piazza-walther

Bolzano, a cidade com melhor qualidade de vida da Itália

Bolzano acaba de ganhar o título de cidade com melhor qualidade de vida da Itália!  Desbancou Mantova, na Lombardia,  que ano passado ficou em primeiro lugar, de acordo com ItaliaOggi. O  segundo lugar continua com a cidade de Trento e em terceiro Belluno (que na classificação feita pelo Sole 24 Ore aparece em primeiro). A pesquisa é realizada pelo Departamento  de Estatísticas Econômicas da Universidade La Sapienza de Roma e o resultado é apontado a partir de 9 indicadores.  São considerados negócios e trabalho, criminalidade, meio-ambiente, problemas sociais  e pessoais, população, serviços financeiros e escolares, sistema de saúde,  tempo livre e expectativa de vida.  No Amici Miei conto com a colaboração da Karem Gomes, que mora em Bolzano há cerca de 10 anos e nos mostra um pouquinho da cidade.

 

bolzano

Ares invernais. A cidade de Bolzano na estação do frio (foto divulgação)

Bolzano,  cidade da região do Trentino -Alto Ágide, no extremo-norte do país, tem pouco mais de 100 mil habitantes e tem grande influência alemã. A  região foi anexada à Italia como conquista de guerra, pois até a I Guerra Mundial fazia parte do Império Austro-Húngaro.  Bolzano é pequena, charmosa e apresenta características da arquitetura austríaca, afinal, a região onde se encontra, faz limite com a Áustria.

Bolzano

O centro histórico é limitado ao tráfego, o que confere mais charme à cidade. Foto de Andrea Pizzato do blog Montagna di Viaggi)

Bolzano tem 2 línguas oficiais: italiano e alemão, além da língua ladino dolomita. A cidade fica perto das Dolomitas, que podem ser vistas de muitos pontos da cidade. Vamos agora conferir o post com as dicas  da Karem, que apresenta a sua cidade, que pode ser facilmente explorada a pé:

 

Sou Mineira de Ouro Preto e aqui na Itália atuo como chef de cozinha no comando de um food truck. Tenho 38 anos e na verdade não escolhi Bolzano pra viver. Simplesmente fui capturada (rs) por um italiano que tem seu trabalho aqui no norte. A cidade me encantou e correspondeu às minhas expectativas!

Bolzano

Karem aproveitando a neve nas montanhas

 

Bolzano

Bolzano

Dentre as atrações turísticas, imperdível um passeio pela movimentada Piazza Walther, construída no começo do século 19. É ali na praça acontecem o mercado de Natal e o mercado de Flores.
piazza-walther

A Piazza Walther, com a estátua de Walther Von der Vogelweide ao centro da praça . A pracinha é circundada de elegantes bares e cafés (foto de Andrea Pizzato blog Montagna di Viaggi)

 

Passeios que recomendo para quem visita a cidade são:  Funivia del Renon, o museu Arqueológico dell’Alto Adige (para conferir Otzi, a mais antiga múmia natural encontrada, descoberta em 1991), a via dei Portici (onde se encontram as lojas famosas), Castelo Roncolo  (situado a poucos quilômetros do centro com transporte gratuito que parte da Piazza Walther) e o Duomo di Bolzano.

 

duomo-bolzano

Na Piazza Walther fica o Duomo de Bolzano, igreja gótica do século 16, dedicada à Santa Maria Assunta (foto site tonidirossi)

 

É possível conhecer o centro histórico em menos de um dia. Para quem busca natureza, recomendo um passeio aos Lagos ou ao Sentiero Adolf Munkel e Alpes de Funes.
bolzano

Dolomitas. O panorama do Sentiero Adolf Munkel

lago-carezza

Outro excelente passeio é visitar o maravilhoso Lago de Carezza, que fica a cerca de 25 Km de Bolzano

Bolzano  tem ótimas opções para se comer. São muitos bons restaurantes e docerias. Indico locais onde você encontra pratos típicos sem gastar horrores, como o  Imbiss Kampill,  um lugar onde você tem o menu com todos os nossos pratos típicos, como speck, presunto cru, salsicha defumada  com salsa de gengibre e o Canederli!
salsicha

Karen, obrigada pela sua participação e pelas fotos fornecidas!!!!

Distâncias de trem de Bolzano:

Milão- cerca de 3 horas
Verona – 1h30
Firenze – 3h30

O que acharam da cidade? Bem, Bolzano aparece em primeiro e em último lugar está Trapani, na Sicília.  De forma geral,  o Nordeste do país monopoliza as primeiras posições (com cidades pequenas e de médio porte), e salvo exceções, o Sul é apontado com realidade pior. A classificação de ItaliaOggi traz Roma no 67º lugar, subindo 21 posições do ano passado para este ano.

Posts que podem interessar:

Firenze ( 37º lugar) – o que visitar em 2 dias na cidade
Treviso (6º lugar) – o que fazer 1 dia em Treviso
Bolonha (43º lugar) – Turismo em Bolonha 
Mantova  (2º lugar)- Um  passeio por Mantova
Roma  (67º lugar)- O que visitar na cidade
Sicília (Trapani no último lugar)- Um passeio pela Sicilia

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Bolzano, a cidade com melhor qualidade de vida da Itália' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.