fiesole

Fiesole, nas colinas fiorentinas

A apenas 5 quilômetros de Firenze está cidade de Fiesole, burgo que fica no alto das colinas  que circundam a capital toscana e que guarda uma grande riqueza histórica e cultural e de onde temos uma vista deslumbrante!  Com cerca de 14 mil habitantes, é uma cidadezinha linda, tranquila e que vale uma visita. Já estive na cidade várias vezes, de carro e também de ônibus. Inclusive você pode pegar ônibus comum no centro de Firenze num trajeto que dura apenas 20 minutos.
 firenze
O percurso até o alto é pela via San Domenico, que abriga parques e mansões, aliás, nominando  Fiesole  subentende-se casarões e villas seculares de afortunados, com jardins renascentistas e super bem cuidados.
fiesole

A cidade de Fiesole é circundada de uma área verde e é um local privilegiado para quem quiser admirar Firenze do alto

Fiesole

Fiesole guarda um sítio arqueológico das civilizações romana e etrusca

Para quem busca conhecer os arredores de Firenze sem nem mesmo alugar carro pode tranqüilamente escolher passar algumas horas na cidade, que é bem sossegada, limpa e organizada.
piazza-mino

No verão existem muitas sagras e eventos típicos. O Estate Fiesolana é um festival que acontece desde 1962 no Teatro Romano de Fiesole. É uma das maiores manifestações culturais da cidade com dança, música, cinema e teatro.

fiesole

piazza-mino
Todos os sábados acontece o mercado de frutas, artesanato e vestuário e  todo primeiro domingo do mês, exceto nos meses de julho e agosto, acontece o mercado de antiguidades, com quadros, artigos para colecionadores,  roupas, livros, cerâmicas, quadros e objetos de arte.
Fiesole – Em posição estratégica, Fiesole era um importante centro para trocas comerciais que na Idade Média entrou em conflito com a potente cidade de Firenze, que a destruiu em 1125. Com o tempo foi reconstruída e  reconquistou a sua identidade.  Provavelmente fundada no século 9 AC, Fiesole é o núcleo urbano etrusco que antecede Firenze e onde foram descobertas muitas escavações arqueológicas.

Atrações:

Piazza Mino é o coração da cidade: aqui se concentram os prédios históricos mais importantes, como o Duomo e o PAlazzo Petrorio, sede da prefeitura . Ao redor da praça muitos bares e restaurantes com mesinhas na parte externa conferem charme ao local . Na praça acontecem feiras e eventos.
fiesole

No centro da pracinha fica a estatua de Garibaldi com o rei Vittorio Emanuele

– Catedral di São Romulo – em estilo românico, o edifício é do inicio do século 11. Foi erguida  pelo bispo Jacopo il Bavaro em 1028 e foi amoòoiada no século 13. São Romulo é o padroeiro da cidade e sua festa é comemorada no dia 6 de julho.
Duomo_di_fiesole

O interior do Duomo (foto divulgaçao – Wikipedia)

fiesole

Na Piazza Mino a catedral de San Romolo, o duomo da cidade, e a torre do Relogio

– Palazzo Vescovile –  fica próximo à catedral de São Romulo e foi erguido contemporaneamente à igreja, em 1028, pelo Bispo Jacopo il Bavaro.  O prédio abriga  a capela de San Jacopo, antigo oratório do palazzo Vescovile.
fiesole

As escadarias od do Palazzo Vescovile

Anfiteatro romano  –  O Teatro Romano, construído em época Imperial, é uma imponente estrutura que podia abrigar até 3 mil pessoas. Aqui são realizadas alguns eventos, como o Estate Fiesolana.
Fiesole-teatro-romano

O anfiteatro romano (foto internet)

Museu civico archeologico – De suma importância histórica e arqueológica e de grande  beleza paisagística, o museu conserva restos materiais que ajudam a compreender o passado da cidade.  Ali estão expostos objetos da idade etrusca , romana e medieval das várias fases históricas de Fiesole.
fiesole
– Museu Bandini – Fundado em 1913,  o museu guarda  esculturas e pinturas do religioso colecionador Angelo Maria BAndini que ajudou a enriquecer Fiesole com um excepcional patrimônio de obras de arte, alem de bizantinas, dos séculos  14 e 15 . O  museu fica na via Giovanni Duprè, 1
 
 – Palazzo Pretorio –  construído no século 14, é a sede administrativa da cidade. O  Palazzo Petrorio fica na piazza Mino ( não é aberto à visitação)
fiesole
fiesole

O acesso à igreja de São Francisco é por essa ruazinha tranquila e charmosa

Igreja e Convento San Francesco –   A igreja e o convento têm origem no ano  de 1210. Esta é a igreja onde se casaram os meus sogros, nos anos 60. Ela fica em posição privilegiada, inclusive o acesso é através de uma  ruela íngreme de onde temos uma vista linda da cidade de Firenze .  No convento está o museu Missionário Francescano que contem uma coleção egípcia e chinesa. (Via San Francesco, 13)
fiesole

A fachada da igreja de Sao Francisco (Foto OFM Toscana)

 fiesole
 –  Badia Fiesolana e Igrejas Santa Maria Primerana e de Sant’Alessandro
Come chegar à Fiesole:
De carro – 20 mintuos de Firenze
Onibus – Ataf, número 7 , saindo da piazza San Marco
DSC_0875

Posts relacionados:



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Fiesole, nas colinas fiorentinas' have 1 comment

  1. 21 de abril de 2018 @ 19:57 Grazie a te / Explorando Firenze de forma divertida: um passeio a bordo do sidecar

    […] Poggio la Noce é uma pequena vinícola localizada em Ontignano,  nas colinas de Fiesole, a 250 m de altitude, que produz vinhos de forma artesanal desde 2003. A propriedade compreende […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.