roma-coppede

Coppedè, em Roma

Sempre tive a maior curiosidade de conferir de perto as construções em estilo Liberty do Coppedè em Roma, que fica no bairro de Trieste.  Como não é perto de nenhuma atração de grande interesse, acabava adiando a minha visita ao local.  Essa é uma meta insólita e fora dos roteiros turísticos, passeio para ser feito por quem já esteve nas principais atrações da cidade e tem vontade de explorar uma Roma mais alternativa.

 

liberty

Os “Palazzi degli Ambasciatori”

 

madonnina-coppedè

Na esquina a Madonna con Bambino

 

A gente começa a explorar o bairro pela via Dora, que  conduz à Piazza Mincio.  Quem nos dá as boas-vindas é o   grande arco ornado com máscaras e afrescos com cavaleiros medievais com ao centro um maravilhoso lampadário em ferro fundido, sob os “Palazzi degli Ambasciatori”.

 

coppede

Estilo Liberty, características do Barroco e também da arquitectura medieval estão presentes no complexo de Coppedè

Quando estive em Roma e reservei uma manhã para ir até o local.  Quem me acompanhou no meu passeio foi a querida Ana Venticinque, do blog Vou pra Roma.  Pegamos o Tram na estação Flaminia, na Piazza del Popolo, e depois de 20 minutos desembarcamos na Piazza Buenos Aires. Dali, basta caminhar por 5 minutos e você já vai ser capaz onde fica o complexo com construções Art Nouveau.

coppede

 

A incrível região do Coppedè  surpreende os visitantes por sua beleza! O Coppedè é um complexo formado por cerca de 40 construções. São palácios e casarões que desenvolvem-se em volta da Piazza Mincio. Seu criador  foi o arquieteto e escultor fiorentino Gino Coppedè, que dedicou-se a sua realização provavelmente entre 1915 e 1927.

fontana-delle-rane

A Fontana delle Rane , na Piazza Mincio, construída em 1924

fontana-delle-rane

fontana-delle-rane

A Fontana delle Rane, que quer dizer Fonte das Rãs

 

Coppede-Roma

Riqueza arquitetônica onde impera o estilo Liberty

I Villini delle fate são 3 casarões que possuem o muro em comum. As 3 construções rendem uma homenagem  à Firenze, Roma e Veneza através de símbolos e personagens que recordam cada cidade.

 

coppede

I Villini delle fate, riqueza nos detalhes

O bairro é residencial e conta com escritórios e Embaixadas, como as da África do Sul, Bolívia e Marrocos.
bairro-copede

O Palazzo del Ragno ( O Prédio da Aranha)

 

Vale a pena visitar este cantinho da cidade? Olha, o Coppedè resume-se a poucas ruas e sem opções de bares, restaurante ou comércio.  Para os amantes do Art Nouveau e de arquitetura é realmente um programa interesse. Avalie o que você vai deixar de conhecer para dedeicar-se a um passeio aqui pelo Coppedè. Se já visitou as principais atrações de Roma  e busca um tour  menos turístico, certamente vais gostar!

 

Como chegar:

Tram número 3 ou 19 – saltar na Piazza Buenos Aires

 Vai visitar Roma? Que tal um programa vip e inusitado? Coliseu subterrâneo à noite? Informações e bilhetes aqui

 

Posts que podem interessar:

Inverno em Roma

A síndrome de Stendhal 

Aldravas italianas

Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?

Cortona, sob o sol da Toscana



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Coppedè, em Roma' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.