filmes-toscana

Filmes gravados na Toscana

A relação da Toscana com o cinema daria um filme romântico, sem sombra de dúvidas! Território de indiscutível beleza, rico de história e cultura, a Toscana já foi cenário de célebres filmes e de todos os gêneros, do drama à comedia

 

Praças, monumentos, campos, burgos e a própria história da região, marcada também por guerras, continuam inspirando escritores e cineastas.  Você vai poder viajar através desses 16 filmes gravados na Toscana:

1 – Sob o sol da Toscana –  Quem não suspirou ao assistir essa comédia romântica e se imaginar no lugar da escritora vivida por Diane Lane, que deixa sua vida nos Estados Unidos para curtir uns dias de dolce far niente numa  villa da Toscana? Cenários de sonho, romance e aventura com cenas gravadas também na graciosa Cortona. Mas a casa onde acontece grande parte das locações não é na cidade, mas nos arredores de Cortona, na Villa Laura (conhecida também como Villa di Bramasole). O filme é de 2003.

sob-o-sol-da-toscana

 

2- Inferno –  Dirigido por Ron Howard, o filme (de 2016) traz novamente Tom Hanks no papel  do famoso simbologista Robert Langdon, que mergulha no universo de Dante Alighieri, autor de A Divina Comédia, para buscar pistas e evitar uma tragédia global. Algumas cenas foram giradas no centro de Firenze, na Palazzo Vecchio e no Corredor Vasariano. E vocês não imaginam como ficou o trânsito na cidade na primavera de 2015 devido às gravações! Mas depois de conferir as cenas emocionantes quem é que vai lembrar que chegava sempre atrasado por que o tráfego não fluía???

filmes-gravados-na-toscana

 

3 – O Gladiador –  Um retorno ao Império Romano com o famoso e premiado filme de  Ridley Scott (2000), com o musculoso Russel Crowe. O filme teve algumas cenas giradas na Toscana, mais precisamente em Terrapille, entre San Quirico d’orgia e Pienza.

gladiator-screenplay-theme

 

4- Uma Janela para o Amor / Quarto com vista –  É um filme britânico de 1985. Fala sobre uma inglesa que em viagem à Firenze conhece um advogado e seu filho, que oferecem para trocar de quarto (pois o dela não tinha vista). Apesar de ser comprometida com um inglês, ela se apaixona pelo jovem rapaz e precisa decidir o que fazer. Quem gosta de Firenze vai se apaixonar mais ainda pela cidade!

uma-janela-para-o-amor

 

5 – A Vida é bela – Vencedor de 3 prêmios Oscar,  La Vita è bella, foi rodado em Arezzo e em Cortona.  Aqui a gente volta aos anos anos 40, no período da 2ª guerra, quando o judeu Guido, vivido por Roberto Benigni e seu filho Giosuè são levamos para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele usa sua imaginação e humor para despistar o filho tentando protegê-lo da violência.  Esta obra-prima de Benigni  é de 1997.

Heróis-de-verdade-6-a-vida-é-bela

 

6- Uma paixão em Florença (Una notte per decidere)-  O filme, do ano 200o,  retrata o amor nos tempos do fascismo. O  filme, com Sean Penn, que mostra Firenze no final dos anos 30 fala sobre uma bela viúva inglesa que se  envolve em um triângulo amoroso e em intrigas políticas.

paixao-em-florença

 

7 – Lua Nova/ New Moon – Faz parte da quadrilogia Crepúsculo. Filme americano de romance e fantasia  conta a história da jovem Bella Swan que conhece o misterioso Edward Cullen. Eles começam a viver um romance e ele admite que é um vampiro. Lua Nova é caracterizado por vampiros de uma família da cidade de  Volterra mas as cenas foram giradas em Montepulciano.

 

8 – O Paciente Inglês-  O filme de Anthony Minghella é de 1996. Durante a 2ª Guerra, um piloto inglês tem seu avião abatido e é  cuidado por uma enfermeira canadense.  Algumas cenas do filme foram rodadas nos campos de Pienza e na Basílica de São Francisco, em Arezzo.

paciente-ingles

 

9 -Miracolo di San’Anna – É um filme de guerra de Spike Lee,  de 2008,  com algumas cenas  rodadas em Colognora di Pescaglia (Lucca), Sant’Anna di Stazzema e na Versília, que remetem ao ano de 1944,  2ª Guerra Mundial.  O filme trata sobre a segregação racial que existia entre as tropas americanas.

 

10 -Maravilhoso Boccaccio – De 2015, o mais recente filme dos cineastas Paolo e Vittorio Taviani se passa na Florença do século 14, mais precisamente em 1348,   quando a peste negra afligiu a Europa. Fugindo desse cenário desesperador, dez jovens se isolam num castelo, contando histórias para passar o tempo e esquecer um pouco a situação caótica.  Todos os 5 contos do filme são retirados das 100 histórias de Decamerão, clássica coleção de novelas escritas por Giovanni Boccaccio, que viveu na cidade de Certaldo. Mas os castelos  toscanos escolhidos para as filmagens ficam nas cidades de Montepulciano e Montalcino.

Maraviglioso-Boccaccio-4-620x413

 

11- Aconteceu na primavera –  Poder e traição neste envolvente drama que é um dos mais elogiados filmes dos irmãos  Paolo e Vittorio Taviani (o filme é de 1993).  O filme fala sobre a maldição da família Benedetti.  Paixão, traição e vingança marcam por mais de 2 séculos esta familia.

12- Beleza roubada –  Dirigido por Bernardo Bertolucci, Stealing Beauty (1996) traz Liv Tyler como protagonista. O filme conta a viagem de Lucy,  uma jovem americana de 19 anos que vem à Toscana após o suicídio da mãe. Amor, sedução, inocência e ciúmes  num cenário  magnífico.   Dentre as locations, arredores de Siena, Castello di Brollio,  Scorgiano e Acqua Borra.

io-ballo-da-sola

 

13- Chá com Mussolini-  Filme de 1999, de Fanco Zeffirelli, que conta a história de um garoto filho de uma mãe solteira que é adotado por 3 senhoras inglesas que querem transforma-lo num verdadeiro gentleman. Mostra a Firenze dos anos 30.

 

14- Hannibal  – O filme de 2001 traz Anthonoy Hopkings na pele do psiquiatra Hannibal Lecter, um canibal que fugiu da prisão.  Ccom algunmas cenas girads no Palazzo Medici Riccardi, no Palazzo Vecchio, Piazza della Repubblica, Piazzale Michelangelo e galleria degli Uffizi.

hannibal

 

15-  Meus caros amigos/ Amici Miei – Uma comédia de 1975, de Mario Monicelli, que conta a historia de 4 amigos de infância (que depois viram 5) que enfrentam tudo com bom humor e gozação todas as situações.

amici-miei

 

16 – Cartas para Julieta – O filme é de 2010 e as cenas foram giradas em Verona e na Toscana, principalmente em Siena, no Borgo Scopeto Relais,  e também no centro histórico. Conta a história de uma americana que quando chega à Verona começa a ajudar um grupo de voluntárias a responder cartas endereçadas à Julieta pedindo conselhos amorosos, até que encontra uma correspondência antiga de uma senhora que tenta  reencontrar seu grande amor depois de muitos anos.

cinema

 

Esses são alguns filmes pra quem quiser ir sonhando com a Toscana enquanto programa a viagem ou para quem está a fim de matar a saudade dessa terra tão rica,  linda e cheia de fascínio!

 

 

 

 

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Filmes gravados na Toscana' have 1 comment

  1. 21 de julho de 2017 @ 23:47 Grazie a te / 10 burgos medievais na Toscana que merecem uma visita

    […] 2- Cortona – Dessa relação que preparei, Cortona é sem dúvida o maior dos vilarejos. De arquitetura tipicamente medieval, Cortona, na província de Arezzo,  é o principal centro cultural e turístico da Vale die Chiana aretina, entre a Toscana e a Umbria. A cidade fica sobre uma colina a 600 metros de altitude,  circundada de muralhas, e é a cidade que inspirou o romance “Sob o sol da Toscana“. […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.