festa-medieval

Festas medievais na Toscana

A Toscana é repleta de burgos medievais e alguns deles promovem festivais que nos permitem reviver as tradições antigas recriando a atmosfera da Idade Média, período da história da Europa entre os séculos 5 e 15. Com sugestivos vilarejos que conservam prédios da época medieval, o cenário por si só já nos faz viajar no tempo… agora imaginem visitar os vilarejos no período das festas medievais e assistir aos cortejos e festividades que retratam os costumes da Idade Média?

 

festas-medievais

festa-medieval

As festas medievais geralmente acontecem no verão, pois muitas são ao ar livre

Neste post conto sobre 2 festas tradicionais aqui da Toscana: a Ferie delle Messi, que acontece em San Gimignano e a Festa Medievale  que acontece em Malmantile, cidade a poucos minutos de Firenze.

 

festa-medieval

Ferie delle Messi em San Gimignano

Vou começar mostrando um pouco a magnífica festa Ferie delle Messi, que acontece sempre no 3º final de semana de junho, com os Cavaleiros de Santa Fina que celebram com cantos, danças, jogos e competições tradições seculares. Esta festa surgiu como um agradecimento da população ao cultivo da terra e foi organizada pela primeira vez em 1994. O ponto alto é o cortejo com personagens vestidos que desfilam pela cidade exprimindo simbolicamente a fertilidade da terra.

festa-medieval

Os visitantes podem apreciar os espetáculos de música, dança medieval, sbandieratori (jogam as bandeiras),  exibições  com arco e o cortejo com mais de 500 figurantes que percorrem as ruelas do burgo. As praças della Cisterna e delle Erbe se transformam em  mercados medievais e até voos e acrobacias com falcões fazem parte da programação.

ferie-delle-messi

festa-medieval

Lindo de se ver: exibiçao de dança medieval na praça de San Gimignano. Uma grande emoção!

A festa em San Gimignano dura 3 dias: começa na sexta à noite, prossegue durante todo o sábado e vai até domingo, dia em que acontece a Giostra dei Bastioni, uma competição entre os cavaleiros.

 

festa-italiana

 

Festa Medievale di Malmantile

Agora mostro outra manifestação que acontece perto de Firenze, é a Festa Medievale di Malmantile, que acontece há mais de 20 anos em 2 finais de semana, sempre entre final de maio e início de junho. O burgo de Malmantile, fica em Lastra a Signa, a apenas 20 Km de Firenze.

 

festa-medieval

Pelas ruelas do antigo vilarejo, que é bem pequeno, a gente pode admirar o mercado medieval com uma diversidade de produtos artesanais. Muitos stands são montados em todo o vilarejo com objetos de arte, comidas e doces.  São muitas as barracas que propõem brincadeiras  como num parque de diversões onde principalmente as crianças se envolvem e participam com grande euforia e curiosidade. Aliás, as festas medievais são uma excelente e inesquecível lição de História.

festas-medievais

Esta é a area onde foi instalado o restaurante, com essas grandes mesas de madeira, em meio às oliveiras

 

medieval

Muitas aldeias medievais são montadas e os participantes recriam com fidelidade hábitos de séculos passados

festa-medieval

festa-medieval

O duelo de espadas é um dos espetáculos mais aguardados

Aqui um espetáculo com os “giullari”, que eram os responsáveis em entreter o público. Eles eram adestradores de animais, músicos, bailarinos e acrobatas.  Eram pessoas que precisavam divertir a corte e sobretudo o rei. Os giullari  fizeram um espetáculo cheio de humor com equilibristas e mágicos.

festa-medieval

 

Existem festas medievais em diversas cidades da Toscana durante o verão:

Julho

Monteriggioni – 5,6,7 e 8 e de 13 a 15/7

Siena – Palio, na Piazza del Campo (2/7)

Laterina, província de Arezzo – no último final de semana do mês. No dia 26 de julho será o banquete medieval e nos dias 27 e 28 a festa medieval

Certaldo – Mercantia, de 11 a 15/7

Pistoia – Giostra dell’Orso – Dia Dia 25/, 7 , dia de San Jacopo , padroeiro da cidade

 

Agosto

Roccatederghi – Medioevo nel Borgo, em Roccatederghi (Grosseto) – de 3 a 5/8

Massa Carrara – Medievalis, em Pontremoli  – de 16 a 19/8

Siena – Palio, na Piazza del Campo (16/8)

Volterra  AD 1398 – festa realizada no 3º e 4 º dmmingo do mês

 

Posts relacionados:

10 burgos medievais da Toscana

Viajar de trem na Italia 

Pratos típicos da Toscana



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Festas medievais na Toscana' have 1 comment

  1. 28 de setembro de 2018 @ 11:29 Grazie a te / Carro Matto, a carroça maluca, para comemorar a produção do vinho

    […] Festas medievais na Toscana […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.