gastronomia

Dicas úteis para quem visita a Itália

É comum que os turistas que visitam a Itália confundam os estabelecimentos e encontrem dificuldade na hora de adquirir alguns produtos, principalmente do gênero alimentício. E para complicar, algumas palavras que conhecemos são empregadas aqui na Itália com sentido um pouco diferente. É interessante reparar que eles colocam nas placas o tipo de atividade, tipo alimentari, ou salumeria, por exemplo.  Para ajudar a esclarecer e facilitar a vida dos viajantes preparei este post explicando o emprego de algumas palavras informando também onde é possível encontrar alguns produtos. Com certeza vai te ajudar a se virar por aqui:
alimentari

Esta é uma alimentari com produtos tipicamente toscanos

Bar – a utilização refere-se quase sempre ao local onde se toma um café ( e aqui você toma o cafezinho nos balcões,  em pé mesmo). Nos bares aqui na Itália também servem bebidas alcoólicas mas a palavra é usada sobretudo quando nos referimos a tomar café. Os bares são praticamente pontos de encontros e estão sempre cheios, especialmente pela manhã, pois é uma mania italiana tomar café no bar. Claro que nos bares encontramos também doces, biscoitinhos, salgadinhos e no horário do almoço alguns servem “primo” (pasta) ou na maioria das vezes expõem pratos já preparados. Dica para os que querem economizar: peça e tome seu cafezinho no balcão mesmo. Lembre-se que ao utilizar a mesa é capaz que o preço dobre ou dependendo, triplique de valor. Quem quiser saber mais sobre onde tomar um delicioso café em Firenze pode saber mais lendo este post aqui.

Cafe da manha na Italia

gastar pouco Italia

No tabacchi é onde você encontra os bilhetes de ônibus locais que circulam na cidade. Alguns bares também funcionam como “tabacchi” e a placa do lado externo com um T” vai te ajudar a identificar este tipo de estabelecimento

Tabacchi – acertou quem associou à palavra tabaco. Este é o lugar que vende cigarro, charuto e aquelas raspadinhas. E preste atenção: é no “tabacchi” onde você pode adquirir os bilhetes dos ônibus locais. Vendem também selos para cartas e postais e cartões telefônicos (será que alguém utiliza ainda?). Você vai identificar o local também pelo T grande na porta dos estabelecimentos.

forno

Um “forno” ou “panificio”

 

Forno – se você passar perto de um ” forno” garanto que vai sentir um aroma irresistível de pão. Apesar de não ser costume por aqui o consumo do pão francês é possível substitui-lo pela baguete.  No forno é onde você vai encontrar uma variedade enorme de pães e biscoitinhos. Para os desavisados: aqui na Toscana o pão tem pouquíssimo sal e possui a crosta crocante. Outra variante para forno é panificio e panetteria.
Pasticceria

Pasticceria seria quase sinônimo de perdição… Algumas servem também bebidas, como cafés e drinks

Pasticceriapasta em italiano pode significar também aquelas tortinhas doces, geralmente com cobertura de frutas (o famoso “tartelete”). Aqui você vai encontrar doces, biscoitinhos e uma infinidade de guloseimas. E para quem não sabe: os doces aqui na Italia não são enjoativos pois são preparados com muito menos açúcar  do que os doces brasileiros e as massas são bem delicadas. Da série: você vai comendo e nem vai percebendo. Portanto,  vá com cuidado… 😉
Alimentari

Esta alimentari fica na via del Parione . Os proprietários preparam um dos mais gostosos “panini” de Firenze. Aqui você encontra produtos frescos e de excelente qualidade… e vinho, obviamente

Alimentari – aqui você vai poder comer um panino e tomar uma tacinha de vinho, geralmente vendidos também em garrafas. Alimentari é basicamente um mini-market pois vendem também pacotes de massas, molhos e enlatados, biscoitos confeccionados. Muitos turistas se abastecem de garrafas de água nesse tipo de estabelecimento pois no centro da cidade existem poucos supermercados. Podem chamar também de gastronomia. E se o seu interesse é saborear apenas o “panino” existe também a panineria. Já dei a relação com os melhores endereços sobre onde um excelente panino em Firenze. Entre aqui para dar uma olhada.
Pizzicheria – poderia ser um “alimentari” só que mais voltado à venda de salames e queijos. Alguns locais usam na placa salumeria
Salumeria

Esta salumeria oferece aperitivo com buffet

bottega

Um das bodegas mais fotografadas e famosas de Firenze é essa aqui. Fica em Borgo Santissimi Apostoli

Bottega – esta seria a bodega, ou mercearia. Algumas bodegas fiorentinas preservam ainda características de antigamente, com produtos expostos do lado de fora. Geralmente vendem produtos como frutas,  verduras, azeite, temperos e utensílios.

bottega

Esta é um as minhas bodegas preferidas de Firenze. Adoro esta bicicleta na porta. No cestinho de madeira sempre flores e produtos da temporada

Mesticheria – vendem utensílios e artigos para casa e alguns itens que podem ser úteis aos turistas, como cadeados, carregador ou transformador para celularEdicola – onde vendem jornais e revistas. Existem também as tradicionais bancas de revistas espalhadas pela cidade. Geralmente vendem bilhetes de ônibus circular
Aproveito para explicar a diferença entre trattoria e osteria pois sei que muita gente fica na dúvida. Esses 2 termos geralmente caracterizam locais mais informais do que um restaurante:
vineria
Osteria – é um lugar mais simples que serve refeições muitas vezes preparadas por algum membro da família. Existe uma grande possibilidade de você ver a nonna na cozinha –  e tem gestão familiar.
Trattoria – tem o perfil de osteria só que é um pouco maior e conta com ajuda de algum assistente, seja na cozinha ou no atendimento. E ambos servem a comida típica regional.
Trattoria

Duas trattorias de charme em Firenze

Dica:  Além de poder comprar água nos bares, você poderá encontrar garrafinhas de água numa bottega, tabacchi ou alimentari (nas prateleiras ou mesmo nos refrigeradores). Não são os locais mais baratos, geralmente custa 1 euro a garrafa que no supermercado você adquire a 30 centavos.

Gostaram??? Caso tenha amigos que estão de viagem marcada, compartilhe este post pois as dicas poderão ser úteis para quem visita a Itália.



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Dicas úteis para quem visita a Itália' have 13 comments

  1. 18 de setembro de 2015 @ 14:21 Ana

    Obrigada pelas dicas! Já salvei no e-mail. Estou indo em outubro pela primeira vez e lendo todas as informações possíveis. Estou gostando bastante do site. Parabéns!

    Reply

    • 18 de setembro de 2015 @ 18:21 Denya Pandolfi

      Oi Ana, com certeza vc vai adorar a sua viagem!!! A Itália é encantadora!!! Beijos e obgada pela msg carinhosa, Denya

      Reply

  2. 23 de setembro de 2015 @ 19:33 Dayla

    Amei essas dicas pq da pra confundir mesmo. E eu amo tomar café, bom saber que posso economizar ficando em pé rsrsrs
    Não vejo a hora de ir novamente pra FI

    Reply

    • 24 de setembro de 2015 @ 12:36 Denya Pandolfi

      Obrigada!!! Dá pra economizar bastante tomando o cafezinho em pé, como a maioria dos italianos 🙂
      Abs!!!
      Denya

      Reply

      • 18 de fevereiro de 2016 @ 01:40 Rosane

        Olá! Adorei ver Firenze com tantos detalhes, explicações e fotos tão encantadoras. Esse lugar fez parte da minha vida durante 1 ano e vivi uns dos melhores momentos da minha vida. Voltei há dois anos, mas muito rapidamente. Pretendo retornar em breve, pois agora estou aqui pela europa e tudo acaba por ser mais fácil. Parabéns pelo seu trabalho e carinho por este lugar mágico!

        Reply

        • 18 de fevereiro de 2016 @ 22:56 Denya Pandolfi

          Oi Rosane, td bem? Adoro sair por aí para fotografar Firenze!!! Feliz em saber que passou temporada por aqui. Espero que volte pra passear em breve. Td de bom e obrigada pela tua cia. Bacione, Denya

          Reply

  3. 9 de outubro de 2015 @ 15:05 Matheus

    Muito legal, parabéns e obrigado pelo post!

    Reply

    • 11 de outubro de 2015 @ 22:51 Denya Pandolfi

      Muito obrigada Matheus! Espero que as dicas sejam úteis para o seu passeio. Abs, Denya

      Reply

  4. 29 de janeiro de 2016 @ 21:32 Ilma Madureira

    Dicas preciosas.
    Me confundo sempre com tratoria e osteria 😉
    Grazie

    Reply

    • 30 de janeiro de 2016 @ 14:40 Denya Pandolfi

      Pois é, são praticamente a mesma coisa… mas muita gente pergunta o que é osteria. Importante para quem vem pra cá saber a diferença. Obgda pela visita! 😉 Um abraço e bom final de semana, Denya

      Reply

  5. 28 de fevereiro de 2016 @ 22:19 Grazie a te / Quanto se gasta por dia para visitar Firenze?

    […] em bancar o espertinho e não timbrar o bilhete pois existem fiscais que fazem vistoria. Saiba aqui sobre compra de bilhetes de ônibus em […]

    Reply

  6. 30 de janeiro de 2017 @ 23:13 Grazie a te / Dicas para economizar na hora das refeições na Itália

    […] Dicas úteis para quem visita a Italia  […]

    Reply

  7. 13 de julho de 2017 @ 16:01 Grazie a te / 7 locais de onde podemos ter uma vista 360º de Firenze

    […] Dicas úteis para quem visita Firenze […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.