antico-vinaio

Comer pelas calçadas de Firenze pode dar multa

Comer um panino em algumas ruas de Florença pode custar muito caro! Começou a vigorar no início desta semana uma lei que multa entre 150 e 500 euros quem comer sentado ou em pé em algumas ruas do centro.

 

antico-vinaio

A ordem do prefeito Dario Nardella não é uma medida punitiva, mas um impedimento, portanto, nesta primeira fase, a prefeitura decidiu não partir para a infração.  Ele enfatiza que a medida não é um castigo, mas um instrumento de bom senso e civilidade. As multas serão dadas para quem se recusar a sair com panino ou focaccia em mãos para comer em outro local. A proibição é em determinados horários, das 12 às 15 h e das 18 às 22h, no Piazzale degli Uffizi,  na Piazza Del Grano, via della Ninna e Via de’ Neri. A medida, que entrou em vigor no último dia 3 de setembro, vai até o dia 6 de janeiro de 2019.

 

antico-vinaio

Esta foto foi tirada antes da medida entrar em vigor. Comerciantes e residentes reclamavam que as pessoas sentadas nas calçadas atrapalhavam o acesso

 

Os desobedientes arriscam penalidades que podem chegar a 500 euros. A decisão da administração surgiu após os protestos de muitos comerciantes, em especial da Via de’ Neri (a mais famosa rua de street-food da cidade) que reclamavam que os turistas sentados em frente aos estabelecimentos acabavam obstruindo a entrada da clientela e deixavam muita sujeira no local.

Os melhores endereços de onde comer panino em Firenze

 

panino

É proibido  comer sentado na beira da calçada ou comer em pé, mas caminhando pode. Claro que a decisão está  causando muita polêmica, pois muitos alegam naquela localidade há poucos lugares para sentar, pois não há uma grande quantidade de bancos e  não há parques nas redondezas onde os turistas podem parar para fazer uma refeição. Para advertir os turistas, o Palazzo Vecchio imprimiu cartazes em italiano e em inglês que estão sendo distribuídos para todas as atividades comerciais explicando sobre a proibição e sobre as multas.

santo-spirito

Em Santo Spirito ainda é possível comer pelas calçadas. Mas é sempre bom lembrar que é preciso haver bom senso, educação e respeito pelo patrimônio

Fato é que a cidade de Florença, como muitas cidades italianas, sofre com o grande assédio de turistas que nem sempre respeitam as regras.  Falo sobre isso neste post  como é morar onde as pessoas passam férias.

 

Compre aqui o seu bilhete e evite filas:

Clicando aqui você poderá adquirir o ingresso que dá direito a visitar o Museu Uffzi, Palazzo Pitti e Giardini di Boboli saltando as filas.



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Comer pelas calçadas de Firenze pode dar multa' have 1 comment


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.