panino-firenze

Due Fratellini, em Firenze

Uma coisa que aprendi nesses anos aqui em Firenze é que nem sempre a melhor comida – entenda por isso aquela preparada com capricho e com bons ingredientes – é servida nos melhores restaurantes – em ambiente com ótima decoração, pompa e conforto. É comum na cidade que locais bem simples surpreendam. Um exemplo é o  I Due Fratellini, praticamente uma portinha, mais precisamente um balcão, onde dois irmãos vendem exclusivamente sanduíche de pão – o conhecido panino- acompanhado de uma taça de vinho – possuem uma seleção espetacular! E quer saber o mais curioso? Você saboreia em pé ou sentado na calçada. Pode não parecer uma proposta muito convincente mas asseguro que é uma experiência gastronômica que precisa ser vivenciada.   

Due-Fratellini

A história do local, praticamente um street-food, é no mínimo curiosa: imagine que num espaço de pouco mais de 6 metros quadrados dois irmãos preparam “apenas” sanduíche de pão e chegam a vender 600 por dia na época de alta temporada na cidade.  Com simpatia e bom humor, Armando e Michele Perrino gozam de fama internacional e as filas que se formam na hora do almoço diante da bottega é constituida não apenas de turistas curiosos mas também de florentinos ávidos para degustar um saboroso pão com ingredientes frescos e de excelente qualidade, o que garante o sucesso da iguaria.

panino

A coisa interessante é que quem nos apresentou o local há muitos anos foi um casal de amigos suíços. E desde então sempre que estou ali por perto e, principalmente quando não tenho muito tempo para  uma refeição em restaurante, recorro – feliz da vida- ao Fratellini. 

fratellini

Para conseguir conversar com Armando precisei passar no local pela manhã. Ele disse que nunca fez publicidade mas as entrevistas que concede para jornalistas de todo o mundo despertam a curiosidade das pessoas que fazem questão de provar o seu panino acompanhado de uma taça de vinho

 

panino

A fila é sempre grande mas eles são velozes para preparar o pãozinho. Mesmo que você se depare com essa multidão, não desanime. Por trás do balcão os irmãos, que contam com auxílio de mais três funcionários que se revezam até porque mais de duas pessoas ali dentro não cabem,  atuam em ritmo frenético e a fila flui rapidamente. Para quem busca uma opção veloz na hora do almoço essa é a pedida. O local fica bem pertinho da Piazza della Signoria, na via di Cimatori, número 38r.

panino

panino-firenze

O local foi aberto em 1875 sendo que Armando e Michele trabalham com esta atividade há 20 anos. A filosofia do sucesso é oferecer produto bom a preço justo. Os ingredientes utilizados são todos de produtores toscanos, como o lardo di Colonnata e o pecorino de Pienza. E para exaltar ainda mais essa delícia, o panino é servido quentinho e exala um perfume irresistível! Se posso sugerir um sabor, aqui vai: queijo pecorino e presunto cru, o número 2 do menu. Talvez uma combinação que você não ousaria pedir é o de salame e funghi. Mas vá por mim: é uma delícia!! Existem 29 possibilidades de escolha. O panino custa 4 euros e a taça de vinho pequena sai por 1,00 euro.

due-fratellini

due-fratellini

Esses dias passei no local e reparei que eles oferecem vinho Pandolfi. Deve ser de algum parente 😉

Uma experiência inesquecível que tem tudo para te surpreender não apenas pela delícia do panino mas principalmente pela simplicidade.

Posts que podem interessar:

Aldravas italianas

Perfumaria Santa Maria Novella

Onde comprar souvernis de Firenze

Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

Cappella Brancacci e as obras de Masaccio

Vinci, a cidade do gênio Leonardo

10 bate e voltas saindo de Florença



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Due Fratellini, em Firenze' have 12 comments

  1. 30 de setembro de 2013 @ 14:46 Dani Bispo

    E para a experiência ser completa é só atravessar a rua e se deliciar com os gelatos ou profiteroles da Gelateria dei Neri http://www.comerecocaresocomecar.com.br/2013/03/gelateria-dei-neri-florenca-italia.html Ai ai, jamais serei MAGRA rs

    Reply

    • 1 de outubro de 2013 @ 13:08 Denya Pandolfi

      Que nada, vc perde td em suas caminhadas pela cidade, rsrsrs…. Bj! D

      Reply

  2. 4 de outubro de 2013 @ 17:07 Anônimo

    Oi
    Que delicia!!!
    Concordo.Vale muitissimo trocar um almoco (e os almocos dai… )por este panino que
    I Due Fratellini oferecem.
    Bjs

    Reply

    • 5 de outubro de 2013 @ 16:09 Denya Pandolfi

      Principalmente para quem nao tem mt tempo essa é pedida. Abs e obgda pela tua cia….. D

      Reply

  3. 5 de outubro de 2013 @ 23:37 Mariella Viviani

    Un’appuntamento per la prossima volta che saró a Firenze

    Reply

    • 6 de outubro de 2013 @ 10:45 Denya Pandolfi

      Ciao Mariella, consiglio fortemente. Ma tu ci scrivi dal Brasile??? Grazie della visita. Abbraccio e ottima domenica, Denya

      Reply

  4. 2 de maio de 2014 @ 11:05 Comendo bem e barato em Firenze | Grazie a te

    […] você vai comer o pão mais gostoso de Firenze. Valor: 2,50 euros. Se ainda não conferiu, veja aqui. Via […]

    Reply

  5. 5 de fevereiro de 2015 @ 18:36 Kelly Stein

    Humm, dica deliciosa!!! Em junho passarei por aí! 😀
    Obrigada pela sugestão gastronômica!

    Reply

    • 5 de fevereiro de 2015 @ 19:45 Denya Pandolfi

      Oi Kelly, certamente vc vai gostar do panino!!! Depois conte pra gente. Bacione 😉 Denya

      Reply

  6. 2 de setembro de 2015 @ 07:22 Grazie a te / Onde comer um panino em Firenze

    […] tipicamente toscanos. Aqui estão os nossos 5 prediletos: Due Fratellini – Já dedicamos um post ao local, que é apenas uma portinha em local estratégico na cidade. Valor médio de um panino […]

    Reply

  7. 6 de maio de 2016 @ 02:49 NADIA BRAGLIA

    Denya querida,
    Muuuuuuuuuuuuito obrigada por mais esta dica!!
    Il panino do Il due fratelli é simplesmente imperdível!!
    Pão crocante, ingredientes fresquinhos, uma taça de vinho e atendimento muito simpático fazem desse cantinho um lugar pra lá de especial em Florença…
    Desde que voltei da Itália (09/04), digo: “hmmmm, sabem o que eu comeria agora? Um panino do due fratelli” rsrs…
    Saudade dessa cidade que amo tanto!!
    Bjs
    Nádia

    Reply

    • 6 de maio de 2016 @ 17:00 Denya Pandolfi

      Oi Nadia,
      A-d-o-r-o!!! Acho que a gente acaba se surpreendendo pois é uma coisa tão simples, naquela portinha estreita, não é? Tomara que vc volte logo. Obrigada pela msg. Beijo e bom final de semana, Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.