Vinandro

Enoteca Vinandro, em Fiesole

O restaurante Vinandro é uma delícia, em todos os sentidos!  O  restaurante fica na praça central de Fiesole, numa portinha pequena e discreta. Resolvemos voltar esses dias para almoçar depois da excelente experiência que tivemos no ano passado.
Chegamos cedo, antes das 13 h, para respeitar o horário de almoço das crianças (geralmente almoça-se esse horário aqui na Itália), e o local estava vazio e silencioso, digamos uma raridade, rs. Apenas uma canção bem familiar contribuiu para melhorar ainda mais a atmosfera intimista do lugar:  Desilusão, cantada por Marisa Monte.  E eu mal sabia que a playlist do meu almoço seria com as minhas referências musicais preferidas: logo em seguida vieram Caetano, depois Roberto Carlos, Gil, Bebel Gilberto e Bethânia, apenas para enumerar alguns. Orgulho! E todo esse “perfume” de casa misturou-se aos odores do ambiente, com sua espetacular seleção de salames, queijos e outras maravilhas da culinária local.
fiesole

O proprietário  Alessandro abriu as portas do estabelecimento, que muito lembra uma bodega alimentar, em 2003 com a proposta de de oferecer em Fiesole um local onde fazer um pit-stop a qualquer hora do dia, para “beliscar” e bebericar produtos locais e de qualidade. O ambiente é acolhedor com mesas distribuídas em dois salões, que devem acomodar, no máximo 20 pessoas.  O toque rústico do local fica por conta das grandes mesas e bancos de madeira.

fiesole

No cardápio, pratos caseiros e tipicamente toscanos. O menu muda constantemente pois eles dependem de produtos da estação para garantirem a excelência na qualidade dos pratos. Mas dentre as opções que você encontarará em qualquer época do ano estão o peposo dell’Impruneta, a ribollita (sopa de verduras com pão), a trippa e a tagliata.

 

antipasto-toscano

Mozzarella di bufala frita e crostini para começar, com vinho tinto da casa

Os pratos são bem temperados e saborosos e gasta-se entre 22 e 28 euros para uma entrada, prato principal e bebidas. Não deixe de experimentar os doces caseiros (custam entre 3,80 e 5,50 euros).  Oferecem  torta de chocolate e laranja, chocolate amargo e pimenta e torta de maçã, além do típico cantuccino con Vin Santo, que são biscoitos secos de amendôa servidos com esse vinho doce para sobremesa.

cibo

Escolhi carne de porco preparada com bacon e purê de batata com azeitonas pretas. Não é nada leve, mas super saboroso

Fiesole

Como trabalham com produtos sazonais, o Vinandro propõe pratos diferentes a cada estação. Mostro pra vocês algumas opções do cardápio da temporada primavera-verão, dentre elas salada com patê de fígado e geleia, creme de aspargos com burrata ao perfume de tartufo, pici all’ocio, focaccia de beringela e peposo.

menu-verão

Salada com cipollotto, ovos e patê de fígado com geleia

 

aspargos

Creme de aspargos e burrata ao perfume de tartufo

 

pratos-toscanos

 

Vinandro– Piazza Mino,33,  Fiesole

Horário: 12:00 às 24 h (diariamente)

Atualizado em 19/04/2017

 

Posts que podem interessar:

Eataly

Amor à distancia

Turistas pagam mais caro para consumir

Pratos típicos da Toscana

O conceito do slow travel

Os oratórios nas esquinas de Firenze

Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

Cappella Brancacci e as obras de Masaccio

Refeições ao ar livre em Firenze

Mercado Central de Firenze

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Enoteca Vinandro, em Fiesole' have 11 comments

  1. 24 de julho de 2013 @ 15:17 Anônimo

    Bom dia,
    Fica me devendo este. Ok?
    Quero saber se Bubu papou tudo.
    Parabens!
    Vai em frente …

    Reply

    • 24 de julho de 2013 @ 15:20 Denya Pandolfi

      Já estamos com uma lista grande pra vcs… nao se preocupem… Um bj! D

      Reply

  2. 24 de julho de 2013 @ 18:02 Jussara Tuma.

    Nossa, que delícia de lugar!!! Deu vontade de me teletransportar pra lá agora!!!

    Reply

    • 24 de julho de 2013 @ 18:34 Denya

      Jussara, tudo muito fresco e saboroso! Com certeza vc não iria se arrepender. Um beijo da Itália pra vc e obrigada pela visita, Denya (acabo de ir te visitar… Adorei seu blog)

      Reply

      • 24 de julho de 2013 @ 18:43 Jussara Tuma.

        Fico feliz que tenha gostado! Volte sempre!
        Eu não conheço a Itália, mas tenho certeza que quando conhecer, vou me apaixonar, especialmente pela gastronomia!
        Haja corrida!

        Reply

        • 25 de julho de 2013 @ 15:05 Denya Pandolfi

          Jussara, vc precisa se programar para conhecer a Italia, é fantástica!!! Uma coisa muito curiosa é que a alimentaçāo aqui é mt saudável e engorda mt menos que no Brasil. Obviamente que a base é a pasta, mas aqui usa-se em pouca quantidade os molhos cheios de manteiga e gordura, por ex. Grande abraço! E claro q irei te visitar sempre…

          Reply

  3. 27 de julho de 2013 @ 17:32 Anônimo

    Ola Denya,
    So de imaginar aquela comidinha com um vinhozinho da Casa, hum !
    Parabéns pela dica, valeu. Ja me imagino sentado ali…
    Bjs

    Reply

    • 28 de julho de 2013 @ 00:04 Denya Pandolfi

      Vale a pena messsmo! O legal é que atendem tb apenas para um panino com uma tacinha de vinho; ideal até mesmo para uma passadinha rápida. Abraço e obgada pela visita, Denya

      Reply

  4. 27 de julho de 2013 @ 21:30 Carina Costa

    Coisa linda o Bruno!!!!

    Engordei só de babar nestas delícias!!!

    Bjoss

    Reply

    • 28 de julho de 2013 @ 00:07 Denya Pandolfi

      Carina, a parte do pāo é a que ele mais gosta. Se deixar, fica só nas entradinhas, rs (se bem que eu também adoro!). Venha tranquila que a comida daqui nāo engorda. Basta vc ignorar os meus pedidos hiper calóricos desse dia, claro que exagerei nesse dia… Um bj grande, D

      Reply

  5. 8 de agosto de 2018 @ 00:25 Grazie a te / A cidade medieval de San Leo, perto da República de San Marino

    […] Enoteca Vinandro […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.