batterio-san-giovanni

Batistério de São João em Firenze

O Batistério de San Giovanni Battista é um dos mais importantes monumentos de Firenze e faz parte do  Complexo do Duomo de Firenze, junto a obras como a Catedral Santa Maria del Fiore, a Cúpula de Brunelleschi, o Campanille de Giotto, as escavações de Santa Reparada e o Museu dell’Opera. O Batistério de São João, onde e fundem fé,  história e arte,  fica na praça San Giovanni, em frente à igreja  e é dedicado ao padroeiro de Firenze, São João Batista.  Dante Alighieri e muitos membros da família Medici foram batizados no loca, que apresenta em seu interior um excepcional teto todo feito em mosaicos.

batisterio
A origem do monumento é incerta e tema de muitas discussões. Acredita-se que foi construído sobre as ruínas de um antigo templo romano dedicado ao Deus Marte, nos séculos 4 e 5. As primeiras citações referentes ao batistério são do ano de 897.   Foi consagrado em 1059 pelo Papa Niccolo II e passou por várias reestruturações.
Batisterio-san-giovanni
Em 1128 tornou-se oficialmente o batistério da cidade e nos anos sucessivos foram realizadas diversas mudanças, como revestimentos de mármore na área externa, (com  mármore branco de Carrara e verde de Prato), no pavimento e na cúpula, que foi concluída na metade do século 13. Sucessivamente foram realizados mosaicos que contaram com a colaboração de Coppo di Marcovaldo e Cimabue.

 

batisterio-san-giovanni

batterio-firenze

 

Realizado em estilo românico fiorentino, o batistério apresenta  forma octagonal e é coberto por um cúpula com 8 circulas concêntricos.  Representa o 8º dia, o tempo da Ascensão de Cristo, é quando os cristãos renascem. Simboliza a vida eterna através do batismo.

 

batisttero-san-giovanni

battistero-san-giovanni

Altar neo-românico

batisterio

pia-batismal-dante

A pia batismal Dante Alighieri

Mosaicos do teto 

A parte interna tem inspiração nos templos romanos. Adentrar o batistério é se surpreender com tanta beleza, principalmente quando olhamos pra cima e nos deparamos com o magnífico trabalho de mosaicos na cor dourada.  Essa é uma das maiores cúpulas do mundo!

batisterio

O interior do Batisterio é dourado e o teto é todo feito em mosaicos

 

Os mosaicos mais antigos são da abside, realizados a partir de 1225.  Apresentam imagens de Cristo, da Virgem Maria , dos Profetas, Apóstolos e  Anjos.  com imagens da natureza representada por folhas e plantas. O espetacular trabalho de mosaicos da cupula  representam o  Julgamento Final.

batisterio-san-giovanni

Seu interior é de uma beleza única! Adornada pel rico trabalho Arte di Calimala

 

As portas do Bastitério de São João

O Batistério apresenta 3 grandes portas de bronze decoradas. A mais antiga é a Porta Sud, que fica na direção da via Calzaiuoli. Foi realizada por Andrea Pisano entre 1330 e 1336 . Ela apresenta 28 episódios que narram a vida de São João Batista as virtudes cristianas, nas últimas 8.

Batisterio

 

A Porta Nord foi a segunda a ser realizada por Lorenzo Ghiberti entre 1403 e 1424.  Representa cenas do Novo Testamento e dos Evangelistas. Havia sido inicialmente colocada na parte oriental, e posteriormente alterada para o lado norte.

piazza-san-giovanni

Batisterio-san-giovanni

A Porta Nord é chamada também de Porta alla Croce

A terceira porta, que fica  em frente ao Duomo, é a famosa Porta Leste, ou Porta do Paraíso e representa cenas do Antigo Testamento. Revestida em ouro, foi realizada por Lorenzo Ghiberti,  entre 1425 e 1452,  e contou com a participação de seu filho Vitto e ajudantes como Luca della Robbia.  Dividida em 10 quadros retangulares, ela representa a sua obra de arte e um dos trabalhos mais famosos do Renascimento fiorentino.  A porta foi danificada durante a enchente de 1966 de Firenze e depois de ter sido restaurada está conservada no Museu dell’Opera del Duomo.

 

porta-batisterio

Detalhes da Porta do Paraíso, chamada assim por Michelanglo

 

porta-batisterio

 

Horário:

8:15-10:15  / 11:15 – 19:30  (depende do dia da semana)

* os horários sofrem variações. Favor conferir as datas e horários aqui.
* Fechado sempre na primeira terça-feira do mes

Para adquirir o seu ingresso e saltar as filas:

Clique aqui para mais detalhes e informações.

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Batistério de São João em Firenze' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.