DSC_0816

Como preparar a mala para o outono europeu

outono
O momento de arrumar as malas para uma viagem sempre traz muitas dúvidas e dificuldades. E pensando em facilitar a vida de quem está vindo pra cá agora no outono, preparei uma lista e algumas dicas para tentar te ajudar. Uma das características da chamada meia-estação é que as temperaturas são mais baixas pela manhã e à noite. E se o dia estiver ensolarado nada de casaco; você vai precisar apenas de uma jaqueta leve durante o dia.
mala-outono
A primeira coisa a ser considerada é que você precisa ser prática e compacta, portanto, nada de exageros! Nem sonhe em achar que você vai precisar de dois looks por dia e muito menos que  precisa separar um look para cada dia. Durante uma viagem quase ninguém volta para o hotel para se arrumar antes de sair pro jantar.  E sim, você vai repetir roupas. Mas com criatividade e com o auxílio de acessórios poderá conferir aspectos diferentes a um mesmo look.

mala-de-outono

Então vamos lá:

1-Escolha uma mala retangular e com rodas. Não se esqueça que será provavelmente você mesma que terá que carregar e levantar a sua bagagem todo o tempo nos momentos de mudar de cidade e pegar trem (conselho: leve uma mala dentro da outra porque com certeza você vai querer comprar alguma coisa, por mais que diga que este não é o objetivo da sua viagem).
2-Selecione peças confortáveis e em cores neutras e coordenáveis entre si.
3- Traga apenas sapatos confortáveis. Lembre-se que você vai caminhar bastante e vai precisar de sapatos bem cômodos, esqueça o salto alto
4- Observe o material das blusas que quer trazer pois não significa que aquela blusa grossa vai te proteger do frio, prefira malhas de lã e caschemire.
5- Use roupas em camadas. Aqui as pessoas usam a expressão de se vestir como “cebola”, isto é, com uma blusa sobre a outra.
6- Caso esteja entre os objetos da sua lista de compras, deixe para comprar aqui botas de cano alto e perfumes (traga amostras e embalagens pequenas de cosméticos. Otimize o máximo que puder o espaço na mala.
7- Você provavelmente não terá muito tempo (e nem ânimo) para se preparar antes de sair para jantar. Para a noite, dê um upgrade na maquiagem e invista em acessórios statement
8- Traga camisetas segunda-pele de algodão para usar diariamente sob a blusa, malha ou camisa. Dessa forma você precisa lavar apenas aquela que está em contato com o corpo
9-Evite peças estampadas, que amassam e com cores difíceis de combinar entre si.
10- Não coloque na mala roupas que não gosta muito e que nunca usou pois certamente não será nesta viagem que você vai estreá-la.

 

preparar-mala-outono-europa

Caso não ocupe muito espaço na mala, selecione uma bolsinha para ser usada à noite

 

Peças  para uma viagem de 15 dias a 20 dias:
Peças íntimas (coloque-as em um saquinho separado para facilitar)
Pijamas
Produtos de higiene (separe nas necessaires por categoria: produtos para cabelo, maquiagem…)
Remédio
Camisetas de algodão segunda-pele (3)
Blusas (4)
Camisas (2)
Cardigan (2)
Malhas (2)
Calça jeans (2)
Calça de tecido (2)
Saia
Vestido (2)
Acessórios (cintos, lenços e meias grossas)
Sapatos (1 bota cano médio e 1 tênis)
Trench-coat
Jaqueta (1)
Casaquinho (1)
Leggings
Meia-calça grossa (1 preta e 1 de outra cor)
Sombrinha
Leve também uma sacola para as roupas sujas
Importante: leve em sua bagagem de mão uma lingerie e uma camiseta (em caso de emergência, caso a mala seja extraviada)
mala-de-outono

Mala para o outono: começando a separar as malas com as peças mais básicas

 

como-fazer-mala-outono

Dois cardigans e echarpes e lenços que podem ser usados com ambas as peças

look-outono

Leggins – conforto sempre! (foto divulgação)

dica-mala-outono

As malhas podem ser usados sobre camisas e blusas de gola alta (foto divulgação)

roupa-outono

Vestidos neutros podem ganhar meias coloridas e echarpes (foto divulgação)

shoes

Excelente pedida para viagem: os sapatos da Hogan. Inclusive você pode enfrentar a viagem de avião com um modelo desse tipo (foto divulgação)

Vou mostrar alguns looks que podem servir como fonte de inspiração pra você preparar a sua mala para o outono:

streetstyle
streetstyle-italia
DSC_0082
DSC_0485


About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Como preparar a mala para o outono europeu' have 48 comments

  1. 24 de outubro de 2014 @ 18:29 Dani Bispo

    Uau adorei! Nunca fui à Itália no Outono mas acredito que a temperatura seja bem semelhante à primavera.
    Para uma viagem de 15 dias sempre procuro levar uma mala pequena. Primeiro que detesto carregar peso, segundo porque evito ao máximo despachar.
    A pouco tempo uma amiga minha teve a mala extraviada pela TAP e passou os 15 dias tendo que comprar roupas e ainda quando voltou precisou entrar na justiça para receber o que gastou. Imagina o transtorno? Eu prefiro viajar com menos peças e se precisar comprar novas lá!

    bjs
    Dani Bispo

    Reply

    • 26 de outubro de 2014 @ 09:39 Denya Pandolfi

      Ciao Dani, bom que vc gostou do post! Eu também sou muito prática e sempre levo o mínimo e indispensável. Acho o outono mais frio que a primavera (os dias são mais curtos) e quando chove ou venta pode esfriar… O tempo tem estado estranho em td o mundo… Mas eu gosto do outono. Espero que vc venha nessa estação pq tb seus encantos. Beijos e um delicioso domingo, Denya

      Reply

  2. 24 de outubro de 2014 @ 19:02 Mirian Garbelotto Zangirolami

    Gente, que medo, estou indo pra Italia dia 31/10 e a TAP ja avisou que entrará em greve!!!! Pensou ficar 15 dias sem a mala!!!
    Este pos veio de encontro com meu objetivo, mas agora, ai , o que que eu faço?
    Obrigada
    Mirian

    Reply

    • 26 de outubro de 2014 @ 09:34 Denya Pandolfi

      Oi Mirian, td certo? Informe-se e fique por dentro dos seus direitos. Procure saber de todos os detalhes com antecedência. Saiba que as cias aéreas têm deveres em relação ao extravio de bagagem. Mas espero que corra tudo bem! Beijos e ótimo passeio. Denya

      Reply

      • 28 de outubro de 2014 @ 03:30 Anônimo

        Oi Denya. Estou indo dia 04/11. Adorei as dicas!! Monica

        Reply

        • 28 de outubro de 2014 @ 12:57 Denya Pandolfi

          Ei Monica, desejamos uma otima e tranquila viagem! E que vc aproveite bastante. Bjoca e obgda pela cia, Denya

          Reply

  3. 21 de agosto de 2015 @ 11:51 Dayla

    Adorei!! Bom mesmo seria se eu tivesse que arrumar minhas malas e partir…gostei tb de uns itens que vi aí!! rsrsrs ótimo para presentear a irmã rsrss..bjs

    Reply

    • 29 de agosto de 2015 @ 06:09 Denya Pandolfi

      Oi Dayla,
      Estamos esperando vcs de braços abertos!!! Sabia que ia ficar de olho em outras coisinhas, rsrsrs.
      Bj e saudade! D

      Reply

  4. 17 de setembro de 2015 @ 12:24 Nubia

    Amei o seu post Denya… simples e direto!!! Só fiquei na dúvida de uma coisa… vou por 20 dias em outubro para Napoli e ouvi dizer que lá as temperaturas não são muito baixas. Alguma recomendação em especial? Tipo, acha que devo cortar ou acrescentar algo a essa lista?

    Reply

    • 18 de setembro de 2015 @ 04:52 Denya Pandolfi

      Oi Nubia,
      Obgada. Sim… em Napoli as temperaturas são mais altas em relação à Milão e Firenze, por ex. Deixe as peças mais “pesadas” no fundo da mala, rsrs. Traga um casaquinho mais leve para quando estiver por lá e sempre peças onde vc consiga ir compondo de acordo com o frio (o tal vestir-se em camadas). O tempo anda meio estranho em tds os lugares, difícil prever. 😉
      Abs e um excelente passeio!!! D

      Reply

  5. 27 de setembro de 2015 @ 08:57 Ludmila

    Pois é, o tempo está meio doido mesmo, irei para a Itália no final de novembro, acho que já será inverno. Adorei o post! Bjs!

    Reply

    • 28 de setembro de 2015 @ 04:35 Denya Pandolfi

      Oi Ludmila,
      Obgada! Olha, novembro costuma ser frio… por precaução, traga ao menos um agasalho pesado. Curta bastante o passeio!!!! beijo e boa semana,Denya

      Reply

  6. 30 de setembro de 2015 @ 15:22 Theresa

    Eu amei o post…
    E já que você mora em Firenze, poderia me ajudar?
    Quando cheguei aqui era verão, então minha mala não tinha lá tantas coisas para o outono. Por exemplo, eu não trouxe botas. Agora esfriou e as botas estão fazendo falta… Você teria dicas de onde comprar aqui em Firenze?
    Fiz um giro rápido pela cidade, a loja mais fácil de encontrar foi a Batas, mas achei as botas pouco confortável para que vai passar o dia batendo perna. Fico em Firenze até dezembro e pelo menos uma vez ao mês aproveito para visitar um outra cidade ou país.

    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog! Estou sempre acompanhando, ele ajuda demais 🙂

    Beijos

    Reply

    • 1 de outubro de 2015 @ 23:12 Denya Pandolfi

      Oi Theresa, td bom?
      Acredita que sinto falta de uma loja bacana de sapatos aqui em Firenze? Ali na região da piazza Beccaria (via Gioberti) tem algumas lojas de sapatos. Acho que ali vc vai encontrar (a um preço médio, digamos).Mas como vc falou, não dá pra bater perna com sapato pouco confortável 😉 Depois avisa se conseguiu encontrar…
      Boa sorte e curta bastante a sua temporada por aqui.
      Abs,
      Denya

      Reply

  7. 4 de outubro de 2015 @ 17:01 Grazie a te / Streetstyle Firenze, outono

    […] O outono se anuncia com calma em Firenze.  Parecia que o frio havia anunciado sua chegada com alguns dias de chuva e ventinho frio no meio da semana. Mas ontem o sol voltou a brilhar e as temperaturas se elevaram…. E em pleno início de outubro as pessoas saíram de manga curta e pernas à mostra. A meteorologia prevê chuva fina e temperatura na casa dos 23 graus. Nessa período de clima incerto  fica difícil escolher o que vestir pois é comum que de manhã cedinho esteja bem frio e de repente abre o maior sol na hora do almoço. O negócio é usar sobreposições – vestir-se em camadas, aqui chamado “a cipolla” (cebola).  Para quem busca dicas sobre a mala de outono pode conferir aqui. […]

    Reply

    • 20 de agosto de 2017 @ 23:30 Lilian eidam

      Olá. Vou p Berlim dia 10.de outubro. Dia 19 em Munique. 22 em Veneza. 26 Florença. 27 Roma. 29 Porto. 2 em Lisboa. 4 Barcelona. 7 Madrid e 10 retornaremos p o Brasil. Preciso levar bota? Posso levar biquíni p ir na Praia de figueirinha da foz? Queria curtir uma praia…mas acho q vai estar friozinho…

      Reply

      • 26 de agosto de 2017 @ 23:13 Denya Pandolfi

        Oi Lilian, Td bem? Outubro já começa a esfriar aqui na Itália. Pode trazer bota, cano médio sem dúvidas! Não sei dizer sobre a temperatura nos outros países. Abraço e curta o máximo seu passeio. Denya 🙂

        Reply

  8. 7 de outubro de 2015 @ 04:17 Rafaela

    Demais o post! Estou indo pra Itália agora neste sábado e vou aproveitar as dicas! Uma pergunta: To arrasada pq parece que vai chover do dia que eu chego até o dia que irei embora. Como são as chuvas? Ainda é possível aproveitar? E as roupas? Obrigada! Abraços

    Reply

    • 7 de outubro de 2015 @ 21:29 Denya Pandolfi

      Oi Rafaela, esse período agora está sendo de chuvinha fina que dura bem pouco. Mas ainda não esfriou. Aconselho vc trazer ou comprar um “impermeabile”, que é a capa de chuva. Vms torcer para a previsão errar e vc poder curtir 😉 Bacione, Denya

      Reply

  9. 10 de dezembro de 2015 @ 13:03 Grazie a te / Como fazer a mala de inverno

    […] e externos. É um tal de tirar e colocar sem fim!  Prepare-se para isso. Já falei neste post aqui sobre a mala de outono e o vestir-se como cebola, que vale também para os meses mais frios e […]

    Reply

  10. 4 de abril de 2016 @ 14:01 Grazie a te / Mala para a primavera na Europa

    […] temperatura é grande e a solução é  vestir-se como cebola, ou seja, em camadas. Neste post aqui você pode pegar muitas dicas úteis, não deixe de dar uma olhada. Para quem quiser ver as […]

    Reply

  11. 1 de maio de 2016 @ 15:23 Deni

    Adorei seu post! Estarei indo para a Italia no dia 8 de novembro e ficarei ateno dia 25! E ainda nao tenho certeza quanto as roupas de frio! Estou muito indecisa!

    Reply

    • 2 de maio de 2016 @ 20:16 Denya Pandolfi

      Tudo bem Deni?
      Já postei aqui bastante streetstyle dos meses de outubro, novembro e dezembro e as malas para esta os meses mais frios. De acordo com o assunto que te interessa você pode ir fazendo as buscas. Certamente vai te ajudar 😉 . Um abraço e boa semana, Denya

      Reply

  12. 6 de agosto de 2016 @ 19:15 Rafaela

    Olá, Denya, tudo bom?
    Estou amando as dicas do seu site.
    Vou para Itália dia 24/09 e volto ainda no inicinho de outubro (chego em Milão e de trem vou para Veneza, Florença, Roma e Napoles). Essa é uma época de transição do verão para o outono, certo? Sabe me dizer como costuma ser o clima nesse período e o tipo de roupa que devo levar?
    Estou confusa porque tenho achado guias de verão ou outono, mas como é transição não sei…
    E como vou fazer muito percurso de trem com malas, estou com medo de levar coisa desnecessária pelo peso.
    Att,
    Rafaela

    Reply

    • 9 de agosto de 2016 @ 23:18 Denya Pandolfi

      Ei Rafaela, td bom? Acho que a mala de outono vai te ajudar bastante… impossível acertar 100% porque o tempo anda estranha e incerto no mundo inteiro. Vc vai precisar de casaquinhos para a noitinha… e é o período do ano onde a gente se veste como “cebola”. Veja também a mala de primavera 😉 Beijos, Denya

      Reply

  13. 11 de agosto de 2016 @ 00:07 Vania

    Demais!!! Obrigada pelas dicas práticas!!!
    Voce tem sugestoes para crianças tbm? Ou conhece algum site que eu poderia consultar?

    Reply

    • 11 de agosto de 2016 @ 15:56 Denya Pandolfi

      Obrigada Vania! Vc quer dicas sobre mala de criança? Se puder, escreva para o meu email que assim que eu puder te retorno. Abraço e ótimo dia! Denya

      Reply

  14. 17 de agosto de 2016 @ 22:53 Antonietta

    Obrigada pelas dicas….vou fazer um intercambio de 30 dias no campus magnolie na cidade de Marche muitos passeios inclusos 22 cidades…vou 28/09 a 29/10. Estudar de manha e passear a tarde. Sendo que 2 finais de semana vamos p/cidades mais distantes e ficar em hotel. O que nao posso esquecer de levar? Bjs!!!!

    Reply

    • 23 de agosto de 2016 @ 16:59 Denya Pandolfi

      Oi Antonietta, td bom? Acho que basicamante o que listei no post. Não esqueça de echarpes, super importantes para dar um up no visual e te ajudar quando o friozinho chega. Beijos, Denya

      Reply

  15. 31 de agosto de 2016 @ 00:52 aline

    Oi Denya. Pesquisei na net sobre o que vestir no outono na Espanha e descobri o seu site. Muito legal e adorei as suas dicas. Vamos eu e o meu marido fazer um cruzeiro pelo Mediterraneo por 8 dias , saindo de Barcelona no dia 15/10. Chegamos a Barcelona dia 12/10. Apos o cruzeiro vamos alugar um carro e descer ate Sevilha. Alem das roupas do Cruzeiro , as opções de roupa para o sul da Espanha seriam as mesmas : se vestir com sobreposição? ..bjs. Aline

    Reply

    • 31 de agosto de 2016 @ 20:54 Denya Pandolfi

      Ei Aline, tudo bom? O tempo anda meio estranho no mundo inteiro portanto é impossível prever como estará o tempo. Eu acho que deve considerar as sobreposições. So não sei se esse é um período de chuva naquela região (leve também um impermeável). 🙂
      Abraços e bom passeio,
      Denya

      Reply

  16. 31 de agosto de 2016 @ 23:35 Aline

    Oi Denya, tudo bem. Adorei seus posts, mas gostaria de um help. Eu e meu marido iremos fazer um cruzeiro pelo Mediterraneo de 15 a 22/10/16, mas chegaremos em Barcelona no dia 12/10. Após o cruzeiro iremos alugar um carro e descer até Sevilha. Retornamos dia 29/10. Será outono na Espanha. Que dicas vc me dá em relação ao que levar em um cruzeiro, visto que estará um pouco frio mas que não deixarei de levar um biquine..rsrs…beijos, Obrigada, Aline Silva

    Reply

  17. 9 de setembro de 2016 @ 20:55 Tássia

    Muito bom o post, Denya!
    Vou para Europa em Outubro (Roma, Berlim, Amsterdam, Bruxelas, Paris e Londres). Acredito que o clima seja parecido mas, como vou visitar países diferentes, tenho dúvidas de quais roupas levar.

    Reply

    • 9 de setembro de 2016 @ 21:13 Denya Pandolfi

      Ei Tassia,
      Alguns lugares costumam ser mais frios do que outros, como por ex, tem bastante diferença entre Paris e Roma. O jeito é se preparar para se vestir em camadas. Bom passeio e curta bastante! Denya

      Reply

  18. 17 de setembro de 2016 @ 19:45 Grazie a te / Vem chegando o outono

    […] Para quem vem passear em Firenze, aqui um post sobre o que fazer na cidade. Acho que pode interessar também  as dicas sobre como preparar a mala de outono (veja aqui). […]

    Reply

  19. 5 de outubro de 2016 @ 19:50 Bianca

    Vc sabe me falar como é o tempo em novembro na Itália? estou com medo de levar roupas de frio e passar calor lá. Obrigada e adorei seu site.

    Reply

    • 9 de outubro de 2016 @ 19:53 Denya Pandolfi

      Oi Bianca,
      Tudo bem contigo?
      Novembro começa a ser frio. Sugiro que você adote o jeito de vestir-se como “cebola” e vai tirando e botando à medida que for preciso.
      Abraço e curta bastante a viagem! Denya

      Reply

  20. 15 de outubro de 2016 @ 23:20 Marcia Vaz

    Oi, tudo bem?
    Estou indo para Italia dia 09/11.
    Ficarei 3 dias em Roma, 2 em Florença e 3 em Genova, onde pegaremos o navio de volta para o Rio/ Brasil.
    São 2 estilos de roupas, , estou levando um casaco de Pêlo de Carneiro até o joelho, é pesado ,tenho medo de sentir calor alem de carrega- lo durante o dia.
    Preciso do seu conselho, pois não conheço a temperatura nesta epoca, o vento é terrivel.
    Obrigada

    Reply

    • 17 de outubro de 2016 @ 12:29 Denya Pandolfi

      Oi Marcia,
      Tudo joia, obrigada. Entendo que vc quer estar bem vestida, mas acho que precisa se preparar para carregar o casaco (que com certeza é pesado). Como sou muito prática, optaria por algo diferente. Existem muitos casacos quentinhos e leves. Pense nessa possibilidade com carinho 😉 Bom passeio! Denya

      Reply

  21. 28 de outubro de 2016 @ 16:57 Grazie a te / O outono em Firenze

    […] em Firenze? Veja aqui as minhas dicas. Dicas sobre como preparar a mala de outono?  Confira aqui o […]

    Reply

  22. 9 de novembro de 2016 @ 11:43 Grazie a te / Streetstyle outono, Firenze

    […] Passei um tempinho sem postar fotos de streetstyle mas volto com alguns clicks feitos pelas ruas de Firenze nesses últimos dias.  No mês de outubro tivemos dias lindos de céu azul e temperaturas acima da média esperada.  O mês de novembro chegou sem muita diferença no clima até a semana passada, com muita chuva e desde segunda o friozinho passou a nos fazer companhia. As temperaturas esta semana devem ficar entre 10 e 14 graus durante o dia. Vale lembrar que nessa época do ano é bem mais fresco pela manhã e à noite. E para quem quer dicas sobre malas de outono, basta clicar aqui. […]

    Reply

  23. 3 de setembro de 2017 @ 01:36 ROSA MARIA FAÇANHA SAMPAIO

    Boa noite, Denya!
    Estou visitando seu blog pela primeira vez, e li algumas dicas sobre Florença. Estarei nessa cidade no dia 12 de outubro para um casamento em um castelo. O casamento será cedo, lá pelas 16:00 h. Mas, depois disso, haverá um momento para drinks em um jardim do castelo, antes da festa começar nos salões internos. Isso acontecerá entre as as 17:00h e as 19:00 h. Você acha que deverei usar algum agasalho por conta de possível frio, por cima do meu vestido? Penso que uma simples estola não resolverá, caso realmente faça frio. Qual sua opinião?
    Fico grata pela atenção e resposta.
    Antecipadamente grata!
    Rosa.

    Reply

    • 4 de setembro de 2017 @ 20:16 Denya Pandolfi

      Oi Rosa Maria, como vai? Você vai precisar de um casaqueto sim pois a partir das 18 já começa a ventar um pouco. Leve-o contigo (mesmo numa bolsa, vc pode até deixar no carro). Talvez vc pode usar a estola na cerimônia e depois , se o frio apertar, vc a substitui pelo casaquinho. Bom casamento! Abraço e espero que volte mais vezes por aqui. 🙂 Denya

      Reply

  24. 9 de setembro de 2017 @ 02:20 ALicia

    Adorei as dicas!

    Reply

    • 10 de setembro de 2017 @ 21:29 Denya Pandolfi

      Oi Alicia,
      Bom saber que tenhas gostado. Abraço! Denya

      Reply

  25. 19 de setembro de 2017 @ 00:32 Tania

    Olá! Estou indo para Portugal e Espanha no dia 1 de Outubro. Nunca fui para Europa, por isso se idéia do que levar. Vi que você não aconselha botas de cano alto, é isso?! Será que limitam muito a compra de roupas, mesmo retirando as etiquetas e usando o que comprar?! Antecipadamente, grata!

    Reply

    • 25 de setembro de 2017 @ 09:08 Denya Pandolfi

      Oi Tania, vc pode optar por botas de cano medio. Nessa época do ano (outubro) será mais adequado, principalmente considerando que vc vai pra Portugal e Espanha. Quanto às roupas: vc pode ir comprando e usando sem problemas ;)! Boas compras e bom passeio! Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.