Pennabilli 1

O conceito do slow travel

Uma das coisas que mais me surpreendem aqui na Itália é poder descobrir cidadezinhas que parecem perdidas (e que jamais havia ouvido falar ) que escondem tantas riquezas históricas e culturais. Não são lugares indicados pelos guias e não atraem multidões de turistas. Mas te encantam igualmente e te surpreendem… pois aqui falamos de sensações, de bem-estar, de absorver as belezas e deixar-se seduzir pelo ritmo de um lugar tranquilo.  Esta é uma gostosa opção de turismo slow travel,  um tipo de viagem que vai na contramão da frenesia de cidades entupidas de turistas que fazem filas para entrar nos museus e igrejas e precisam aguardar uma eternidade em alguns lugares até que vague uma mesa na hora da refeição. Aqui você não vai seguir o destino das massas, não vai estar visitando um lugar pensando no horário marcado para explorar a próxima atração e nem se estressar  em ter que chegar cedinho para conseguir entrar naquele famoso museu com filas intermináveis. Aqui você vai esquecer do relógio e de muitas obrigações…

Pennabilli

Slow travel – O prazer em viajar saboreando cada momento, sem pressa

A Itália tem uma infinidade de lugares que representam o slow travel , movimento que em minha opinião é quase uma filosofia de vida. É tão gostoso poder fazer um passeio mais tranquilo, trocar uma ideia com os moradores, conhecer os costumes locais e  poder apreciar a culinária genuína dessas cidadezinhas.
Mesmo que a sua preferência seja por cidades mundialmente conhecidas acredito que vale muito a pena reservar ao menos um dia e buscar um lugarzinho mais alternativo e sossegado onde você vai poder absorver a cultural local. Um excelente exercício para relaxar a mente.
Pennabilli 1

Pennabilli está situada na Alta Valmarecchia , a 630 metros de altitude, e é de origem etrusco-romana

A serena Pennabilli é assim. A cidade faz parte da província de Rimini e fica na divisa entre duas regiões . Atualmente pertence à Emília Romagna mas até o ano de 2009 fazia parte da região Le Marche. Pennabilli  foi edificada sobre as rochas de Rupe e Roccione. Seu aspecto urbano deve-se à união de dois antigos castelos, o de Penna sobre o Roccione e o de Billi, sobre a Rupe.

Pennabilli

Imaginem que Pennabilli é um burgo com menos de 3 mil habitantes e que tem uma vida cultural de fazer inveja a muita cidade grande. Nos meses de maio e junho o evento Artisti in piazza reúne na pracinha da cidade os amantes do teatro, música , performances circenses, leitura e dança.  E em julho acontece a Mostra Nacional de Antiguidades , uma das mais relevantes da Itália  e famosa para quem é do setor que existe há 45 anos.Dentre os museus da cidade estão o Museo Diocesano, Museo Diffuso i luoghi dell’anima, Museo Naturalistico, Mateureka, que conta a história do cálculo e da matemática através de objetos originais e Associazione Fondazione Tonino Guerra.

Pennabilli 4

Flanar pelas ruelas e se deixar levar pela tranquilidade do lugar é uma deliciosa forma de absorver um pouco e compreender o ritmo de cada lugar

nonni

A praça Vittorio Emanuelle concentra a sorveteria e alguns restaurantes. Olhem que fofas: as amigas se encontraram ali para tomarem um gelato juntos… O papo tava era bom…

slow travel

O Duomo, edificado no século XVI, conhecido como Catedral de San Leone

 

Pennabilli
 Pennabilli é um desses lugares que te fazem refletir sobre o ritmo de vida que levamos hoje em dia…. A sensação que tive ao visitar o vilarejo é a de estar num bairro residencial de uma cidade do interior, onde todas as pessoas se conhecem.
Pennabilli

O lago Andreuccio é uma das atrações da cidade. A natureza local é outro ponte forte. São parques bem cuidados excelentes para uma caminhada ou piquenique

Pennabilli blog

O dia terminou com um lindo pôr do sol… Energias recarregadas e recordações inesquecíveis!

Como chegar

Para essas cidades menores sugiro fazer o passeio de carro. Infelizmente não existe estação ferroviária em Pennabilli. A mais próxima fica em Rimini. Dali, as linhas 160 e 161 da Tram Rimini, saindo da estação, fazem o percurso até Pennabilli. Os bilhetes são adquiridos nos bares e  nas “edicolas”. Para informações clique aqui.

Pennabilli fica na costa leste da Itália, a apenas 22 Km de San Leo, 33 Km de San Marino, 45 Km de Rimini e a  60 Km de Anghiari (Arezzo, Toscana).

E’ bello se puoi arrivare in un posto dove trovi te stesso. (Tonino Guerra)

“É lindo poder chegar a um lugar e encontrar com você mesmo.”  Esta frase é do poeta e artista Tonino Guerra (1920- 2012), um dos célebres cidadãos de Pennabilli.

 

Posts que podem interessar: 

Urbino, joia do Renascimento

Trastevere, o charmoso bairro de Roma

Qual o melhor período do ano para visitar a Itália? 

Eataly

Como transportar vinhos na mala

Via de’ Neri, a rua do streetfood

Um passeio em Castellina in Chianti

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'O conceito do slow travel' have 14 comments

  1. 23 de agosto de 2015 @ 14:28 Roberto Gama

    Muito bem feita.

    Reply

    • 29 de agosto de 2015 @ 06:10 Denya Pandolfi

      Caro Roberto,
      Obgada pela msg e pela visita ao blog… volte sempre! 😉
      Abraço e bom final de semana,
      Denya

      Reply

  2. 16 de setembro de 2016 @ 16:10 Tânia Fragoso

    Denya adoro seu blog. Acompanho diariamente seus posts , e as fotos publicadas, na esperança de qualquer dia torne real esse meu sonho de viajar pelo interior da Itália , prá curtir todos esses cantinhos e lugares que você nos mostra. Seria ótimo uma excursão slow travel com uma guia como você. Porque não pensa a respeito ?

    Reply

    • 29 de outubro de 2016 @ 12:30 Denya Pandolfi

      Querida Tania,
      Como vai? Desculpe mas não havia visto essa mensagem tão carinhosa. Quem sabe um dia não me aventuro a organizar alguns passeios? Vamos ver ;)… Abraço e um excelente final de semana! Denya

      Reply

  3. 11 de novembro de 2016 @ 14:28 Grazie a te / Urbino, joia do Renascimento

    […] Km Arezzo– 106 Km  Riccione – 55 Km San Marino – 47 Km  San Leo –  55 Km Pennabilli – 56 […]

    Reply

  4. 28 de maio de 2018 @ 10:32 Grazie a te / 20 atrações grátis em Firenze pra você curtir a cidade

    […] O conceito do slow travel […]

    Reply

  5. 26 de junho de 2018 @ 09:24 Grazie a te / A feira Le Cascine acontece todas as terças-feiras, durante todo ano

    […] O conceito do slow travel […]

    Reply

  6. 15 de agosto de 2018 @ 17:15 Grazie a te / Enoteca Vinandro, na praça Mino, coração de Fiesole

    […] O conceito do slow travel […]

    Reply

  7. 31 de agosto de 2018 @ 21:49 Grazie a te / Viajar de trem na Itália é fácil, prático, econômico e seguro

    […] O conceito do slow travel […]

    Reply

  8. 1 de setembro de 2018 @ 17:49 Grazie a te / Santarcângelo di Romagna, burgo cool e moderninho da Emília Romanha

    […] Pennabilli – 38 Km/ 37 minutos […]

    Reply

  9. 7 de setembro de 2018 @ 11:26 Grazie a te / Os melhores endereços de Firenze para comer panino

    […] O conceito do slow travel […]

    Reply

  10. 23 de outubro de 2018 @ 10:41 Grazie a te / O enoturismo na Toscana, estilo de turismo que tem o vinho como protagonista,

    […] O conceito do slow travel […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.