piazza-walther

Bolzano, a cidade com melhor qualidade de vida da Itália

Bolzano acaba de ganhar o título de cidade com melhor qualidade de vida da Itália!  Desbancou Mantova, na Lombardia,  que ano passado ficou em primeiro lugar, de acordo com ItaliaOggi. O  segundo lugar continua com a cidade de Trento e em terceiro Belluno (que na classificação feita pelo Sole 24 Ore aparece em primeiro). A pesquisa é realizada pelo Departamento  de Estatísticas Econômicas da Universidade La Sapienza de Roma e o resultado é apontado a partir de 9 indicadores.  São considerados negócios e trabalho, criminalidade, meio-ambiente, problemas sociais  e pessoais, população, serviços financeiros e escolares, sistema de saúde,  tempo livre e expectativa de vida.  No Amici Miei conto com a colaboração da Karem Gomes, que mora em Bolzano há cerca de 10 anos e nos mostra um pouquinho da cidade.

 

bolzano

Ares invernais. A cidade de Bolzano na estação do frio (foto divulgação)

Bolzano,  cidade da região do Trentino -Alto Ágide, no extremo-norte do país, tem pouco mais de 100 mil habitantes e tem grande influência alemã. A  região foi anexada à Italia como conquista de guerra, pois até a I Guerra Mundial fazia parte do Império Austro-Húngaro.  Bolzano é pequena, charmosa e apresenta características da arquitetura austríaca, afinal, a região onde se encontra, faz limite com a Áustria.

Bolzano

O centro histórico é limitado ao tráfego, o que confere mais charme à cidade. Foto de Andrea Pizzato do blog Montagna di Viaggi)

Bolzano tem 2 línguas oficiais: italiano e alemão, além da língua ladino dolomita. A cidade fica perto das Dolomitas, que podem ser vistas de muitos pontos da cidade. Vamos agora conferir o post com as dicas  da Karem, que apresenta a sua cidade, que pode ser facilmente explorada a pé:

 

Sou Mineira de Ouro Preto e aqui na Itália atuo como chef de cozinha no comando de um food truck. Tenho 38 anos e na verdade não escolhi Bolzano pra viver. Simplesmente fui capturada (rs) por um italiano que tem seu trabalho aqui no norte. A cidade me encantou e correspondeu às minhas expectativas!

Bolzano

Karem aproveitando a neve nas montanhas

 

Bolzano

Bolzano

Dentre as atrações turísticas, imperdível um passeio pela movimentada Piazza Walther, construída no começo do século 19. É ali na praça acontecem o mercado de Natal e o mercado de Flores.
piazza-walther

A Piazza Walther, com a estátua de Walther Von der Vogelweide ao centro da praça . A pracinha é circundada de elegantes bares e cafés (foto de Andrea Pizzato blog Montagna di Viaggi)

 

Passeios que recomendo para quem visita a cidade são:  Funivia del Renon, o museu Arqueológico dell’Alto Adige (para conferir Otzi, a mais antiga múmia natural encontrada, descoberta em 1991), a via dei Portici (onde se encontram as lojas famosas), Castelo Roncolo  (situado a poucos quilômetros do centro com transporte gratuito que parte da Piazza Walther) e o Duomo di Bolzano.

 

duomo-bolzano

Na Piazza Walther fica o Duomo de Bolzano, igreja gótica do século 16, dedicada à Santa Maria Assunta (foto site tonidirossi)

 

É possível conhecer o centro histórico em menos de um dia. Para quem busca natureza, recomendo um passeio aos Lagos ou ao Sentiero Adolf Munkel e Alpes de Funes.
bolzano

Dolomitas. O panorama do Sentiero Adolf Munkel

lago-carezza

Outro excelente passeio é visitar o maravilhoso Lago de Carezza, que fica a cerca de 25 Km de Bolzano

Bolzano  tem ótimas opções para se comer. São muitos bons restaurantes e docerias. Indico locais onde você encontra pratos típicos sem gastar horrores, como o  Imbiss Kampill,  um lugar onde você tem o menu com todos os nossos pratos típicos, como speck, presunto cru, salsicha defumada  com salsa de gengibre e o Canederli!
salsicha

Karen, obrigada pela sua participação e pelas fotos fornecidas!!!!

Distâncias de trem de Bolzano:

Milão- cerca de 3 horas
Verona – 1h30
Firenze – 3h30

O que acharam da cidade? Bem, Bolzano aparece em primeiro e em último lugar está Trapani, na Sicília.  De forma geral,  o Nordeste do país monopoliza as primeiras posições (com cidades pequenas e de médio porte), e salvo exceções, o Sul é apontado com realidade pior. A classificação de ItaliaOggi traz Roma no 67º lugar, subindo 21 posições do ano passado para este ano.

Posts que podem interessar:

Firenze ( 37º lugar) – o que visitar em 2 dias na cidade
Treviso (6º lugar) – o que fazer 1 dia em Treviso
Bolonha (43º lugar) – Turismo em Bolonha 
Mantova  (2º lugar)- Um  passeio por Mantova
Roma  (67º lugar)- O que visitar na cidade
Sicília (Trapani no último lugar)- Um passeio pela Sicilia

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Bolzano, a cidade com melhor qualidade de vida da Itália' have 2 comments

  1. 4 de novembro de 2018 @ 14:01 Marina

    Olá Denya, iremos passar o natal em Bolzano, chegamos dia 24 e saímos dia 26, vc teria alguma indicação de onde podemos jantar no dia 24 à noite em Bolzano? Agradeço desde já, 😉

    Reply

    • 7 de novembro de 2018 @ 22:06 Denya Pandolfi

      Oi Marina, como vai? Estou por fora sobre a programação de Bolzano para o Natal, mi dispiace. Veja em sites locais que divulgam as programações da cidade. Abraço e boa sorte, Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.