Valdambra

Bucine e a Valdambra, na Toscana

A deslumbrante região da Toscana não para de surpreender!  Território pouco conhecido mas com muito a oferecer, Bucine e a Valdambra, sem dúvida alguma têm tudo para encantar seus visitantes! É uma excelente opção que pode servir de base para explorar diversas cidades, pois está localizada em posição estratégica: entre Siena, Firenze e Arezzo.  Valdambra, ou Val d’Ambra,  é o vale que segue o curso da torrente Ambra. O centro habitado mais importante é Bucine, com média de 3.500 residentes, sendo que a população total do município, que pertence à província de Arezzo, é de cerca de 10 mil.

montebenichi

 

Explorando a Valdambra

 

Esse cantinho da Toscana é rico de história, cultura e belezas naturais.  Em suas verdes colinas, a perder de vista, plantações de azeitona e uva onde são produzidos produtos de excelência. A Valdambra é terra de gente hospitaleira, apaixonada pelo território e por suas tradições,  que recebe com carinho, amor e orgulho e que transformam a sua visita numa experiência de viagem inesquecível!

valdambra

 

Habitado desde a antiguidade , no território encontramos fósseis e artefatos antropológicos de épocas etrusca e romana, importantes castelos e abadias da Idade Média. Confinante com cidades do Chianti, a Valdambra é uma região que atende muito bem quem é adepto do slow travel e busca um passeio despretensioso, para desbravar a localidade com tranqüilidade, visitar suas igrejinhas, flanar pelos becos do burgos medievais admirando suas torres e castelos,  papear com os moradores, experimentar sua singular culinária baseada nos produtos locais e absorver um pouco dos hábitos e da cultura locais.  E para os amantes de esportes, é uma academia a céu aberto, onde os visitantes podem praticar esportes como trekking, jogging, ciclismo, moutain bike e muitas atividades ao ar livre, como cavalgada.

valdambra

 

sogna

 

À convite da prefeitura de Bucine passei um maravilhoso final de semana na região da Valdambra.  Mostro como foram esses 2 dias nesse  fascinante território, rico de história e belezas, com vilarejos medievais, festivais gastronômicos e natureza incontaminada.

 

Sábado 

Nosso ponto de encontro foi no sábado pela manhã, em Bucine, onde fomos recebidos pelo assessor de promoção do território Nicola Benini e por John Werich, que colaborou com a organização do evento.  Começamos o nosso blog tour no sábado pela manhã, visitando a pieve românica de San Giovanni Battista a Petrolo,  onde estão custodiadas obras em terracota vitrificada de Giovanni della Robbia, realizadas entre 1517 e 1521.

galatrona

A Pieve de Galatrona

Logo depois seguimos para a Torre di Galatrona, a poucos quilômetros dali. Conhecida como  “Il Torrione”, tem 26 metros e é o que restou de um dos mais importantes castelos da Valdambra, em posição estratégica respeito à vale. Em 1351 os florentinos ocuparam  o castelo. De acordo com documentações resulta que existiam 2 torres, e no século 15 , um vilarejo fortificado.

torre-di-galatrona

A torre tem 26 metros e durante o percurso de subida podemos testemunhar um pouco da história de Galatrona e da torre, com fotografias, documentos e objetos custodiados em seu interior

 

valdambra

Do alto da Torre de Galatrona avistamos a vinícola Petrolo

Dali seguimos para a vinícola  Petrolo, que concentra sua produção em vinhos de prestígio , como os renomados Galatrona, Torrione e Bòggina, com meticuloso cuidado tanto nas videiras quanto na cantina. A Petrolo, no Valdarno Superior, produz azeite extra-virgem biológico e vinhos prestigiosos. Com cerca de 150 mil pés, em sua maioria Sangiovese – mas também Merlot e Cabernet Sauvignon -, a Petrolo, gerenciada pela quarta geração da família Bazzocchi-Sanjust,  produz também azeite de oliva extra-virgem biológico IGP toscano.

petrolo

Nos anos 80 a família abriu na localidade um agroturismo nesta linda região rural. Local sossegado e para quem busca relax e contato com a natureza, com a típica paisagem toscana constituída de plantações de uvas e azeitonas.

Petrolo

A Tenuta Petrolo é composta da Villa Petrolo e de 3 casarões independentes para os hóspedes. No local é possível fazer degustações e adquirir produtos como vinho e azeite de oliva

Desde 2016 os vinhos Petrolo ganharam o EU Organic Certification. A peculiaridade do território com oliveiras, bosque e vinhedos, a altitude e a composição do terreno são fatores fundamentais que favorecem a alta qualidade dos vinhos. “O resto faz a paixão e a capacidade de estar os ensinamentos que a própria terra transmite”, exalta o proprietário Luca Sanjust.

Petrolo

Depois de uma visita à cantina, uma farta mesa com produtos locais. Degustação de vinhos e azeites Petrolo com produtos típicos locais. Presunto cru, finocchiona e os saborosos salames da Macelleria Sani com os vinhos da Petrolo.

petrolo

 

Petrolo

Os queijos pecorino da Azienda Agricola Panzano casam super bem seja com geleia que com mel!  Adorei o mel com pimenta e  a pasta de amora (preparada com menos açúcar que a geleia).  da Sapori della Valdambra, de Cinzia Valentini

 

vin-santo

Encerramos nosso almoço com um delicioso Vin Santo, o Sanpetrolo um dos melhores que já experimentei na vida! Produzido desde os naos 50, o Sanpetrolo, envelhecido 9 ano, não é filtrado e contém 50% uva Trebbiano e 50% Malvasia Bianca

Após o almoço seguimos para a vinícola Il Carnasciale, no Val d’Arno di Sopra,  a única no mundo a produzir a uva Caberlot, que é a mistura entre as espécies Merlot e Cabernet Franc. A vinícola, de propriedade da família alemã Rogosky desde os anos 70, fica em Mercatale Valdarno.

carnasciale

E a vontade de passar horas e horas apreciando este panorama? A região atende muito bem os que querem desacelerar e curtir com toda a tranquilidade a beleza da natureza

Quem nos recebeu foi o proprietário Moritz junto ao enólogo Peter Schilling. Eles nos explicaram sobre a unicidade das uvas Caberlot, que crescem apenas nesta região, numa área de 3 hectares. Valorizando a produção com insumos naturais e  proteção do solo, a Carnasciale é uma vinícola orgânica onde as uvas são colhidas a mão.

il-carnasciale

caberlot

O resultado é um vinho de alta qualidade, elegante, com proporções perfeitas e perfume original. A produção é pequena,  são cerca de 3.500 garrafas por ano de Caberlot, o que ajuda a tornar o vinho tão especial. Vencedor de prêmios e com excelente reputação,  é produzido apenas em garrafas magnum que são numeradas manualmente pela senhora Bettina, mãe de Moritz. A primeira produção foi em 1988 e em 2000 foi introduzido o vinho Carnasciale,  com produção anual de 4 mil garrafas. Ambos feitos exclusivamente com uvas Caberlot.

bucine

 

caberlot

As etiquetas do Il Caberlot (foto divulgação site da empresa)

Prosseguimos nosso passeio em visita à  Ceccina, burgo medieval que está posicionado sobre uma colina a 470 m de altitude.

sogna

A fortaleza que foi de grande importância no passado, devido à sua posição estratégica. O Castelo de Ceccina é de 1167

 

ceccina

Um dos burgos mais encantadores e pitorescos da região. A primavera dá espetáculo e confere mais beleza às casas do pequeno vilarejo

No final do dia fomos para o Il Verreno Resort, onde ficamos hospedamos. A recepção em grande estilo foi com Prosecco e deliciosos e refinados quitutes.

toscana

O Il Verreno, inaugurado em julho de 2017, é um resort num ambiente toscano mas com toque moderno, em posição privilegiada, com maravilhoso jardim, sauna, piscina, área para festas e playground para as crianças.

il-verreno

Resort Il Verreno, refugio toscano com atmosfera de uma casa de campo e excelente serviço de hotel

O restaurante do hotel La Cucina di Donnaluisa é comandado pela expert chef Marialuisa Lovari, que nos recebeu para um maravilhoso jantar, onde tivemos a companhia do prefeito de Bucine Pietro Tanzini e de Nicola Benini, que nos acompanhou em nossas visitas e passeios.

 

il-verreno

lovati

Marialuisa Lovari nos recebeu com um excepcional jantar. No menu galeto com espuma de batata, creme de feijão com tortelli, pici com ragu de pato, cubos de carne de porco com funghi e chutney de cebolas e para finalizar, esta maravilha de sobremesa: barra de chocolate e café com cremoso de lamponi e sorvete de creme

 

Domingo

il-verreno

Colazione caprichada no resort Il Verreno

Depois de um reforçado café-da-manhã no hotel seguimos para Badia a Ruoti,  a poucos kms de Ambra, que desenvolveu-se em torno da construção que abriga abadia dedicada à San Pietro, que é do século 10, e que por mais de 400 anos pertenceu à diocese de Montepulciano.

 

badia-a-ruoti

O burgo fortificado de Badia a Ruoti

 

badia-a-ruoti

O pátio do convento. Tivemos acesso aos ambientes no sub-solo, com cantina os locais de deposito de cereais e onde mantinham o gelo (ghiacciaia), para preservar alimentos. A abadia atualmente é sede de atividades recreativas e culturais, com possibilidade de alojar pessoas interessadas em pernoitar no local

Visitamos o convento, que é do ano 1000,  ao lado da igreja de San Pietro a Ruoti. A igreja apresenta afrescos e a divina obra L’Incoronaziaone della Vergine di Neri di Bicci, de 1472, que traz moldura realizada por Da Maiano,  único exemplar que permanece intacto.

badia-a-ruoti

A obra L’Incoronaziaone della Vergine, de Neri di Bicci

 

Dali seguimos para visitar os bucólicos burgos de Sogna, Rapale e Ambra.

sogna

O burgo de Sogna, para quem busca sossego e total relax em lugar mais isolado

Ambra – O burgo de Ambra faz parte do comune de Bucine e está a 258 m de altitude.  A cidade é pequena, com cerca de 1300 habitantes.  Quem visita a cidade em setembro poderá conferir o evento gastronômico  “Sagra della Lumaca”, com música, cerveja e a atividades para toda a família. E no último dia do evento, acontece o “Palio della Palla Tonchiata”, uma rememoração dos conflitos entre Ambra e Bucine, onde os participantes precisam empurrar uma roda de pedra com cerca de 90 quilos fazendo 2 giros em volta do burgo.

Ambra

Ambra – a igreja de Santa Maria Assunta, de 1300

 

rapale

O burgo de Rapale

rapale

Antes de seguirmos para Montebenichi visitamos o Polo Club Villa a Sesta do Relais la Martina, uma área que abriga um encantador hotel que conta com o restaurante de cozinha típica toscana La Martina.

polo

O Polo Club Villa a Sesta é palco de competições profissionais nacionais e internacionais de polo

Prosseguimos para  Montebenichi, um antigo burgo bem conservado, situado sobre as colinas do Chianti aretino, uma joia da região, que graças aos seus 511 metros de altitude desfruta de uma posição privilegiada na paisagem toscana. O nome do lugar e do castelo originaram-se de um assentamento longobardo, do qual restam poucos vestígios, exceto por algumas partes das muralhas e relíquias da torre. A Praça Gorizia, com suas antigas construções, é o coração do burgo.

castelletto-montebenichi

O “Castelletto”, castelo original da fortaleza, restaurado em refinada arquitetura neo-gótica pelo pintor Salvadore Malesci onde atualmente funciona um hotel

castelletto

Explorar Montebenichi é ter a sensação de passear por um autêntico local medieval

bucine

Almoçamos na Osteria Orciaia, sob a batuta do chef Simone Biagi, que preparou alguns deliciosos pratos da tradicional cozinha toscana.  Começamos com crostino e bruschettina al pomodoro fresco, depois como primo crespelle de ricota al pomodoro e para finalizar, stracotto di Chianina com vinho tinto e o saboroso feijão cozido em frasco de vidro.

valdambra

Atmosfera amigável – O chef Simone Biagi (com o frasco onde é cozido o delicioso feijão) e o prefeito de Bucine Pietro Tanzini. Simone preparou também uma deliciosa trippa alla fiorentina, um dos mais típicos pratos da culinária toscana

varal-italia

O territorio é caracterizado pela presença de uma olivicultura muito difusa e para promover, valorizar  e tutelar a atividade, a prefeitura de Bucine junto ao CNR- Ivalsa de Firenze,  está desenvolvendo o projeto Olio Nostrum, difundindo a cultura da qualidade do azeite produzido na região, que conta com 33 espécies de azeitonas.

olivone

Esta é o “Olivone”, que tem mais de 300 anos e é a maior e mais antiga oliveira da Toscana e foi inserida no elenco “Alberi della Memoria” , projeto de proteção e promoção do patrimônio natural e cultural

 

valdambra

Antes do nosso retorno para Firenze fomos conferir a 1ª edição do Festival delle Frazioni, evento dedicado à promoção e valorização dos produtos e pratos da Valdambra. Cada burgo apresenta uma receita típica e um juri técnico e popular votam para eleger o vencedor

 

bucine

À esquerda, John Werich, um dos organizadores do evento e alguns dos jurados do concurso de gastronomia (foto divulgação cedida por John)

Participaram do evento Nicolas Pradier e Georgette Jupe, do blog Girl in Florence,  Nardia Plumridge, do blog Lost in Florence, e a jornalista Selin Sanli.

Meu muito obrigada à prefeitura de Bucine, na pessoa do prefeito Pietro Tanzini e do assessor de promoção do território Nicola Benini, e à John Werich, um dos organizadores do evento. Fomos muito bem recebidos por toda a equipe, que nos acolheu calorosamente, com muito profissionalismo, entusiasmo e dedicação.

 

Meio de transporte

Bucine tem estação ferroviária, mas a melhor maneira de visitar a região é de carro, pois o visitante terá possibilidade de visitar localidades e atrações sem depender de transporte público e não ficar limitado ao seus horários. Com seu próprio meio de transporte você terá  condições de explorar seus burgos, vinícolas e atrações com toda a calma e tranquilidade que o local merece.

 

Distâncias:

Firenze – 50 Km

Siena – 30 Km

Arezzo – 30 Km

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Bucine e a Valdambra, na Toscana' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.