opera

Cooking class com ópera no Chianti

Imaginem esses elementos: cooking class nas belas colinas do Chianti precedido de um caprichado jantar ao ar livre, onde os participantes colhem verduras e ervas frescas na horta. E a sobremesa, também preparada durante a aula de cozinha, servida durante a apresentação de algumas óperas italianas e ao som da harpa.  Essa é a experiência proposta pelo  Opera in the kitchen, idealizado por Lucrezia Cannito,  um projeto que une as tradições culinárias  às melodias das mais lindas óperas italianas numa maravilhosa location. Mais que um curso de cozinha, uma inesquecível experiência que compartilho neste post com vocês.

 

toscana

Opera in the kitchen, gastronomia e música em harmonia com a natureza

 

A experiência começa na horta, que fica a poucos passos da casa onde vive Lucrezia e onde funciona a escola de cozinha. Éramos em 7 participantes: um casal americano, outra canadense e 2 jornalistas italianas. Com orientação de Lucrezia, que nos mostrou e explicou sobre os produtos que  são cultivados na horta, colhemos folhas verdes, ervas, tomate, flor de abobrinha, cenoura e abobrinha.

opera-in-the-kitchen

Em companhia de Lucrezia, ao meu lado à direita, começamos colhendo a matéria-prima para os pratos que preparamos

horta

opera-in-the-kitchen

Todos os ingredientes usados no curso de cozinha, como as verduras, frutas, ovos, azeite de oliva, geleias , vinho e queijos são a Km 0 pois são produzidos no próprio local ou nas propriedades  vizinhas

 

Começamos cortando as verduras e os tomates. A cenoura e a abobrinha serviram para a preparação  das tortinhas de legumes assadas  e os tomates para fazer o molho da nossa massa. Depois passamos à preparaçao do tiramissu de pêssego, preparado em porções individuais, que logo foram para a geladeira.

 

cooking-class

Receitas e tradições culinárias italianas

 

massa-italiana

Tagliatelle? Temos!!!

O momento da preparação da massa era o mais aguardado por todos. Lucrezia utiliza 3 diferentes tipos de farinha. Fizemos ravioli e tagliatelle.

 

opera-in-the-kitchen

Durante a lição de cozinha Lucrezia tira as dúvidas e dá algumas dicas sobre a gastronomia italiana. Lucrezia é da Puglia mas vive na Toscana, onde há quase 3 anos criou este adorável projeto

 

toscana-chianti

O chef Marco Vitale, que colabora com Lucrezia, dando os últimos retoques na preparação da mesa de jantar

Antes do jantar, aperitivo com prosecco de Valdobbiadene. Foram servidos flores de abobrinha e pão torrado (fettunta) com azeite extra-virgem de oliva by Opera in the kitchen.

cooking-class

flor-de-abobora

Após o nosso happy-hour, momento de curtir um delicioso jantar ao ar livre.

toscana

 

cooking-class

De entrada, tortinha de verduras e como “primo” ravioli com molho de tomate

 

tagliatelle

Momento de experimentar a outra massa que preparamos, tagliatelle com molho pesto

E o momento da sobremesa, que nesse dia foi tiramisù de pêssego, é regado à uma comovente apresentação musical. Emoção e privilégio! Pra quem quiser ver mais sobre esse dia especial, confira no highlights do Instagram @grazieateblog clicando aqui.

opera

Bálsamos para alma. Ocasião para confraternizar, relaxar, aprender, apreciar e se emocionar com a música e ser grato à natureza

 

opera-toscana

Floriandre Dezaire na harpa e a soprano Chiara Panacci

 

Obrigada pelo convite Lucrezia, adorei ter vivenciado essa experiência única e inesquecível!

 

Opera in The Kitchen, por Lucrezia Cannito

Via Campoli, 18

San Casciano in Val di Pesa (Firenze)

Para reservas e mais informações: clique aqui 

 

Posts que podem interessar:

 

Qual a melhor epoca do ano para visitar a Itália?

 

Vida na Itália

 

10 bate e voltas saindo de Firenze

 

Casamento na Itália

 

Viajar de trem

 

Menu do dia- dicas para não gastar muito

 

Aperitivo, happy-hour à italiana

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Cooking class com ópera no Chianti' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.