burano

Burano, a ilha colorida de Veneza

Burano é um 10 lugares mais coloridos do mundo! É uma das ilhas de Veneza  famosa por suas casinhas coloridas e por suas rendas. As moradias, que possuem no máximo 3 andares, são simples, genuínas e alegres.  Passeando por essa peculiar cidade a gente pode admirar suas casas com fachadas nas cores que vão desde o amarelo ao roxo, passando pelo rosa, verde, laranja e azul que refletem nos canais que cortam a ilha, que possui cerca de 3 mil habitantes.
Burano
Burano
burano

A ilha de Burano é alegre e auténtica! A ilha foi fundada pelos romanos no seculo VI

 

durano-casas-coloridas

A economia da ilha está ligada à pesca, ao turismo e ao artesanato, com a arte do rendilhado, que surgiu no final do século 15. Murano é terra natal de artistas como Baldassare Galuppi, Remigio Barbaro e Pino Donaggio.

 

Burano

 

O coração da cidade é a Piazza Baldassare Galuppi,  célebre compositor filho da terra. A pracinha é um dos pontos mais agradáveis e animados da ilha, com muitos barzinhos, restaurantes e lojinhas.

Burano-Veneza

Piazza Baldassare Galuppi

burano

 

burano-campanario

A igreja de San Martino e seu campanário pendente do século 18, com 64 metros de altura

A única igreja da ilha é a de San Martino, que passou por diversas reestruturações e assumiu a forma que se apresenta atualmente entre  os anos 1500 e 1600 e consagrada em 1645.

Burano

merletto

 

Burano é conhecida também como a ilha do merletti, arte de bordado  feito a mão. Não é tão comum como eu imaginava, mas ainda é possível ver as senhoras sentadas nas portas de casa ou das lojas tecendo rendas lindíssimas! Infelizmente a atividade está em decadência pois as jovens não estão dando continuidade à essa arte.  Para preservar a história e contar sobre a atividade,  uma das atrações da cidade é o Museo Del Merletto, com verdadeiras obras de arte do artesanato. O antigo trabalho manual na ilha, iniciado no século 15,  era realizado com fio e agulha. Com a queda da Republica Serenissima, a atividade sofreu um grande declínio.

 

casas-coloridas

 

Por que as casas de Burano são coloridas?

Segundo a lenda, os pescadores decidiram pintar as suas casas para que pudessem reconhecê-las de longe quando estivessem voltando da pescaria ou em caso de nevoeiro, bastante comum na região. Outras pessoas dizem que cada cor seria o símbolo de uma família que habitava na ilha. Seja lá o verdadeiro motivo, o resultado das casas coloridas é muito sugestivo. Atualmente, se algum morador quiser pintar os muros externos da casa precisa pedir autorização  ao comune, que informará as cores permitidas.

 

Burano

 

Como chegar à Burano:

É possível chegar ate à ilha em passeio de barco que parte de Veneza e faz paradas em Burano, Murano e Torcello. Da Fondamenta Nove o vaporetto  é o de número 12.  Mais conveniente adquirir o bilhete válido por 24 horas que custa 20 euros. O percurso de Veneza até Burano tem duração de  cerca 45 minutos. Quem quiser pode parar antes em Murano (30 minutos de Veneza).

 

burano

 

Adquira seu ingresso para as principais atrações de Veneza sem impressão e sem fila.

É só clicar aqui  para comprar o seu bilhete! 

 

Posts que podem interessar:

Vale a pena andar de gonolda em Veneza?

Bucine e a Valdambra na Toscana

Os oratórios nas esquinas de Firenze

Um passeio em Castellina in  Chianti

Como trasportar vinhos na mala 

Chianti Classico 

Refeições ao ar livre em Firenze

Mercado Central de Firenze

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Burano, a ilha colorida de Veneza' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.