calcio_bep22_sm

Calcio Storico Fiorentino

 O Calcio Storico Fiorentino, ou Futebol Histórico de Firenze, é outra paixão antiga dos florentinos. É uma modalidade esportiva sem regras exatas que consiste em pegar a bola utilizando mãos e pés e marcar um gol na rede do time adversário. A competição mais parece uma luta livre devido ao grande contato físico entre os participantes. Esse tipo de futebol, que lembra bastante o rugby, tornou-se uma das manifestações históricas mais importantes de Firenze.
calcio-storico

(foto divulgação)

A final do campeonato, que tem apenas três partidas, acontece sempre no dia 24 de junho, dia do padroeiro da cidade, San Giovanni, ou seja, São João.

cortejo

Antes da partida, um cortejo desfila no centro da cidade com as vestimentas do século XVI. Acompanhei nesta segunda parte do percurso, que termina na Piazza Santa Croce, onde acontecem os jogos.
cortejo-firenze
cortejo-medievale

O cortejo histórico é composto por 530 integrantes vestidos rigorosamente com roupas militares da época do Renascimento

 sbandieratori
No momento do lançamento das bandeiras os espectadores vão ao delírio. Mesmo em um dia de muito vento, conseguiram fazer uma linda apresentação. Essas fotos foram tiradas no momento em que o Cortejo atravessava a Piazza della Signoria, a sede da prefeitura de Firenze.
 santa-croce
 O desfile termina na Piazza Santa Croce, onde acontecem as partidas.
 calcio-storico
Logo na entrada os times comercializam as camisetas e os torcedores se trocam ali mesmo. As arquibancadas em volta à praça foram tomadas de branco e azul, as cores dos competidores dessa final.
futebol-medieval
Os históricos bairros de Firenze participam simbolicamente da competição , onde os quatro times são caracterizados  cada um por uma cor: Santa Croce são Azzurri (Azuis), Santa Maria Novella são os Rossi (Vermelhos), Santo Spirito são Bianchi (Brancos) e San Giovanni são Verdi (Verdes). Quem nasce ou mora nestes bairros, teoricamente torce e joga pelo time.
dsc_0839
Energia, emoção, tensão e rivalidade à flor da pele. Esta final seria entre os brancos e os azuis. Sim, seria, pois no momento do início da partida uma chuva torrencial esfriou os ânimos de jogadores e torcedores e, pela primeira vez na historia, a final foi adiada e será realizada neste domingo.
 dsc_0855
A expectativa era grande. Para os torcedores florentinos dos bairros envolvidos na competição, uma final do calcio storico é sentida como a decisão de copa do mundo de futebol. As torcidas ficam separadas: os brancos estavam próximos à igreja enquanto os azuis nas arquibancadas do lado oposto. Cada equipe participa com 27 integrantes, que não podem ser substituídos. A competição acontece  num campo coberto de areia com uma linha branca no meio que divide os dois times e a partida tem duração de 50 minutos.
Santa-croce-firenze
A banda já havia anunciado a entrada dos jogadores em campo. Só que no momento em que a partida estava para começar a chuva chegou e estragou a festa. Pela primeira vez a final não foi decidida no dia 24, para decepção do publico, que não queria ir embora.
Quem mora perto da praça assiste às disputas de camarote! Alguns enfeitam as  janelas com a cor do seu time preferido. Neste caso, como a competição acontece na Piazza Santa Croce, é o azul que prevalece.
dsc_0842
O acesso à Praça Santa Croce é restrito aos que compram o bilhete para assistir à partida. Uma multidão de curiosos se aglomera proximo às entradas.
 gallery_13_sm
Como surgiu – O Calcio Storico Fiorentino tem origens antigas e a partida mais famosa aconteceu em 17 de fevereiro de 1530 quando os florentinos, ameaçados pelas tropas imperiais de Carlo V, iniciaram uma partida na Piazza Santa Croce tentando ignorar o exército. Já o primeiro torneio entre bairros da cidade aconteceu em 1930 e os participaram vestiram roupas históricas do século 16 e até hoje os jogadores usam trajes do período renascentista durante as partidas. Hoje é uma tradição esportiva que envolve quase toda a população local e muitos turistas.
Através dessas fotos abaixo tiradas do site oficial do Calcio Storico Fiorentino vocês poderão ter uma ideia de como os jogadores se vestem.
calcio_bep3_sm

Jogadores de calcio storico (fotos divulgaçao)

gallery_15_sm calcio_bep34_sm calcio_bep15_sm



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Calcio Storico Fiorentino' have 3 comments

  1. 29 de junho de 2013 @ 22:43 Baggio

    obrigado, denya.

    gostei muito e passei para amigos que estiveram comigo em Florença.

    a propósito, conheces?

    Restaurant Report: Tamerò Pasta Bar in Florence

    http://travel.nytimes.com/2013/06/30/travel/restaurant-report-tamero-pasta-bar-in-florence.html?nl=travel &emc=edit_tl_20130628&_r=0

    bjs

    bg

    Reply

    • 29 de junho de 2013 @ 22:56 Denya Pandolfi

      Oi Baggio, essa modalidade é diferente de tudo o que conhecemos. Incrível é o entusiasmo dos fiorentinos em dia de jogo. Amanha é a final, a cidade vai ferver! Obgda pela indicação deste local. Nao me lembro se já estive ali, provavelmente sim mas há muitos anos para aperitivo. Abraço e obgda! Denya

      Reply

  2. 29 de junho de 2017 @ 15:02 Grazie a te / Food tour na boemia região do Oltrarno, em Florença

    […] o assunto é culinaria fiorentina.  Os proprietários são jovens e atletas, apaixonados pelo calcio storico, modalidade esportiva que é uma mistura de futebol com rugby.  Inclusive o estabelecimento, que […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.