Cioccolato

A rota do chocolate em Firenze

Ficou com água na boca apenas olhando a foto? É desse jeito mesmo, o chocolate é um alimento irresistível!

DSC_0048

E o interessante ó que a maioria das pessoas acha que o chocolate é um grande vilão da nossa alimentação. Mas não é bem assim. Quando consumido com moderação pode oferecer inclusive alguns benefícios à saúde. E quanto mais cacau em sua fórmula, melhor ainda.  É preciso que haja no mínimo 70% de pó de cacau em sua composição, ou seja, opte pelo chocolate amargo. Aqui vão alguns benefícios do chocolate: causa sensação de bem-estar,  ajuda na produção de antioxidantes, diminui inflamações crônicas e ajuda no controle do colesterol.  (consulte seu médico para saber a dose indicada e receber orientações.)

chocolate-italia

Aqui na Europa o chocolate ao leite é bem menos requisitado. Até as crianças consomem chocolate amargo e meio amargo

E agora que o outono chegou e as temperaturas diminuíram a gente não resiste a esta tentação! Preparei uma lista com endereços bem gostosos pra você se jogar  aproveitar a sua temporada aqui em Firenze. Prepare-se para este delicioso percurso:

Rivoire– local histórico, existe desde 1872. Ocupa posição prestigiosa na famosa piazza della Signoria. Imperdível o chocolate quente em dias de inverno. É lindissima a sua sala principal. Mesmo em meses de frio é possível escolher uma mesa do lado externo com vista para umas das praças mais bonitas da cidade.

chocolate

Migone– não é um dos meus chocolates prediletos mas faço questão de incluir o Migone porque as embalagens são exclusivas e bem originais, pois reproduzem alguns monumentos da cidade, como o Duomo de Firenze.  Suas vitrines coloridas são convidativas:  doces, torrone, balas e claro, chocolatinhos. Bem fácil de achar, fica numa esquina na via Calzaiuoli , 87 r (entre o Duomo e a piazza della Signoria).

Migone

Embalagens depapel que representam os principais monumentos da cidade de Firenze

Coccole – ótimo chocolate artesanal na região de San Lorenzo, com a sala de chá com decor vintage, em ambiente tranquilo e relaxante. Fica na Via Ginori, 55/57 R

Coccole

A Coccole é pequena mas o ambiente é aconchegante e o atendimento bem cordial

 

Venchi

A parede de chocolate na sorveteria Venchi, na via Calzaiuoli

Venchi – este é um histórico local que existe desde 1878. Além de chocolates, são famosos pelos sorvetes artesanais. Na parede, uma verdadeira cascata de chocolate derretido que não te deixa indiferente diante daquele espetáculo. Sua nova sede fica perto do Duomo, na via Calzaiuoli, 65

chocolate

Este é o chocolate quente do Chiaro Scuro (3 euros)

Chiaro Scuro– Ja falei sobre este local neste post aqui. Para quem esta nas proximidades do Duomo e quiser se aquecer com essa delícia, aqui vai um boa opção.

Cioccolateria Hemingway – é uma das chocolateiras mais conhecidas de Firenze. Servem gostosuras à base de chocolate, como crepes e cheesecake.  Estampas do escritor e muitos livros adornam o local, bastante intimista. Atenção aos preços! Fica em San Frediano, na piazza Piattellina.

 

chocolate

As belezas dos chocolates da Beduschi

Cioccolateria Beduschi – Assinado por Christian Beduschi, “The Chocolate Passion Project” é a sua proposta em oferecer chocolatinhos e sorvete preparados com produtos de excelente qualidade. A variedade é enorme e a apresentação dos chocolates encanta. Fica no Mercado Central de Firenze, em San Lorenzo.

 

fiera-del-ciccolato

E para quem visita Firenze em fevereiro/ março pode anotar: acontece por aqui a Fiera del Cioccolato reunindo os grandes artesãos da arte do chocolate! Em diversos locais da cidade você vai encontrar stands

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'A rota do chocolate em Firenze' have 6 comments

  1. 26 de novembro de 2015 @ 12:35 Luciana Rodrigues - Roma Pra Você

    Com esse friozinho, uma ótima pedida!

    Reply

    • 26 de novembro de 2015 @ 15:38 Denya Pandolfi

      Lu, boa desculpa pra gente comer sem culpa, vero? Bacione cara, Denya

      Reply

  2. 12 de janeiro de 2016 @ 13:53 Grazie a te / Onde comprar souvenirs de Firenze

    […] papel retratando o Duomo de Firenze) ou da Pasticceria Gilli! Falei sobre esses locais neste post aqui, dedicado ao […]

    Reply

  3. 11 de maio de 2016 @ 17:14 silvana

    Oi, querida! Você poderia dar uma dica de onde encontrar chocolates e doces finos a preços bem em conta por aí? Ou mesmo doceiras da região que prestem esse tipo de serviço.
    Você que já está ambientada, certamente conhecerá lugares que só os locais conhecem e que, embora não sejam especialmente bonitos, produzem produtos de alta qualidade e bons preços.
    Help!
    Estou considerando casar em Florença, mas ainda estou reunindo informações.
    Obrigada.
    Bjinhos

    Reply

    • 11 de maio de 2016 @ 23:10 Denya Pandolfi

      Oi Silvana, no outlet The Mall tem a Lindt (chocolates). Aqui existem as amêndoas confeitadas (confetti), bastante comum nas cerimônias, conhece? Escreva um email para o blog caso precise de qq coisa. 😉 Abs, Denya

      Reply

  4. 29 de abril de 2018 @ 15:11 Grazie a te / Melhores atrações de Florença: restaurantes, museus e pontos turísticos de Florença

    […] A rota do chocolate em Firenze […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.