Lucca-toscana

Bate-volta de Firenze a Lucca

Um passeio à Lucca, uma das principais cidades de arte da Itália

Há poucos dias as minhas amigas da Tuscany Buzz e Yelp Firenze organizaram um photo tour para Lucca, cidade histórica a 80 Km de Firenze. Infelizmente não pude comparecer mas fiquei sabendo que a capixaba Juliana Silvério estaria entre os participantes. Juliana mora na Toscana há 8 anos e adora Instagram (coisasdejuh) e é ela que participa hoje do Amici Miei, apresentando a charmosa Lucca, que tem cerca de 90 mil habitantes e  é uma das cidades de arte mais famosas da Itália. Juliana passou uma tarde inteirinha com apaixonados de fotografia registrando as belezas, atrações e curiosidades da cidade. Lucca é pequena e você vai conseguir visitar as principais atrações passeando a pé pela cidade:
Lucca

Coração da cidade, a piazza Napoleone, ou piazza Grande. Como muitas cidades italianas, o centro histórico da cidade é limitado ao tráfego de veículos

Eis-me aqui em Lucca, conhecida também como a cidade das Cem Igrejas ,  Città delle Cento Chiese. Situada na parte setentrional da Toscana,  junto com Volterra e San Gimignano mantém até os dias de hoje o muro (le Mura), intacto, em torno a cidade. O centro histórico é maravilhoso! Igrejas, palácios, vielinhas, restaurantes, cafés e lojas compõem o cenário dessa fascinante e charmosa cidade.

Lucca

A hashtag do evento foi #BuzzMeetYelp01. O evento foi em parceria com a sorveteria Chiardicrema. Aqui na porta da sorveteria uma foto de Juliana enquanto postava em seu perfil Instagram (fotos Yelp Firenze)

Participei de um tour fantástico para explorar a cidade! Foi a minha primeira visita em Lucca e a cidade não me decepcionou. Nesse fim de semana que a visitei (dias 16 e 17 abril)  estavam acontecendo na cidade vários eventos culturais, entre eles o Festival de Música e Dança, exposição de carros antigos e por fim o Mercado de Antiguidades, que acontece no terceiro final de semana de cada mês (anote na sua agenda se você estiver vindo pra Toscana), onde podemos encontrar móveis e objetos de todos os tipos, para todos os gostos e bolsos também.

duomo-lucca

Detalhes da fachada do Duomo de San Martino, que foi fundado por San Frediano no século 11. A Catedral está localizada na praça homônima

Em um passeio pelo centro histórico você poderá visitar a magnífica Catedral de São Martin, a Cattedrale di San Martino, também conhecida como o “Duomo di Lucca”, situada na homônima praça, onde também no terceiro sábado e domingo de cada mês você encontrará as primeiras barraquinhas de antiquariado. Proseguindo por suas pitorescas ruelas estreitas, não tão longe dalí, você encontrará também a belíssima Igreja de São João e Reparata (Chiesa di San Giovanni e Reparata) e mais adiante encontrará a Igreja do Jubilee de São Justo (Chiesa Giubilare di San Giusto) com a sua maravilhosa fachada e característica arquitetura lateral.

lucca 18.24.06

igreja-san-justo

Mercadinho de antiguidades com a igreja de San Justo ao fundo

Seguindo em frente, nesse meio tempo, você se perderá na riqueza dos palácios ao longo da estrada e, finalmente alcançará a Praça São Miguel (Piazza San Michele) com a sua espetacular Igreja (Chiesa di San Michele in Foro). Realmente uma beleza que enche os olhos e o coração aos amantes de arte, história e arquitetura.

Lucca-toscana

A linda igreja em estilo románico de San Michele in Foro numa foto da Tuscany Buzz (@tuscanybuzz)

 

chiesa-san-michele

E aqui a igreja de San Michele in Foro por outro ângulo

Poucos metros depois, entrando em um vínculo (a cidade é bem sinalizada com plaquinhas de indicação) você alcançará a casa onde nasceu o famoso compositor Giacomo Puccini, e que no ano de 1973 foi transformada em um museu em sua homenagem. Em frente ao museu você vai ver uma belíssima estátua de bronze de Puccinni, obra do escultor e pintor Vito Tongiani. Voltando para a praça e proseguindo pelo lado esquerdo da igreja, depois de ter atravessado um belíssimo pórtico, girando a esquerda encontrarás a Torre das Horas (Torre delle Ore), uma arquitetura do Século 13.

 

puccini

O famoso compositor Giacomo Puccini (1858-1924), um dos célebre italiano que nasceu na cidade de Lucca

 

lucca-italy

Porta San Pietro

Enfim, seguindo sempre por essa longa e estreita estrada (via Fillungo) você alcança o anfiteatro de Lucca. Uma arena que no seu interno além de pitorescas casas e lojas, encontrarás também muitos restaurantes e sorveterias. E é ali que fica a espetacular gelateria Chiardicrema, que produz sorvetes para os intolerantes ao glúten e no seu cardápio oferece tantas outras novidades em termos de guloseimas.

Nesse período do ano, os restaurantes oferecem mesas que se afaixam na praça do anfiteatro onde você poderá degustar a sua refeição admirando a paisagem. Realmente vale muito a pena!

porta-lucca

Os muros medievais, símbolo da cidade de Lucca

mure-lucca

As muralhas que circundam o centro histórico e totalizam mais de 4 Km de extensão

le-mura

De passagem pela Toscana, inclua Lucca no seu roteiro. Partindo da estação de Santa Maria Novella em Florença, com o trem regional, em apenas 1 hora e 45 minutos você alcança essa charmosíssima cidade e ainda desfruta das paisagens que ao longo do trajeto, você terá a oportunidade de admirar. A estação de trem fica a cerca de 600 metros de uma das entradas da cidade, passando pelo histórico muro, que dá acesso direto ao centro da cidade. Visite Lucca, você não vai se arrepender.

Juh, obrigada pela sua participação aqui no Amici Miei!


About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Bate-volta de Firenze a Lucca' have 1 comment

  1. 8 de março de 2017 @ 15:13 Grazie a te / O que ver em Pisa - Grazie a te

    […] a poucos kms do centro da cidade Distâncias:  Pisa está a 95 Km de Firenze,  a  20 Km de Lucca, a 24 Km de Vinci (terra de Leonardo), a   54 Km de Pistoia (capital italiana da Cultura de 2017), […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.