DSC_0023

Certaldo, bate-volta saindo de Firenze

Um excelente passeio para um bate e volta partindo de Firenze é a pequena cidade medieval de Certaldo, que dista apenas 50km da capital Renascentista. O acesso é fácil e você pode optar fazer o passeio de trem, num percurso que dura apenas 1 hora. Venha com a gente saber mais a respeito deste lindo burgo medieval  sobre as colinas do Val d’Elsa, circundado de oliveiras, ciprestes e parreiras.

Certaldo

 

Certaldo é um burgo que tem mais de mil anos e foi construído com tijolos vermelhos. A cidade toscana é conhecida por ser a terra do poeta e escritor Giovanni Bocaccio, autor da obra-prima Decamerão.

certaldo-toscana

A cidade é dividida em duas: na parte baixa fica o bairro residencial, com seu comércio, bares e restaurantes. Mas o que certamente mais interessa é a parte alta, um burgo cercado por muros medievais que circundam a colina. O acesso à parte alta pode ser de carro ou através do teleférico, num percurso que dura apenas 2 minutos.

cidade-medieval

Certaldo é uma cidade de origem etrusco-romana e a parte que mais surpreende é a alta, circundada por muralhas medievais. Aqui estamos saindo da estação de trem e indo pegar o teleférico para subir na parte conhecida como Certaldo alto

Quando a gente desembarca na parte alta logo se surpreende ao nos depararmos com as torres e castelos num cenário que mais parece um filme da Idade Média.
certaldo
A parte antiga da cidade é minúscula e a via Bocaccio, a mais importante, é em homenagem ao seu mais célebre morador. As casas são bem preservadas e ao longo da rua encontramos lojinhas de artesanato, principalmente cerâmica, restaurantes e bodegas que oferecem degustações das especialidades toscanas. Mas a vantagem de passear por Certaldo é que ela não faz parte da rota massiva de turistas.
burgo-medieval-certado
DSC_0950
palazzo-petrorio

O prédio mais importante da cidade é o Palazzo Pretorio com sua fachada decorada por brasões em pedra e terracota. A estrutura original da fortaleza é de 1200

O percurso de visitação dos museus inclui o Palazzo Pretorio, o museu de arte Sacra e a Casa Bocaccio. Com um bilhete único é possível conhecer as três atrações. A casa onde nasceu Bocaccio foi reconstruída após ter sido atingida na 2ª Guerra e hoje é sede de uma importante biblioteca. Bocaccio morreu no ano de 1375 e a casa onde viveu foi restaurada e atualmente funciona um museu.

certaldo-alto

Piazzeta del Vicario

certaldo

Nosso pit-stop foi na Osteria del Vicario. Vinho Chianti, petiscos toscanos, boa companhia e uma vista espetacular. Ah, a Toscana…

DSC_0009

certaldo-italia

Uma das antigas portas da cidade

burgo-medieval

Como quase toda a Toscana, a paisagem é poética. É fácil caminhar pelo burgo que tem praticamente a rua principal e esta estrada que beira a colina e presenteia os visitantes como uma paisagem inesquecível

DSC_0057

A atmosfera tranquila do burgo é encantadora… a cidade estava vazia e pudemos curtir cada cantinho da cidade

 

A vantagem de visitar Certaldo é que a cidade não é assediada por turistas como a sua vizinha famosa San Gimignano. Inclusive é possível visitar as duas cidades no mesmo dia, pois Certaldo fica a apenas 8 km de San Gimignano.

certaldo

certaldo-italia

O barzinho Dolce Vita é um charme e o Luca Leto recebe com o maior carinho. Aqui degustamos excelentes azeites e geleias

DSC_0055

Em Certaldo funciona a escola de cozinha da Giuseppina

certaldo-borgo

Em seu passeio pelo burgo não deixe de visitar a igreja de San Jacopo e Filippo, que é uma construção do século XIII e onde atualmente funciona um museu de arte sacra.

certaldo

 Sobre a obra Decameron

A obra foi dividida em 10 capítulos com 10 histórias em cada um, escrita de forma inovadora e realista entre 1348 e 1353. As histórias são contadas por um grupo de amigos que se isola em uma vila senhoril  para se proteger da peste que assolava Firenze por volta do século XIV.  Bocaccio foi um divisor de águas da literatura numa época em que as narrativas retratavam figuras divinas e temas que abordavam a religião. Em sua obra ele falava de relações humanas, traições, amores correspondidos e aventuras sexuais.

Come chegar a Certaldo:

Certaldo fica a 50 km de Firenze e a 40 km de Siena. O percurso de trem saindo de Firenze dura 1 hora e o bilhete custa 5,90 cada trecho. Chegando na estação de Certaldo você poderá ver a fortaleza sobre as colinas. Para quem quiser ir de ônibus pode procurar a empresa Sita (saída próximo à estação de Firenze) que oferece o percurso. O acesso até a parte alta pode ser de carro (trajeto dura 10 minutos) ou através do teleférico (funicolare) e o valor para ida e volta é de 1,50.

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Certaldo, bate-volta saindo de Firenze' have 3 comments

  1. 12 de janeiro de 2017 @ 22:59 Grazie a te / 10 motivos para escolher a Toscana como destino romântico

    […] sobre alguns dos românticos burgos medievais da Toscana, clique nos nomes a seguir:  Volterra, Certaldo , Pienza, […]

    Reply

  2. 3 de fevereiro de 2017 @ 14:04 Grazie a te / Uma relação de filmes girados na região da Toscana

    […] Decamerão, clássica coleção de novelas escritas por Giovanni Boccaccio, que viveu na cidade de Certaldo. Mas os castelos  toscanos escolhidos para as filmagens ficam nas cidades de Montepulciano e […]

    Reply

  3. 19 de fevereiro de 2017 @ 17:56 Grazie a te / 10 burgos medievais na Toscana que merecem uma visita

    […] Certaldo – Circundado por uma paisagem fantástica, o burgo de Certaldo tem mais de mil anos e possui […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.