Bernina

Bernina Express

Na seção Amici Miei,  o passeio maravilhoso entre a Itália e a Suíça que a Tânia fez em companhia da família no Bernina Express

Uma das coisas boas de blogar é poder interagir com pessoas tão bacanas! Comecei a trocar algumas mensagens com a Tânia Ruf que é uma pessoa muito querida e interativa que é apaixonada pela Itália! Neste post ela compartilha a sua experiência de viagem no trem Bernina Express, que faz uma rota panorâmica pelas paisagens alpinas e é Patrimônio  Mundial da Humanidade Unesco desde 2008. O percurso do trem Bernina Express é de 145 Km e passa por 55 túneis e 196 pontes.  Olhem que convidativo esse passeio que a Tânia relata:

bernina

Tânia Ruf curtindo o panorama de sua viagem no Bernina Express

Sou brasileira e casada com suíço há mais de 30 anos. Agora que o marido se aposentou , passamos mais tempo em Milão do que em São Paulo. Estamos na Itália porque minha filha veio fazer pós graduação no Marangoni. Ela é estilista e logo achou emprego na área. Ela se estabeleceu aqui e constituiu família, ela mora em Milão e tem um bebê de 2 meses. Nunca pensamos em morar na Suíça. Mas na Itália, sim. ❤️ Nos apaixonamos pelo país ( ainda mais agora, que nasceu o netinho)!

bernina

Na foto Carla, a irmã de Tânia, observando a paisagem

 

Quanto ao grupo, éramos 6. Eu com meu marido, meu filho Bruno com Fernanda, minha irmã e meu cunhado. Eles vieram para passar o natal e ano novo com a gente e para conhecer o meu netinho, Francesco que nasceu no final de novembro. Esta era a segunda vez na Europa para minha irmã e meu cunhado. A primeira vez foi há 2 anos, no casamento de minha filha na Puglia. Ficaram tão encantados, que voltaram esse ano pra conhecer o norte da Itália. E, ainda deu pra eles conhecerem a Suíça e fazer esse passeio do Bernina. Muitos não devem saber, eu não sabia até meu marido comentar no passeio e apontar: – Ali! A famosa montanha Bernina, que se chama Piz Bernina!

viagem-bernini-Express

O filho Bruno e a nora Fernanda

Bom… quanto ao passeio do Bernina , nunca tínhamos feito. E incentivados pelas postagens da Adriana Leite no Facebook, resolvemos fazer, já que tínhamos visitas brasileiras aqui conosco que gostariam de conhecer a Suíça. Foi pouco tempo, apenas 3 dias, mas foram intensos. Queríamos fazer Tirano-St Moritz. E depois Suíça, mas não tinha bilhetes. Só ao contrário, quer dizer, da Suíça para a Itália. Então resolvemos fazer o inverso: fomos primeiro pra Suíça e depois voltamos com o Bernina. Fomos para Lugano de trem e de lá alugamos um carro ( partir de Tirano você pode prosseguir de ônibus até Lugano). Tudo dentro de um mesmo país fica mais fácil e barato. Fomos de Lugano a Bern. A estrada é ótima! Passamos por Interlaken, a paisagem é muito linda!

Bernina-express

No dia seguinte fomos pra Chur, a cidade mais antiga da Suíça, pois é de lá  que sai o Bernina Express. Chur é uma cidade pequena, bastante antiga, os romanos já habitavam desde o século. I a.C. e tem muitas atrações, mas por falta de tempo não pudemos conhecer. Ficou a vontade de voltar e explorar melhor a cidade. Dormimos em Chur, e no dia seguinte bem cedo pegamos o Bernina direto para Tirano. São cerca de 4 horas de viagem. Estava meio apreensiva de ficar tanto tempo dentro do trem. Mas a viagem foi tão deslumbrante , que não sentimos. Em Chur estava bem frio, zero grau. Amanheceu nevando. Já ficamos todos contentes. A viagem prometia!!

neve

As principais estações do roteiro são Chur, Davos, St. Mortiz, Bernina Pass, Poschiavo, e Tirano, na Itália

E o trem partiu. Exatamente na precisão Suíça: às 8:58. E lá fomos nós, prestando atenção em cada pedacinho do caminho. Que paisagem!! Nem estávamos acreditando em tamanha beleza!

passeio-de-trem

bernina

E o trem fazia parada em algumas estações. E vimos muitas pessoas curtindo a neve pelo caminho. Famílias inteiras com seus trenós, esquis ..

Bernina

Bernina-Express

Bernina

Bernina

O vagão azul é onde funciona o restaurante. “Não fomos comer no restaurante. Compramos café (6,50 francos, mas aceitam euros). e água (4,50 francos) do carrinho q passa pelos corredores servindo”

 

bernina

Teve uma parada q ele demorou mais e manobrou o trem. Depois, pelo vídeo percebi que uma parte do trem saiu, que o vagão restaurante não estava mais. Deve ter pego outra rota, ido direto a St. Moritz, porque esse trem que estávamos não passou pela estação de St Moritz

E o ponto alto do passeio foi o Lago Bianco. Todo congelado, lindo demais, com pessoas caminhando sobre ele e fazendo esportes também.  Ai, que vontade que deu de estar lá pisando nesse lago!!! Deve ser uma sensação incrível!

lago-bianco

16117383_1882877588613007_649624000_n

passeio-bernina-express

Depois desse ponto, 2.253 m, começa a descida em direção a Tirano . E vai passando por viadutos e túneis por dentro das rochas… que engenharia!

bernina

De Chur a Tirano, são 4 h e 13 minutos. Acho legal essa rota pra quem vai de um país a outro

E assim fomos descendo e a neve foi ficando mais rara e até que chegamos ao ponto final dessa maravilha de viagem. Chegamos deslumbrados com tamanha beleza! “A gente sai do passeio. Mas o passeio não sai mais da gente!!!”

 

Valores: 64 francos suíços. Fizemos a reserva pelo site oficial e imprimimos. Eu tinha lido que teria que pagar 10 euros pela reserva, mas o site não pediu. Pagamos só os 64 euros. Nesse momento fiz uma simulação para fevereiro e o preço foi 74 euros.

 

Rota do Trem Bernina Express:
  • Chur – Tirano (vice-versa)
  • St. Moritz – Tirano (vice-versa)
  • Davos – Tirano (vice-versa – apenas de março a outubro)
Ônibus Bernina Express  (apenas de março a outubro):
  • Tirano – Lugano  (vice-versa)

 

Obrigada Tânia pela participação relatando esse maravilhoso passeio em família! 

 

 

 

 

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Bernina Express' have 2 comments

  1. 7 de fevereiro de 2017 @ 13:50 Tânia

    Denya, vc é uma querida!!
    Eu que agradeço o convite, pois foi um imenso prazer participar do Grazie a Te!! Ameeei!! ❤️
    Bacio!

    Reply

    • 7 de fevereiro de 2017 @ 14:50 Denya Pandolfi

      Tânia,
      Suas informações muito poderão ajudar os próximos viajantes que têm interesse em fazer este passeio… Eu nunca fiz e fiquei morrendo de vontade de percorrer este caminho para admirar as paisagens deslumbrantes. Grazie tante!!! Bj, Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.