DSC_0571_2

Festival do sorvete em Firenze

DSC_0604_2
Que Firenze é o berço do Renascimento todo mundo sabe. Mas tem outro título que a cidade carrega com muito orgulho: aqui foi inventado o sorvete, o famoso gelato, por Bernardo Buontalenti (essa é uma das versões dessa deliciosa invenção, que é circundada de algumas incertezas). Na verdade Buontalenti foi o primeiro a prepará-lo à base de leite, em 1559. Os italianos se aprimoraram nesta arte e indiscutivelmente é aqui que você encontra o melhor sorvete do mundo, de uma cremosidade única e feito com matéria prima de primeiríssima qualidade.
festival-sorvete
Pelo quarto ano consecutivo, Firenze é palco do Gelato Festival, que começou no dia 17 com encerramento previsto para esta noite. Dentre tantos chefs da arte do sorvete de todo o mundo, tem uma brasileira que está atraindo a curiosidade com uma receita que leva um produto tipicamente brasileiro: a cachaça.  A paulista Márcia Garbin, de São Paulo,  criou o Caffè lime con panna alla cachaça. “O sabor escolhido para a competição é com ingredientes que remetem ao Brasil mas respeitando as tradições italianas. Fiz questão de trazer o sabor brasileiro , como o café, já que somos o maior produtor do mundo e porque o produto tem tudo  a ver com a Itália, que é o maior apreciador do mundo deste produto. E resolvi misturar o creme de leite com a cachaça e o limão-taiti, que usamos para fazer a caipirinha, dando assim um toque bem brasileiro”, explicou Márcia enquanto preparava a sua receita no laboratório móvel  batizado de “Buontalenti”. Eu experimentei o sorvete (fiz  esse sacrifício, rs!) e garanto que o sabor é único, diferente de tudo que eu havia provado.
DSC_0583_2
Esta não é a primeira vez que Márcia participa da competição. Ela faturou o terceiro lugar ano passado enquanto concorria pela categoria revelação. Voltou nesta edição na categoria Master.Formada pela Cordon Bleu de Paris,  se especializou na Carpigiani Gelato University, aqui na Itália. E assim que voltar para o Brasil vai se dedicar ao seu novo projeto:  vai abrir nos Jardins, em São Paulo, a sua “Gelato Boutique“, daqui a alguns meses.
gelato-festival
Mas além da Márcia o festival, que conta com participantes de Portugal e da Guatemala, tem outro concorrente que nasceu no Brasil. É Simone Deodati, brasileiro de Natal que veio para a Itália poucos dias após o nascimento. Ele escolheu quatro ingredientes para criar a sua receita: nozes, chocolate amargo, canela e laranja. Um mix incrível de sabores que resultou em uma delícia que deixa gostinho de “quero mais”. Simone vive na província de Terni, próximo a Roma, onde comanda a sorveteria New Moon.
O festival do sorvete acontece em três praças de Firenze. Além de Santa Maria Novella, que fica próxima à estação de trem, o evento tem stands nas praças Repubblica e Strozzi.
DSC_0570_2
De 31 de maio a 2 de junho o festival vai acontecer em  Milão, depois segue para Torino, de 7 a 9 de junho e finalmente chega à capital italiana. O Gelato Festival acontece em Roma entre 21 e 23 de junho.
Extra, extra! Em primeira mão: A Márcia acaba de enviar mensagem dizendo que saiu o resultado do júri e o vencedor foi o florentino Giampiero Burgio, que inventou um sorvete de queijo Pecorino com pinoli e mel. Ele é dono da sorveteria Gippino, em Lastra a Signa, perto de Firenze. Mas o resultado do público, que é o mais importante, sairá apenas no mês de julho. Estamos na torcida!
gelato-festival
DSC_0594_2
O Gelato Card custa dez euros e você tem direito a experimentar cinco sabores em qualquer um dos stands espalhados nos três pontos da cidade. Adquirindo o cartão é possível participar de cursos, oferecidos diariamente durante o evento, com famosos chefs que ensinam diversas receitas tendo como protagonista o sorvete.
DSC_0580_2
Quando cheguei na Piazza Santa Maria Novella Márcia estava com a mão na massa, super concentrada preparando a sua receita.
DSC_0582_2
O laboratório móvel Buontalenti é o local onde os chefs preparam os sorvetes: atração na praça Santa Maria Novella.
DSC_0600_2

Simone se dedica à arte de preparar sorvetes artesanais desde 2005 e comanda uma gelateria na província de Terni

DSC_0585_2

Amante de sorvete, a escritora Jennifer Ng tem um blog que fala só de sorvete. Ela viaja o mundo provando e dividindo a sua experiência

 

zanatta

O estrelado mestre sorveteiro Giorgio Zanatta, diretor técnico e artístico do festival. Ele seleciona os candidatos e assessora no processo de criação das receitas. “Se acho que um sabor não vai dar certo eu oriento o candidato até conseguirmos o equilíbrio perfeito de sabores”, explicou ao nosso blog, fazendo questão de responder em português

DSC_0592_2

DSC_0596_2

Os participantes preparam os sorvetes neste laboratório móvel que tem vidro nas laterias, assim os expectadores podem apreciar e entender o processo de fabricação do sorvete.

sorvete-italiano festival-gelato       DSC_0588_2



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Festival do sorvete em Firenze' have 11 comments

  1. 26 de maio de 2013 @ 15:43 Carina Costa

    Estou salivando!! Que delícia de post!!

    Sou viciada em gelato! Amo muitoooo!!

    Como queria estar em Firenze! Bjos

    Reply

  2. 28 de maio de 2013 @ 18:25 Dayla

    Hummmm, que delícia e que saudade de um gelato italiano!!!!

    Reply

  3. 28 de maio de 2013 @ 19:19 Rosiane

    Olá Denya,
    Realmente, não se pode ir à Firenze sem experimentar o gelato. Faz bem até para a alma.
    Um abraço e sucesso com o blog.
    Rosiane (Rosi)

    Reply

    • 28 de maio de 2013 @ 20:30 Denya Pandolfi

      Rosi, mt obgda! Qdo vier, me avise que te levo pra tomar um sorvete bem gostoso. Bj pra vc! D

      Reply

  4. 25 de setembro de 2013 @ 06:56 As melhores sorveterias de Firenze | Grazie a te

    […] A cidade faz parte da própria história do gelato e você pode conferir um pouco mais a respeito neste post. O sorvete aqui é tão famoso que nem mesmo nos meses de inverno deixa de ser consumido. […]

    Reply

  5. 7 de novembro de 2014 @ 13:41 Grazie a te / As melhores sorveterias de Firenze

    […] A cidade faz parte da própria história do gelato e você pode conferir um pouco mais a respeito neste post. O sorvete aqui é tão famoso que nem mesmo nos meses de inverno deixa de ser consumido. […]

    Reply

  6. 10 de fevereiro de 2016 @ 15:20 Christina

    Denya, vou a Firenze em Maio/16. Adoro sorvete! Quando e em que cidades será o festival? Achei uma informação que em Firenze será de 19 a 22/05 e em Roma de 5 a 15/05, mas não sei onde. Esta informação está correta? E os locais? Obrigada

    Reply

    • 10 de fevereiro de 2016 @ 15:43 Denya Pandolfi

      Oi Christina, td bem? Em breve vou preparar post novo a respeito do festival. Abs e até breve! Denya

      Reply

  7. 13 de abril de 2017 @ 23:40 Grazie a te / A primavera em Florença, como é a cidade na estação das flores

    […] que inclusive surgiu aqui em Florença! E um programa delicioso que acontece anualmente  o Festival do Gelato. Aqui em Firenze será entre 21 a 25 de abril, na piazzale Michelangelo.  E para os amantes de […]

    Reply

  8. 29 de abril de 2018 @ 10:32 Grazie a te / Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?

    […]  Mostra de Artesanato no Palazzo Corsini. Dentre os deliciosos programas da temporada tem o Festival do Gelato, na Piazzale Michelangelo.  E para os amantes de vinho: no mês de maio acontece em toda a […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.