olive

Colheita de azeitonas na Umbria

A região da Umbria é famosa produtora de azeite de oliva. A colheita das azeitonas geralmente acontece nos meses de novembro e dezembro. Ainda nunca participei mas espero em breve poder vivenciar essa experiência. Hoje na seção Amici Miei a querida Dóris Sochaczewski  conta como foi participar dessa atividade. Junto à família do senhor Luciano, italiano que produz azeite, ela ajudou a colher azeitonas de forma  artesanal nos campos de Todi. E a experiência –  que é trabalho, viu gente? –  é quase uma festa! Na pausa das atividades um almoço improvisado com panino e vinho tinto!  Venham ver que barato:

Doris

Doris colhendo azeitonas

Vamos acompanhar o relato da Dóris, que conta como foi o seu dia no campo e registra o que aprendeu com essa experiência: “Tem 3 tipos de oliveiras, que são consideradas as melhores.  E no campo geralmente eles misturam esses 3 tipos porque nem sempre todas dão, nem todo tipo se adapta ao clima e ao terreno. Por exemplo, na minha casa eu  tenho umas 30, 40 mas algumas não deram nem uma azeitona sequer enquanto  outras estão bem cheias.  Aprendi que é preciso manter as oliveiras baixas porque senão fica muito difícil na hora da colheita e é preciso  botar escada, é super incômodo; tem que podar. Outra coisa Sr Luciano me ensinou é que  quando começam a crescer aqueles galhos embaixo, convém cortá-los pra dar mais força para a planta. Me falaram também que eles colhiam as azeitonas mais para frente, tipo em dezembro. Mas com as mudanças climáticas estão colhendo cada vez mais cedo. E esta safra de azeite vai ser muito boa. Aliás vai ser um ano excelente seja para o azeite que para o vinho. E a gente fica muito feliz por isso!”
azeite-umbria

Dá pra trabalhar e se divertir!

A colheita é bem simples: “Coloca-se aquela rede embaixo, ao redor da árvore,  e vai com a mão mesmo colhendo as azeitonas, puxando. Elas caem, a gente colhe e depois coloca nos engradados. Depois vai direito para o frantoio para fazer o azeite.”

olive

vida-italia

Piquenique com pão e presunto: e por ironia não tinha azeite!

azeitona-azeite

E um grande viva à natureza!!!

 

Obrigada Dóris pelo relato e pelas lindas fotos enviadas! Sem dúvidas foi um dia feliz e divertido! 😉
Para que quiser conhecer a linda cidade de Todi, clique aqui .


About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Colheita de azeitonas na Umbria' have 2 comments

  1. 15 de agosto de 2016 @ 01:15 Dayane

    Que experiência magnífica!! E como faz para poder participar desta colheita??

    Reply

    • 23 de agosto de 2016 @ 17:02 Denya Pandolfi

      Ciao Dayane,Como vai?
      Sim, adorei a experiência! Quanto a participar da colheita, sugiro que vc contate a empresa perguntando se é possível. Eu estive a convite deles para o almoço. Abbraccio, Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.