carro-matto

O Carro Matto, uma festa tradicional

A Itália é um país que perpetua as suas tradições. Seja de cunho religioso, cultural ou social, de norte a sul as festividades reúnem   moradores e principalmente turistas

 

Uma das típicas festas de Firenze é o Carro Matto, que significa carroça maluca: puxado por bois da raça Chianina carregados de frascos de vinho, a carroça, proveniente da região do Chianti denominada Chianti Rufina, chegava até Firenze para que o Bispo benzesse a bebida que era oferecida aos Senhores de Firenze.

 

festas-tradionais-italia

Vinho tinto – A carroça louca desfila pelas ruas do centro histórico com quase 3 mil frascos de vidro e palha, que são típicos aqui da região Toscana

Este ritual começou na época da República Fiorentina e acontece sempre no  4º sábado do mês de setembro.

 

carro-matto

A festa começou na época da República Fiorentina (que foi instituída em 1115)

Localizada a 30 Km da capital toscana,  Rufina promove o evento Bacco Artigiano, que dura 4 dias (começa na quinta, 3 dias antes do Carro Matto, e vai até o domingo).

Bacco-artigiano

O cortejo que desfila pelas ruas do centro histórico

 

bacco-artigiano

Exibição dos “sbandieratori” em frente ao Palazzo Vecchio

Carro Matto – O carro é puxado por bois brancos e acompanhado por um cortejo onde os participantes desfilam com roupas renascentistas e por jogadores de bandeiras, os sbandieratori.

 

carro matto

A chegada da carroça maluca na piazza della Signoria (foto fiorentini nel mondo)

 

carro-matto-firenze

Depois de receber a benção na igreja San Carlo, na via Calzaiuoli, o vinho é oferecido às autoridades que brindam à saúde do povo fiorentino.

 

Informações:

O cortejo parte às 15:30 do Palazzo di Parte Guelfa e segue para via Calimala, via Roma e Piazza San Giovanni, onde encontrará o Carro Matto. O vinho será benzido no sagrado do Dumo, de onde o cortejo prossegue pela via Calzaiuoli para chegar até a igreja San Carlo. A novidade desse ano é que o encerramento da festa não será na Piazza della Signoria, mas sim na Piazza della Repubblica.

 

Posts relacionados:

A colheita de uvas na Itália

Chianti Classico

Pratos típicos daToscana

Festas medievais na Toscana

 

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'O Carro Matto, uma festa tradicional' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.