DSC_0076

Degustação de vinhos e azeites na Toscana

Um dos programas preferidos dos brasileiros que visitam a Toscana é participar de uma degustação de vinhos, já que a região é famosa produtora de excelentes rótulos. Na capital, Firenze, existe uma grande quantidade de “adegas” até mesmo no centro da cidade onde você poderá vivenciar esta experiência. Mas nada se compara a um passeio pelos arredores para conhecer de perto onde são produzidos os vinhos e saber um pouco da sua história.

toscana

Uma das vantagens do local é que não está na rota da maioria dos turistas, portanto oferece atendimento mais intimista e muito acolhedor. Esta é a vista que temos ao redor, um espetáculo!

O cenário por si só já pode valer o passeio: ciprestes, vinhedos, oliveiras e construções seculares. Podemos inclusive conferir o processo de engarrafamento e passear pelas enormes barricas. Mesmo que você não seja um grande entendedor do assunto te garanto que é um passeio que vale a pena.

degustação-vinho

Degustação de vinhos e azeites

Vou falar hoje sobe a vinícola Fèlsina, localizada em um belo cenário na região do Chianti Clássico. Ali, tão importante quanto o vinho é a produção de azeite de oliva, que é de quatro variedades.

degustaçao

A empresa pertence à família Poggiali, que desde 1966 dedica-se à vinicultura. Dentre os vinhos que produzem, além do Chianti Clássico estão Fontalloro e Rancia, com uvas 100% sangiovese, I Sistri, Maestro Raro, Vin Santo e  Spumante Brut.

vinho

 

A vinícola ocupa uma posição super privilegiada: é localizada entre o Chianti e Le Crete Senese, na direção de Montalcino e apresenta uma particularidade: variedade de clima, de paisagem e de terreno. Os seus vinhedos se caracterizam de solos e microclimas diferentes, únicos em suas individualidades.  Este contexto justifica a escolha da família Poggiali de vinificar a uva Sangiovese em pureza. Esta é a principal uva da Toscana e confere aos vinhos elegância, versatilidade, acidez e complexidade.

 

vinicola-toscana

Degustação significa poder beber com atenção, em local adequado para perceber o sabor e o aroma. A degustação compreende três etapas, que estimulam os sentidos visual, olfativo e gustativo de quem experimenta o vinho

O valor para degustação é de 15 euros por pessoa e inclui 4 vinhos tintos , um branco, o Vin Santo e os azeites. Marco fez questão de nos apresentar o Spumante Brut Rosè, que merece atenção especial: são dois anos de refermentação em garrafa e alguns meses de afinamento com uvas sangiovese , associadas à Pinot nero e Chardonnay.  A degustação começa na enoteca mas inclui também  um tour guiado.

vin-santo

Este Vin Santo, que é um vinho doce servido no final da refeição, é um dos melhores que já experimentei na vida! Claro que adquirimos uma garrafa (25 euros)

azeite

vinicula

Fèlsina , uma propriedade tipicamente Toscana com raízes medievais. A empresa produz 400 mil garrafas por ano

A filosofia da empresa – “Como todo bom agricultor a nossa principal preocupação é defender a fertilidade natural da terra, que colocamos em prática mantendo uma mente aberta às novidades, sem excessos, e trabalhando em um contexto de experimentos que vai da biodinâmica às mais modernas tecnologias e inovações disponíveis em nível mundial”.

degustacao-vinho

Chave de outros tempos…

casar-italia

 

Fèlsina fica a 75 minutos de Firenze e a 15 minutos de Siena.

Caso não disponha de muito tempo, reserve ao menos meio-dia para o passeio que inclui degustação – mas inclua em seus programas caso venha visitar a Toscana.

Fèlsina– via del Chianti,101

Castelnuovo Berardenga, Siena

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Degustação de vinhos e azeites na Toscana' have 8 comments

  1. 12 de maio de 2014 @ 23:14 rakell (@rakell)

    Maravilhoso post! Muito instrutivo para os que estão em busca de um roteiro como esse na Toscana.

    Reply

    • 13 de maio de 2014 @ 22:57 Denya Pandolfi

      Oi Rakell, muito obrigada!!! Espero que sirva também para o seu próximo roteiro aqui na Toscana, rsrsrs. Grande beijo e td de bom! D

      Reply

  2. 13 de maio de 2014 @ 20:05 Anônimo

    Denya, amei!!! Bateu uma saudade da Itália…
    Beijo da Tia Gata

    Reply

    • 13 de maio de 2014 @ 22:58 Denya Pandolfi

      Amada, não achas que está passando da hora de voltar para um passeio por aqui? Saudade! Obgda pela msg. Mil beijos com carinho, Denya

      Reply

  3. 10 de janeiro de 2016 @ 23:59 Gabriela

    Ola muito completo e informarivo obrigada e parabens! Estou a caminho de Firenze e gostaria de fazer uma degustacao voce tem indicacao de como proceder? Aguardo obrigada

    Reply

    • 11 de janeiro de 2016 @ 11:42 Denya Pandolfi

      Oi Gabriela, obgada pela msg! Existem muitas degustações aqui na Toscana. Depende das visitas que quer fazer e dos vinhos que você quer experimentar. Veja na internet se os rótulos que voce gosta oferecem degustação (a grande maioria sim). Forte abraço e excelente passeio! Denya

      Reply

  4. 7 de março de 2016 @ 20:30 Luci

    Olá Denya, tudo bem? Estou morando em Milão e receberei amigos queridos aqui e queríamos levá-los a Firenze… Além da cidade, gostaríamos de fazer uma degustação de vinhos. Infelizmente não temos muito tempo. Você poderia nos indicar algum lugar.
    Desde já agradeço

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.