fortezza-da-basso

Exposição internacional de artesanato

A cada ano que passa, a exposição internacional de artesanato que acontece aqui em Firenze se supera. Esta é a 80ª edição, que está sendo realizada na Fortezza da Basso, onde a Itália e outros 50 países estão expondo o que há de mais significativo de seu artesanato.  Uma verdadeira volta ao mundo apreciando a beleza e criatividade do artesanato que encontramos nos 4 cantos do Planeta.
artigianato-firenze

São cerca de 800 expositores de mais de 50 países

 

A Mostra Internazionale dell’Artigianato é um espaço que reúne uma grande diversidade de culturas, onde artesãos profissionais e jovens de talento apresentam as suas criações. E o Brasil é o convidado de honra dessa edição!  O verde e amarelo do nosso país ocupa posição privilegiada no pavilhão dedicado aos países estrangeiros. A Itália e os demais países participantes apresentam não apenas as suas tradições, mas também novas tendências no setor de vestuário, alimentação e há 3 anos existe existe um pavilhão dedicado à beleza e bem-estar.
Pavilhão dos países internacionais:
arte-internacional

Tapetes da India, artigos de decoração da Indonesia e os pratos pintados a mão da Tunísia

 

libri

Livros em miniatura. São feitos no Peru e existe também em português

 

artigianato-italia

Cerâmica da Lituânia

 

arte-fortezza-da-basso

Para admiração dos visitantes, neste stand da Tunísia o artista produzia peças em cerâmica

 

turquia

Um dos meus prediletos foi o stand da Turquia, do Oldcity Bazaar. Comprei pratos, potinhos e um abajur.
chapeu-panama

O chapeu-panamá (feito no Equador), artigos do Nepal e na foto grande, stand do Senegal

 

iran

Peças do Iran

artesanato-marroco

O Marrocos montou uma tenda e oferece diversos produtos típicos e especiarias

Espaço do Brasil – convidado de honra
“Para festejar seus 80 anos, a exposição de artesanato apresenta o Brasil, colocando no centro da cena a alma colorida e original do maior país da America Latina através da extraordinária variedade de produtos e estilos, expressões de diversas comunidades, etnias e tradições dessa terra vital, jovem,  e cheia de expressões e soluções criativas.”
artesanato-brasileiro
Num espaço de 200 metros, o Brasil apresentou seus produtos, como cangas, toalhas, chinelos, vestidos, artigos de decoração para a casa e biquinis.  E para os que quisessem experimentar pratos da nossa cozinha, podem optar inclusive pela típica feijoada e pelo churrasco.
brasile
Pavilhão T-riciclo, com peças realizadas com material reciclado ou reutilizado:
handmade-italia
reciclado

Adorei os trabalhos assinados “Pesce Fresco_”

Pavilhão Itália:
artesanato-italiano
sabonete-firenze
artesanato

Artesanato de design

arte

A artista Angela Cosenza, da Anitya, e suas criações

O evento, que começou no último dia 23,  termina neste domingo, dia 1º de maio e o ingresso é de 4 e 6 euros (durante a semana e final de semana, respectivamente).



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Exposição internacional de artesanato' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.