cibo vegano

Cookstock – vinho e gastronomia na Toscana

Uma das características mais marcantes quando nos referimos à Itália é a sua rica cultura enogastronômica. E vocês nem imaginam quantos eventos ligados à arte do comer e beber bem acontecem por aqui!

Neste final de semana estive na segunda edição do Cookstock, em Pontassieve. A cidade, que conta apenas com 20 mil habitantes, esteve super movimentada e durante 3 dias pelas suas ruelas e pracinhas muitos stands e food trucks com degustação de produtos típicos de excelência, cooking shows, exposições artísticas e muita música ditaram o ritmo.

Pontassieve Firenze

Pontassieve é um localidade tranquila que fica a 15 minutos de Firenze. Aqui a igreja de San Martino e as ruas do centro histórico

gastronomia

unnamed-12

A praça Vittorio Emanuele completamente lotada

Adoro as festas de “paese” (como chamam aqui, que significa cidade pequena,  ou vilarejo). São famílias inteiras com crianças, jovens e nonnos com o mesmo objetivo: se divertir e saborear as delícias típicas da culinária local. Esses eventos são interessantes pois nos possibilitam absover e conhecer um pouco sobre as tradições e costumes através da gastronomia.

unnamed-2

Aqui pudemos ver como faziam o testaroli, uma espécie de panqueca, tradição da cidade toscana de Carrara. E sabe com qual acompanhamento? Com Nutella!!!! Uhmmmm

vinho italiano

Salute!!!

gastronomia italiana

Cooking show – A criativa chef Entiana Osmenseza preparou um prato especial: ravioli di polenta con figos em plena ponte medicea (foto: divulgação Cookstock)

comida de rua

Comida de rua- Mariscos (que eram servidos em cones de papel), geleia biologica e risotto

A descontração é o ponto marcante desses eventos, onde a comida de rua de qualidade e o vinho protagonizam momentos de alegria e confraternização.

food truck

Doces napolitanos da Mignon… uma delícia!

As ruas da cidade ficaram completamente lotadas! Alguns estabelecimentos colocaram stands nas calçadas,  já que as ruas estavam fechadas ao trafego de veículos.  E por falar em veículos, os food trucks fizeram o maior sucesso! O de mariscos fritos foi um dos mais requisitados. A espera era longa e desanimadora… (tomara  que ano que vem aumentem o numero de food trucks visto o sucesso e o grande movimento registrado).

Panino
Da tradição italiana, panini, piadina, pizza, risotto dentre muitas outras gostosuras, que podíamos adquirir seja nos stands, nas estabelecimentos da cidade ou nos foodtrucks, que ficaram na pracinha central da cidade, onde foram colocadas as mesas. Cada um escolhia a sua refeição e dividia o tavolone.

comida italiana

Alguns dos stands: o primeiro com produtos orgânicos e a Km 0, a pizza, que não podia faltar e um stand que vendia vinho e queijo pecorino, que vai muito bem com pera

unnamed-10

A schiacciata con l’uva, um doce tipicamente toscano que encontramos principalmente neste temporada da vendímia

Quem simpatiza por programas do tipo não pode perder as “sagras” (festas que acontecem geralmente nas praças ou nas ruas da cidade onde o ponto alto é a degustação de pratos típicos locais) que existem de norte a sul da Itália.

E caso queiram conferir os eventos deste mês de setembro aqui na Toscana, basta clicar aqui.



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Cookstock – vinho e gastronomia na Toscana' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.