batterio-san-giovanni

Batistério de São João em Firenze

O Batistério de San Giovanni Battista é um dos mais importantes monumentos de Firenze e faz parte do  Complexo do Duomo de Firenze, junto a obras como a Catedral Santa Maria del Fiore, a Cúpula de Brunelleschi, o Campanille de Giotto, as escavações de Santa Reparada e o Museu dell’Opera. O Batistério de São João, onde e fundem fé,  história e arte,  fica na praça San Giovanni, em frente à igreja  e é dedicado ao padroeiro de Firenze, São João Batista.  Dante Alighieri e muitos membros da família Medici foram batizados no loca, que apresenta em seu interior um excepcional teto todo feito em mosaicos.

batisterio
A origem do monumento é incerta e tema de muitas discussões. Acredita-se que foi construído sobre as ruínas de um antigo templo romano dedicado ao Deus Marte, nos séculos 4 e 5. As primeiras citações referentes ao batistério são do ano de 897.   Foi consagrado em 1059 pelo Papa Niccolo II e passou por várias reestruturações.
Batisterio-san-giovanni
Em 1128 tornou-se oficialmente o batistério da cidade e nos anos sucessivos foram realizadas diversas mudanças, como revestimentos de mármore na área externa, (com  mármore branco de Carrara e verde de Prato), no pavimento e na cúpula, que foi concluída na metade do século 13. Sucessivamente foram realizados mosaicos que contaram com a colaboração de Coppo di Marcovaldo e Cimabue.

 

batisterio-san-giovanni

batterio-firenze

 

Realizado em estilo românico fiorentino, o batistério apresenta  forma octagonal e é coberto por um cúpula com 8 circulas concêntricos.  Representa o 8º dia, o tempo da Ascensão de Cristo, é quando os cristãos renascem. Simboliza a vida eterna através do batismo.

 

batisttero-san-giovanni

battistero-san-giovanni

Altar neo-românico

batisterio

pia-batismal-dante

A pia batismal Dante Alighieri

Mosaicos do teto 

A parte interna tem inspiração nos templos romanos. Adentrar o batistério é se surpreender com tanta beleza, principalmente quando olhamos pra cima e nos deparamos com o magnífico trabalho de mosaicos na cor dourada.  Essa é uma das maiores cúpulas do mundo!

batisterio

O interior do Batisterio é dourado e o teto é todo feito em mosaicos

 

Os mosaicos mais antigos são da abside, realizados a partir de 1225.  Apresentam imagens de Cristo, da Virgem Maria , dos Profetas, Apóstolos e  Anjos.  com imagens da natureza representada por folhas e plantas. O espetacular trabalho de mosaicos da cupula  representam o  Julgamento Final.

batisterio-san-giovanni

Seu interior é de uma beleza única! Adornada pel rico trabalho Arte di Calimala

 

As portas do Bastitério de São João

O Batistério apresenta 3 grandes portas de bronze decoradas. A mais antiga é a Porta Sud, que fica na direção da via Calzaiuoli. Foi realizada por Andrea Pisano entre 1330 e 1336 . Ela apresenta 28 episódios que narram a vida de São João Batista as virtudes cristianas, nas últimas 8.

Batisterio

 

A Porta Nord foi a segunda a ser realizada por Lorenzo Ghiberti entre 1403 e 1424.  Representa cenas do Novo Testamento e dos Evangelistas. Havia sido inicialmente colocada na parte oriental, e posteriormente alterada para o lado norte.

piazza-san-giovanni

Batisterio-san-giovanni

A Porta Nord é chamada também de Porta alla Croce

A terceira porta, que fica  em frente ao Duomo, é a famosa Porta Leste, ou Porta do Paraíso e representa cenas do Antigo Testamento. Revestida em ouro, foi realizada por Lorenzo Ghiberti,  entre 1425 e 1452,  e contou com a participação de seu filho Vitto e ajudantes como Luca della Robbia.  Dividida em 10 quadros retangulares, ela representa a sua obra de arte e um dos trabalhos mais famosos do Renascimento fiorentino.  A porta foi danificada durante a enchente de 1966 de Firenze e depois de ter sido restaurada está conservada no Museu dell’Opera del Duomo.

 

porta-batisterio

Detalhes da Porta do Paraíso, chamada assim por Michelanglo

 

porta-batisterio

 

Horário:

8:15-10:15  / 11:15 – 19:30  (depende do dia da semana)

* os horários sofrem variações. Favor conferir as datas e horários aqui.
* Fechado sempre na primeira terça-feira do mes

Para adquirir o seu ingresso e saltar as filas:

Clique aqui para mais detalhes e informações.

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Batistério de São João em Firenze' have 2 comments

  1. 29 de abril de 2018 @ 15:14 Grazie a te / A Basílica Santa Maria del Fiore, o Duomo de Firenze, é a 5ª maior igreja do mundo

    […] Campanário de Giotto e o Batistério de San Giovanni e cúpula do Duomo podem ser visitados no mesmo dia e são atrações a pagamento. A visita […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.