto de 2013 @ 15:44 Guillermo Sabatini

    Oi Denya,que prazer!!! comer esses pratos.Que gostoso os frutos de mar!!! Adoro essa comida!!!.Beijos

    Reply

    • 9 de agosto de 2013 @ 19:07 Denya Pandolfi

      Ei Guillermo, que prazer ter voce comentando no blog (e em portugues). PArabens!!! Eu gosto muito de frutos do mar, principalmente na beira da praia… Grande abraço, Denya

      Reply

  3. 9 de agosto de 2013 @ 17:32 Zira de Oliveira Oliveira

    Amei a decoração c coisas antigas! Os pratos nem me falam!!!!!

    Reply

    • 9 de agosto de 2013 @ 19:09 Denya Pandolfi

      Zira, acho que no Brasil podiamos também aproveitar mais as peças antigas porque elas dao um charme a mais em qualquer ambiente. Os pratos eram mesmo divinos! Um beijo e bom final de semana, D

      Reply

  4. 9 de agosto de 2013 @ 18:16 Anônimo

    Que lindo jardim.
    Nem parece que o mar esta tao proximo.
    A paixao por flores na Italia faz toda a diferenca.Tudo se torna ainda mais belo.

    Reply

    • 9 de agosto de 2013 @ 19:11 Denya Pandolfi

      E o mais interessante é que tudo é feito de forma despretenciosa e o resultado é essa beleza! As flores aqui sao mt valorizadas, alias, a natureza de forma geral é a protagonista. Abraço e obgda pela sua visita, D

      Reply

  5. 10 de agosto de 2013 @ 01:18 Deni

    Olha Denya, estou lendo isso agora, sao 20h25min e estou degustando – ao lado da Zilda, claro – um Volpolicella 2009 imaginando estar ai na beira dessa praia e nesse maravilhoso jardim com esse pedido na mesa me defendendo do Marco (porque … ne?) Que beleza!
    Parabens pra voces.
    Bjs
    Deni

    Reply

    • 11 de agosto de 2013 @ 15:33 Denya Pandolfi

      Monsieur, estamos guardando mts garrafas aqui pra vcs. Saudades, mt saudades!!! D

      Reply

  6. 10 de agosto de 2013 @ 16:35 Dani

    Ciao Denya…… Lugar de sonho…

    Reply

    • 11 de agosto de 2013 @ 15:34 Denya Pandolfi

      Oi Dani, gostoso demais esse lugar, de sonho mesmo!!! Abraço e otimo domingo, Denya

      Reply

  7. 15 de agosto de 2013 @ 02:59 Dayla

    Hummmmmmm que delicia, deu fome disso agora!!!!!!!!!! Nao entendi papai falando me defendendo de Marco (?) Bjssss. Quero ir no verao ai pra vc me levar nesses lugares maravilhosos!!

    Reply

    • 15 de agosto de 2013 @ 17:52 Denya Pandolfi

      Aqui é bom em qq época do ano. Animem logo… estou esperando vcs!!! bj e saudades

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.