Bernina Express

Uma das coisas boas de blogar é poder interagir com pessoas tão bacanas! Comecei a trocar algumas mensagens com a Tânia Ruf que é uma pessoa muito querida e interativa que é apaixonada pela Itália! Neste post ela compartilha a sua experiência de viagem no trem Bernina Express, que faz uma rota panorâmica pelas paisagens alpinas e é Patrimônio  Mundial da Humanidade Unesco desde 2008. O Trenino Rosso do Bernina é a ferrovia mais alta da Europa que de Tirano, em Valtellina, chega até Saint Moritz. O percurso do trem Bernina Express é de 145 Km e passa por 55 túneis e 196 pontes,  num percurso  que dura  cerca de duas e horas e meia.  Olhem que convidativo esse passeio que a Tânia relata:

Tânia Ruf curtindo o panorama de sua viagem no Bernina Express

Sou brasileira e casada com suíço há mais de 30 anos. Agora que o marido se aposentou , passamos mais tempo em Milão do que em São Paulo. Estamos na Itália porque minha filha veio fazer pós graduação no Marangoni. Ela é estilista e logo achou emprego na área. Ela se estabeleceu aqui e constituiu família, ela mora em Milão e tem um bebê de 2 meses. Nunca pensamos em morar na Suíça. Mas na Itália, sim. ❤️ Nos apaixonamos pelo país ( ainda mais agora, que nasceu o netinho)!

Na foto Carla, a irmã de Tânia, observando a paisagem

Quanto ao grupo, éramos 6. Eu com meu marido, meu filho Bruno com Fernanda, minha irmã e meu cunhado. Eles vieram para passar o natal e ano novo com a gente e para conhecer o meu netinho, Francesco que nasceu no final de novembro. Esta era a segunda vez na Europa para minha irmã e meu cunhado. A primeira vez foi há 2 anos, no casamento de minha filha na Puglia. Ficaram tão encantados, que voltaram esse ano pra conhecer o norte da Itália. E, ainda deu pra eles conhecerem a Suíça e fazer esse passeio do Bernina. Muitos não devem saber, eu não sabia até meu marido comentar no passeio e apontar: – Ali! A famosa montanha Bernina, que se chama Piz Bernina!

viagem-bernini-Express

O filho Bruno e a nora Fernanda

Bom… quanto ao passeio do Bernina , nunca tínhamos feito. E incentivados pelas postagens da Adriana Leite no Facebook, resolvemos fazer, já que tínhamos visitas brasileiras aqui conosco que gostariam de conhecer a Suíça. Foi pouco tempo, apenas 3 dias, mas foram intensos. Queríamos fazer Tirano-St Moritz. E depois Suíça, mas não tinha bilhetes. Só ao contrário, quer dizer, da Suíça para a Itália. Então resolvemos fazer o inverso: fomos primeiro pra Suíça e depois voltamos com o Bernina. Fomos para Lugano de trem e de lá alugamos um carro ( partir de Tirano você pode prosseguir de ônibus até Lugano). Tudo dentro de um mesmo país fica mais fácil e barato. Fomos de Lugano a Bern. A estrada é ótima! Passamos por Interlaken, a paisagem é muito linda!

Bernina-express

No dia seguinte fomos pra Chur, a cidade mais antiga da Suíça, pois é de lá  que sai o Bernina Express. Chur é uma cidade pequena, bastante antiga, os romanos já habitavam desde o século. I a.C. e tem muitas atrações, mas por falta de tempo não pudemos conhecer. Ficou a vontade de voltar e explorar melhor a cidade. Dormimos em Chur, e no dia seguinte bem cedo pegamos o Bernina direto para Tirano. São cerca de 4 horas de viagem. Estava meio apreensiva de ficar tanto tempo dentro do trem. Mas a viagem foi tão deslumbrante , que não sentimos. Em Chur estava bem frio, zero grau. Amanheceu nevando. Já ficamos todos contentes. A viagem prometia!!

neve

As principais estações do roteiro são Chur, Davos, St. Mortiz, Bernina Pass, Poschiavo, e Tirano, na Itália

E o trem partiu. Exatamente na precisão Suíça: às 8:58. E lá fomos nós, prestando atenção em cada pedacinho do caminho. Que paisagem!! Nem estávamos acreditando em tamanha beleza!

passeio-de-trem

bernina

E o trem fazia parada em algumas estações. E vimos muitas pessoas curtindo a neve pelo caminho. Famílias inteiras com seus trenós, esquis ..

Bernina

Bernina-Express

O vagão azul é onde funciona o restaurante. “Não fomos comer no restaurante. Compramos café (6,50 francos, mas aceitam euros). e água (4,50 francos) do carrinho q passa pelos corredores servindo”

bernina

Teve uma parada q ele demorou mais e manobrou o trem. Depois, pelo vídeo percebi que uma parte do trem saiu, que o vagão restaurante não estava mais. Deve ter pego outra rota, ido direto a St. Moritz, porque esse trem que estávamos não passou pela estação de St Moritz

E o ponto alto do passeio foi o Lago Bianco. Todo congelado, lindo demais, com pessoas caminhando sobre ele e fazendo esportes também.  Ai, que vontade que deu de estar lá pisando nesse lago!!! Deve ser uma sensação incrível!

lago-bianco

16117383_1882877588613007_649624000_n

passeio-bernina-express

Depois desse ponto, 2.253 m, começa a descida em direção a Tirano . E vai passando por viadutos e túneis por dentro das rochas… que engenharia!

bernina

De Chur a Tirano, são 4 h e 13 minutos. Acho legal essa rota pra quem vai de um país a outro

E assim fomos descendo e a neve foi ficando mais rara e até que chegamos ao ponto final dessa maravilha de viagem. Chegamos deslumbrados com tamanha beleza! “A gente sai do passeio. Mas o passeio não sai mais da gente!!!”

Valores: 64 francos suíços. Fizemos a reserva pelo site oficial e imprimimos. Eu tinha lido que teria que pagar 10 euros pela reserva, mas o site não pediu. Pagamos só os 64 euros. Nesse momento fiz uma simulação para fevereiro e o preço foi 74 euros.

Rota do Trem Bernina Express:
  • Chur – Tirano (vice-versa)
  • St. Moritz – Tirano (vice-versa)
  • Davos – Tirano (vice-versa – apenas de março a outubro)
Ônibus Bernina Express  (apenas de março a outubro):
  • Tirano – Lugano  (vice-versa)

Obrigada Tânia pela participação relatando esse maravilhoso passeio em família!

About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.

'Bernina Express' have 2 comments

1. 7 de fevereiro de 2017 @ 13:50 Tânia

Denya, vc é uma querida!!
    Eu que agradeço o convite, pois foi um imenso prazer participar do Grazie a Te!! Ameeei!! ❤️
    Bacio!

• 7 de fevereiro de 2017 @ 14:50 Denya Pandolfi

Tânia,
      Suas informações muito poderão ajudar os próximos viajantes que têm interesse em fazer este passeio… Eu nunca fiz e fiquei morrendo de vontade de percorrer este caminho para admirar as paisagens deslumbrantes. Grazie tante!!! Bj, Denya

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.