DSC_0680

Vale a pena visitar Firenze em agosto?

Os italianos seguem num ritmo bem lento em agosto, afinal este é considerado o mês oficial das férias. O dia 15 é o feriado de Ferragosto, onde todo o país praticamente para, já que o pessoal acaba emendando os outros dias da semana ao feriado para curtir um período de férias. Bem, os fiorentinos desaparecem nessa época e os bairros residenciais ficam desertos. E o mundo inteiro invade a cidade nesta temporada! Em agosto, num calor insuportável, a movimentação de turistas no centro histórico impressiona, de tanta gente ziguezagueando pelas ruelas estreitas da cidade: famílias inteiras, grupos que participam de cruzeiros e  jovens estudantes. É preciso ter paciência para caminhar pelo centro e driblar toda a massa. E sei que muita gente teme vir à Firenze nessa época do ano porque ouviu dizer que vai encontrar tudo fechado. Não é bem assim. Recebi algumas mensagens de pessoas querendo saber se é roubada visitar Firenze nesta época. Registro aqui as minhas considerações sobre como é a cidade em agosto,  que inclusive vem mudando para se adaptar ao aumento do número de visitantes  neste período do ano.

duomo-firenze

Entendo a dúvida de muita gente escuta que em agosto nada funciona. Não é bem assim! No centro histórico atualmente quase nada fecha. Vou explicar um pouco como a cidade vem mudando e se adaptando ao grande fluxo de turistas no mês de agosto

Em agosto Firenze vira um forno.  Julho também tem registrado temperaturas altíssimas, talvez até maiores do que agosto. Considere que em Firenze praticamente não venta, isso aqui é quase uma estufa! A questão é geografica, já que a cidade é circundada por colinas. Outro fator é devido às correntes quentes vindas da África que fazem as temperaturas irem às alturas.

santamarianovella

Como falei acima, o mês de agosto é o período de férias (que são sagradas) para os italianos.  As férias escolares são de meados de junho até meados de setembro, sendo que o feriado de Ferragosto contribui bastante para que as pessoas escolham justamente esse período para sair. E quase todo mundo escolhe praia – o que parece óbvio, já que estamos em pleno verão -,  sendo a Sardenha o destino queridinho da grande maioria!. Os florentinos batem em retirada e o centro histórico é tomado por idiomas de todo o mundo.

arquitetura-firenze

Olhem que tranquilidade! Este local fica perto da minha casa, a 10 minutos do centro histórico de Firenze. Imaginem que aqui é praticamente impossível conseguir uma vaga para estacionar o carro nesse horário. Esta é a situaçao agora em agosto: vagas disponíveis em quase todo o quarteirão. E outra: o trânsito flui que é uma beleza nessa época do ano! 😉

 

verão-em-firenze

Agosto nos bairros de periferia é uma tranquilidade! Os locais saem para curtir as férias na praia ou na montanha e o que a gente encontra são cartazes informando o período de fechamento de estabelecimentos comerciais

Com isso, em agosto, muitos escritórios e empresas suspendem suas atividades.  Assim como os estabelecimentos comerciais. É que aqui muitas bodegas, bancas de revista, restaurantes e lojinhas são de gestão familiar e eles não têm costume de contratar outras pessoas; por este motivo eles fecham as portas. E o curioso é que você poderá encontrar uma plaquinha escrita a mão afixada na porta  informando que o estabelecimento está fechado por determinado período para férias. Isso acontece mais frequentemente nas periferias, pois no centro da cidade essa realidade está mudando. Há alguns anos, como em 2009, Firenze sentiu a crise e alguns hotéis do centro interromperam as atividades no período de verão. Só que atualmente a realidade é bem diferente. Como Firenze tem registrado grande movimento de turistas, já que agosto é mês de férias escolares em diversos países aqui do velho mundo,  os estabelecimentos estão se reorganizando para não perder clientela. Quem fechava o batente o mês inteiro passou a ter apenas 2 semanas de férias neste período.

florence-toscana

A Ponte Vecchio num fim de tarde de verão

Os setores da hotelaria, comércio e entretenimento perceberam o grande aumento do fluxo de turistas na cidade, afinal, agosto é  alta temporada. Lojas de grife do centro que outrora fechavam e concediam férias coletivas agora estão sempre abertas, inclusive aos domingos.  Esse é o novo perfil de Firenze em agosto.

 

foodora

Organizada pela Foodora & Lungarno, a Pink Party deu as boas vindas ao verão. A festa aconteceu na Corte di Zap

 

Durante o verão Firenze está cheia de vida e é palco de diversos eventos culturais, shows e concertos.
verão-em-Firenze

No verão um programa imperdível em Firenze é o por do sol do piazzale Michelangelo. Em agosto o sol se põe por volta das 20 horas

Agora vou elencar 5 pontos que você precisa considerar caso venha visitar Firenze neste período. Mas se pra você nada disso parecer atrapalhar, venha e aproveite como puder!  Ao menos estará ciente do que poderá encontrar:

  • agosto é  bem quente e é raro conseguir hotel com piscina
  • muitas acomodações não têm ar-condicionado (certifique-se que seu hotel dispõe de ar)
  • pode ser que você encontre lojinhas de artesanato e sorveterias artesanais fechadas
  • transporte público funciona com serviço limitado (os ônibus circulam com menos frequência)
  • alguns museus e atrações funcionam em horários especiais (melhor conferir nos sites as atrações de seu interesse para evitar contratempos)

 

O que significa Ferragosto? 

Para os religiosos, Ferragosto é a Festa da Assunção de Maria, dia em que a mãe de Jesus teria subido aos céus. Do latim,  Feriae Augusti, é um feriado nacional instituído pelo Imperador Augusto em 18 a.c. Este feriado surgiu na Roma Antiga para dar folga aos trabalhadores do campo, para que eles pudessem descansar e recarregar as energias depois da época das colheitas. Antigamente era chamado de Consualia,  em homenagem ao deus Conso, protetor da agricultura.

 

 

Caso queira saber quais as características de cada estação do ano, não deixe de conferir o post qual o melhor período do ano para visitar a Itália. Quer os endereços de onde tomar um gelato super gostoso? Veja o post As melhores sorveterias de Firenze. 

 

Este post faz parte da blogagem coletiva #verãonaitalia. Confira também a opinião de mais 4 blogueiras sobre essa temporada aqui na Itália:

Ke Viagem – Viajar para a Italia em agosto

Vou pra Roma – Verao em Roma, ja sabe o que fazer?

A Bolonhesa – Como sobreviver ao verão italiano

Descobrindo a Sicilia – Verão na Sicília,  dicas da bella stagione

*Post atualizado em Julho 2017

Quer dicas de hotéis em Firenze? Confira aqui  uma relação para diversos gostos e bolsos.

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Vale a pena visitar Firenze em agosto?' have 7 comments

  1. 16 de setembro de 2016 @ 21:06 Maria Glória D'Amico

    Acho que não iria em agosto, mas adorei ver as fotos, foi um revival.

    Reply

    • 17 de setembro de 2016 @ 12:32 Denya Pandolfi

      Carissima, Sabe que este ano julho foi mais quente que agosto? Tem dias que a gente se sente meio sufocada… falta aquela brisa gostosa que a gente está acostumado a ter no Brasil (em tantas cidades) nos meses de verão. Bacione e buon weekend 🙂 D

      Reply

  2. 5 de julho de 2017 @ 21:23 Bruno

    Otimo post. Eu vou pra italia em agosto. Chego exatamente dia 15 em roma. Só me toquei que era feriado depois de compradas as passagens. No inicio deu um leve desespero mas tudo da certo com alguns ajustes no roteiro. Eu e minha esposa temos uma pequena produção de gelatos no litoral do Rio de Janeiro e espero poder fazer um tour pelas melhores gelaterias de florença. Seu blog é nota 10. Está nos ajudando muito. Se quiser conhecer a gente um pouquinho procura @brunopda e @benedettogelateria no instagram. arrivederci!!!

    Reply

    • 5 de julho de 2017 @ 23:18 Denya Pandolfi

      Oi Bruno, tudo bem? Vcs vão sobreviver ao feriado do dia 15, rs. Não se preocupe. Como falei, as coisas estão mudando devagar e com organização vcs conseguirão aproveitar a data sem problemas. Boa sorte e espero que a viagem seja muito proveitosa! Assim que puder vou dar uma olhada no Ig de vcs. Valeu! Abbraccio, Denya

      Reply

  3. 7 de julho de 2017 @ 23:02 Grazie a te / O que as pessoas estão usando no verão de Florença

    […] Vale a pena visitar Firenze em agosto? […]

    Reply

  4. 11 de julho de 2017 @ 15:09 Viajento

    Geralmente evito viajar nos meses de inverno e verão justamente por causa do clima intenso e da quantidade de gente que aproveitam as férias escolares e enchem os pontos turísticos. Adorei as dicas!

    Reply

    • 11 de julho de 2017 @ 23:19 Denya Pandolfi

      Também acho, concordo contigo. Mas nem sempre é possível evitar o auge do verão e do inverno (famílias que dependem das férias escolares dos filhos, das férias de trabalho, etc). Abraço e grata pela visita! Denya 🙂

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.