DSC_1218

Bons restaurantes a preços acessíveis em Firenze

Esses dias recebi um email da conceituada revista Viagem & Turismo pedindo uma colaboração na seção VT Responde.  O leitor queria dicas de bons restaurantes aqui de Firenze a um preço razoável.  Todos os locais que citei  na revista já foram publicados aqui – em diversos posts que preparei sobre dicas de restaurantes em Firenze. E agora vocês podem conferir aqui a matéria que acaba de ser publicada na revista (edição de maio 2016):

dicas-restaurantes-firenze

restaurantes-florença

 

Eu gostaria de dicas de restaurantes ótimos e não muito caros em Florença.

Rui Marchesan, Florianópolis, SC 

A jornalista capixaba Denya Pandolfi, titular do blog Grazie a Te, vive em Florença desde 2005 e dá o caminho. “Muitos sabem, mas não custa repetir, que os toscanos – assim como os italianos de todo o país – prezam pelo frescor e pela qualidade dos produtos. Por isso os cardápios mudam de tempos em tempos, de acordo com os ingredientes da estação e os restaurantes costumam informar quando algum item é congelado. Eu privilegiei, na seleção de restaurantes  a seguir, a qualidade das gastronomia e, acrescentaria,a a “alma” do lugar. Aos endereços.
4 Leoni é uma trattoria com roupagem cool, bem aconchegante. Recomendo os crostini e o bacalhau com batatas e molho de tomate. Se o tempo colaborar, escolha uma mesa na área externa.

La Ménagère mescla gastronomia, loja de utensílios de cozinha e floricultura – já virou o queridinho da cidade. Gosto do spaghetti caseiro e do creme de polenta.

No Konnubio  o ambiente é elegante e intimista, o menu é da renomada chef Beatrice Segoni. Eu nunca me arrependo quando peço o tartare de atum ou a lasanha de frutos do mar.

tiramisu

Não citei na matéria esta deliia. Mas o tiramisù do Connubio é imperdivel!

 

No Il Santo Bevitore o ambiente tende para o hipster, o staff é descontraído, e eu considero imperdíveis os antipasti de queijos e embutidos.

 

Uma trattoria muito tradicional é a Coco Lezzone, lugar para pedir sem erro a típica bistecca alla fiorentina, que é servida mal passada (se ousar pedir ao ponto o garçom irá sugerir que você busque outro prato).

trattoria

A trattoria Coco Lezzone fica perto da piazza Rucellai, num cantinho bem tranquilo da cidade

 

Marione  é mais uma casa típica, com presuntos e queijos pendurados na entrada. O espaço entre as mesas é mínimo, o ritmo é frenético, quase caótico (que para mim traduz bem a alma florentina), e a massa al tartufo é divina! Dicas úteis: o florentino tem fama de ser meio grosseiro. Fato, pode acontecer, ainda mais quando os restaurantes estiverem lotados e os garçons enlouquecidos. Ao contrário da França, onde um garçom é capaz de nem olhar para a sua cara caso você não solte um “Bonjour”, aqui eles não ligam pra isso. São muito solícitos para sugerir pratos, mas não os monopolize. Deixar o sujeito plantado ao seu lado enquanto você discute com seus amigos o que vai escolher com certeza vai fazê-lo bufar. Ah, e não peça cadeiras para apoiar bolsas ou sacolas, pendure lateral ou, como os locais, deixe no chão. Uma útima consideração: reserve os restaurantes que sugiro aqui, mesmo para almoço, principalmente se na cidade estiver acontecendo algum evento, o que não é raro.”

restaurantes-econômicos-em-Firenze

Os crostini da trattoria Marione

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Bons restaurantes a preços acessíveis em Firenze' have 8 comments

  1. 6 de maio de 2016 @ 16:15 Paula Azevedo

    Por nada, querida!
    Obrigada à você por compartilhar conosco um pouco do seu dia a dia.
    Abraço!

    Reply

    • 6 de maio de 2016 @ 17:00 Denya Pandolfi

      Oi Paula,
      Adorei ter recebido as fotos da revista. Grazie tante! Baci, D

      Reply

  2. 7 de maio de 2016 @ 03:03 Maria Glória D'Amico

    Denya, parabéns pela participação na revista tão importante. Beijo querida.

    Reply

    • 7 de maio de 2016 @ 17:04 Denya Pandolfi

      Oi querida,
      Muito obrigada!!! Fiquei mesmo feliz… sinal que meu trabalho (que é um hobby ao qual me dedico com tanto amor) é reconhecido e respeitado.
      Beijo e obrigada pelo carinho de sempre,
      Denya

      Reply

  3. 12 de maio de 2016 @ 21:02 Katia Holanda

    Parabéns pela matéria Denya, adorei kkk e tb já anotei!
    ?

    Reply

  4. 1 de junho de 2016 @ 00:32 maria sueli candeo

    suas dicas nos ajudam muito…brasileiros que amam a Italia….obrigada…….

    Reply

    • 1 de junho de 2016 @ 09:34 Denya Pandolfi

      Bom dia Maria Sueli,
      Somos todos apaixonados pela Itália!
      Muito obrigada pela mensagem… apareça mais vezes por aqui! 😉
      Abraço e um ótimo dia, Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.