festa-medieval

Festas medievais na Toscana

A Toscana é repleta de burgos medievais e alguns deles promovem festivais que nos permitem reviver as tradições antigas recriando a atmosfera da Idade Média, período da história da Europa entre os séculos 5 e 15. Com sugestivos vilarejos que conservam prédios da época medieval, o cenário por si só já nos faz viajar no tempo… agora imaginem visitar os vilarejos no período das festas medievais e assistir aos cortejos e festividades que retratam os costumes da Idade Média?

festas-medievais

 

Neste post conto sobre 2 festas tradicionais aqui da Toscana: a Ferie delle Messi, que acontece em San Gimignano e a Festa Medievale  que acontece em Malmantile, cidade a poucos minutos de Firenze.

 

festa-medieval

Ferie delle Messi em San Gimignano

Vou começar mostrando um pouco a magnífica festa Ferie delle Messi, que acontece sempre no 3º final de semana de junho, com os Cavaleiros de Santa Fina que celebram com cantos, danças, jogos e competições tradições seculares. Esta festa surgiu como um agradecimento da população ao cultivo da terra e foi organizada pela primeira vez em 1994. O ponto alto é o cortejo com personagens vestidos que desfilam pela cidade exprimindo simbolicamente a fertilidade da terra.

festa-medieval

Os visitantes podem apreciar os espetáculos de música, dança medieval, sbandieratori (jogam as bandeiras),  exibições  com arco e o cortejo com mais de 500 figurantes que percorrem as ruelas do burgo. As praças della Cisterna e delle Erbe se transformam em  mercados medievais e até voos e acrobacias com falcões fazem parte da programação.

ferie-delle-messi

festa-medieval

Lindo de se ver: exibiçao de dança medieval na praça de San Gimignano. Uma grande emoção!

A festa em San Gimignano dura 3 dias: começa na sexta à noite, prossegue durante todo o sábado e vai até domingo, dia em que acontece a Giostra dei Bastioni, uma competição entre os cavaleiros.

festa-medieval

 

Festa Medievale di Malmantile

Agora mostro outra manifestação que acontece perto de Firenze, é a Festa Medievale di Malmantile, que acontece há mais de 20 anos em 2 finais de semana, sempre entre final de maio e início de junho. O burgo de Malmantile, fica em Lastra a Signa, a apenas 20 Km de Firenze.

festa-italiana

festa-medieval

Pelas ruelas do antigo vilarejo, que é bem pequeno, a gente pode admirar o mercado medieval com uma diversidade de produtos artesanais. Muitos stands são montados em todo o vilarejo com objetos de arte, comidas e doces.  São muitas as barracas que propõem brincadeiras  como num parque de diversões onde principalmente as crianças se envolvem e participam com grande euforia e curiosidade. Aliás, as festas medievais são uma excelente e inesquecível lição de História.

festas-medievais

Esta é a area onde foi instalado o restaurante, com essas grandes mesas de madeira, em meio às oliveiras

 

medieval

Muitas aldeias medievais são montadas e os participantes recriam com fidelidade hábitos de séculos passados

festa-medieval

festa-medieval

O duelo de espadas é um dos espetáculos mais aguardados

Aqui um espetáculo com os “giullari”, que eram os responsáveis em entreter o público. Eles eram adestradores de animais, músicos, bailarinos e acrobatas.  Eram pessoas que precisavam divertir a corte e sobretudo o rei. Os giullari  fizeram um espetáculo cheio de humor com equilibristas e mágicos.

festa-medieval

 

Existem festas medievais em diversas cidades da Toscana, como em Volterra (no mês de agosto) e em Monteriggion ( que acontece em julho).

 

Posts relacionados:

10 burgos medievais da Toscana

Viajar de trem na Italia 

Pratos típicos da Toscana



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Festas medievais na Toscana' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.