carteira-de-motorista-brasileira

Carteira de motorista brasileira passa a valer na Itália

Desde que vim morar na Italia, em 2005,  ouvia dizer que estava pra sair a conversão da carteira de motorista. Esperei por anos, até que me encontrei numa situação de emergência: meu marido quebrou o calcanhar e precisou colocar gesso semanas antes das férias de verão, onde havíamos programado viagem de 1 mês com as crianças (1 e 4 anos). E ali vi que não podia mais esperar!  Me inscrevi numa auto-escola para lições teóricas e também práticas. Os exames são teóricos, com 40 perguntas onde é necessario marcar verdadeiro ou falso, num prazo de 30 minutos, onde o candidato pode cometer no máximo 4 erros, e os exames práticos. Aqui existe obrigatoriedade de aulas práticas de no mínimo 6 horas. Lembro que gastei cerca de 700 euros com o curso.  Ah, e felizmente consegui passar!!! Mas tem novidade para os brasileiros residentes na Itália pois acaba de ser aprovada a conversão da CNH.
dirigir-italia

A conversão da carteira beneficia brasileiros residentes na Itália, e não turistas

Acaba de entrar em vigor o acordo bilateral entre Brasil e Itália da conversão das carteiras de habilitação. O acordo, que prevê que o documento italiano tenha validade no Brasil, foi aprovado em outubro do ano passado e passou a valer desde o último dia 15 de janeiro. O acordo entre os 2 países vale para as carteiras A e B, não provisórias e em vigor.
CNH

Foto divulgação (site Detran)

 

Quem pode solicitar a conversão? Graças ao acordo, o brasileiro com residência legal e que esteja há menos de 4 anos na Itália  poderá pedir a conversão da carteira de habilitação sem refazer os exames teóricos e práticos de condução.  Quem mora na Itália há mais de 4 anos precisará se submeter a um exame. Ainda não foram divulgadas informações sobre de como será.
O que é necessário? O interessado precisa solicitar a conversão da CNH junto à motorrizzazione, órgão correspondente ao Detran, e  apresentar documento com tradução juramentada.  Não é possível solicitar a conversão caso a habilitação esteja vencida. O departamento vai informar todos os documentos necessários, que são documento de identidade (carteira de identidade italiana), permesso di soggiorno, fotografia 33 x 40 com fundo branco, certificado médico  (custa 30 euros),  pagamento de 2 taxas nos valores de  €10,20 e  € 32,00, em contas diferentes e preenchimento de documentos fornecidos no local, que são um modulo e uma declaração onde o requerente precisa assinar.
Onde fazer?  Na motorizzazione da região onde você mora. Em relação ao acordo com o Brasil é simples, pois tudo é feito direto na motorizzazione, não é necessário ir ao Consulado, como acontece com outros países.
Quanto tempo demora? A  motorizzazione não tem essa resposta. Eles não têm previsão de quanto tempo demora pois tudo vai depender do governo brasileiro, já que, de acordo informou a motorazzazione, esses documentos precisam ser encaminhados para o Brasil.
Importante: Para obter todas as informações sobre o procedimento para a conversão da carteira de habilitação,  acesse o site do Consulado.
Algumas pessoas assinalaram um problema informando que o modelo de CNH que consta no acordo é das carteiras emitidas entre  2006 a 2016 . Como o modelo da CNH foi alterado ano passado (passaram a apresentar marcas extras de segurança e o mapa do Brasil no canto superior),  não esta sendo reconhecido e portanto inválido.  Quem tem a carteira emitida em 2017 precisa aguardar a alteração do acordo. Assim que forem esclarecidos todos os detalhes atualizarei o post.
O Grazie a te está no Facebook. Clique aqui para curtir a nossa fanpage
carteira-motorista

Beatriz Altimari e a deputada Renata Bueno, que se empenharam para que o acordo fosse assinado

Uma das pessoas que mais se empenharam para que a conversão da carteira virasse uma realidade foi a minha amiga Beatriz Altimari, que vive aqui na Itália há 14 anos.  “Até o final dos anos 90 você chegava na Itália com a carteira brasileira e ela era convertida.  O acordo que permitia essa conversão não foi renovado e por anos os brasileiros precisaram fazer todos os exames e gastar dinheiro para obter a carteira italiana.  Há mais de 10 anos estávamos nesse luta! Desde 2010 que a Itália resolveu negociar novamente com os países e desde então estávamos tentando. Consegui reunir mais de 3 mil pessoas que mostraram-se interessadas na conversão.  Começamos a enviar email para as autoridades e falei com políticos de vários partidos. A maior dificuldade encontrada para isso se concretizar era a demora pra resolver, foi um processo muito longo. O problema é que tinha sumido a papelada do processo. O meu tio Du Altimari trabalha no Congresso como assessor  do Presidente Michel Temer  e eu pedi que ele me ajudasse. E aqui na Itália contamos com o apoio da deputada Renata Bueno.”

Beatriz criou um grupo no Facebook onde os brasileiros trocam experiências e relatos.  Para ficar por dentro de tudo, participe também clicando  aqui.

 

conversao-carteira

A brasileira Antonietta Marrone mora em Empoli há 2 anos. Ela esteve na motorizzazione de Firenze para solicitar a conversão de sua CNH (foto cedida por Antonietta)

Antonietta esteve na motorizzazione para obter informações e divide com os leitores do blog a sua experiência:

“Eu venho acompanhando essa questão e estava aguardando o acordo. Quando em outubro anunciaram que estava para sair eu me antecipei  e pesquisei no site da Embaixada Brasileira o nome de uma tradutora de Firenze. Hoje estive no Tribunal para buscar a minha tradução juramentada (paguei 50 euros e mais 16 euros de taxa, marca da bollo). Fui à motorizzazione e me informaram  que é necessário:  fotografia,  certificado médico, preencher um módulo e uma declaração. Depois que você dá entrada fica sem a sua habilitação.  Eu achei tudo muito simples, o que complica é apenas a expectativa de quando vai sair.”

 

Importante: Para obter todas as informações e esclarecer dúvidas sobre o procedimento para a conversão da carteira de habilitação,  acesse o site do Consulado Geral do Brasil em Roma e/ou informe-se na motorizzazione de sua região. 

Posts que podem interessar:

Apartamento em Firenze

Amor à distancia

Trabalhar na Itália 

Empreender na Itália

Pagar para sentar

Maternidade na Itália

20 atrações grátis em Firenze

Dicas úteis para quem visita a Itália

Bolzano, cidade com melhor qualidade de vida na Itália 

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Carteira de motorista brasileira passa a valer na Itália' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.