florian

Caffè Florian

Há poucos dias publiquei um post sobre os bares de Firenze indicando meus locais preferidos para tomar café e aproveitei para falar um pouquinho sobre cada um deles. Se você perdeu, confira aqui. E deixei de fora o grifado Caffè Florian pois quando fui tirar as fotos para preparar o material vi que o grifado café italiano merecia um post inteirinho só pra ele.
Florian
É que o Caffè Florian inaugurou oficialmente aqui em Firenze o seu museu com obras que pertencem ao acervo de sua matriz, em Veneza. Estão expostas em Firenze 14 obras da coleção que adornam o local florentino que desde junho funciona como restaurante, ao lado do elegante café, que é de propriedade da família Fendi.  E é claro, aproveitei para marcar um jantar para conferir não apenas as obras mas também os pratos da casa, que pareciam irresistíveis a partir do menu exposto na porta.
Florian

As delicinhas que a gente pode degustar no Caffè Florian num chá da tarde

macarrons

O mais antigo café da Europa

O Florian de Veneza é o mais antigo café da Europa. Com localização estratégica – ocupa área de prestígio na piazza San Marco –  atende no mesmo endereço desde 1720 e representa um símbolo da cidade. A Bienal de Veneza tem suas raízes no histórico café a partir de uma exposição de obras contemporâneas iniciada em 1893.
dsc_0224
Desde então, a arte passou a ser de casa no café, famoso também pelas personalidades que o frequentavam. Por ali já passaram de Casanova a Modigliani. Desde 1988 o Caffè Florian recebe em Veneza exposições dedicadas à Bienal de arte contemporânea, que acontece a cada dois anos. Com o título de Temporanea, as obras são todas feitas especialmente para o café.
caffe-florian
Há sete anos o Florian abriu uma filial em Firenze, na minúscula Via del Parione, um cantinho charmoso perto das lojas mais luxuosas da cidade. Tortinhas doces, croissants, quiches, mini-sanduiches, biscoitinhos, macarons, chás e os mais variados cafés podem ser apreciados num ambiente refinado e tranquilo.
florian

Elegância em cada detalhe

A marca carrega uma tradição firmada sobre produtos de primeira qualidade aliados ao savoir-faire de um atendimento impecável. O requinte que envolve a marca Florian pode ser também encontrado em alguns produtos e artigos da sua concept store que levam a sua assinatura, como chás, geléias, cafés, chocolates, vinhos, licores e acessórios como bolsas e bijuteria
 Florian
 Agora vou falar da experiência gastronômica no restaurante, que fica ao lado do café. Por sugestão do chef da casa, iniciamos com tartare.
caffe-florian-italia

Pedimos um tartare de carne pra mim e outro de peixe para meu marido. Depois escolhi um mix de salmão e atum. (ah, os azeites são todos firmados Florian)

 dsc_0246
E para primo, serviram dois em um para meu marido: massa com molho de ossobuco e ao lado  um tradicional prato típico toscano revisitado. A inspiração é a ribollita, uma sopa de verduras.
O padrão do restaurante é elevado, serviço impecável com um garçom simpático e é claro, expert em vinhos.  Não é econômico, pois paga-se não apenas pela qualidade dos pratos servidos mas pelo ambiente e requinte, afinal, é um local estrelado.
 florian
A garrafa de água custa 5 euros e no final das contas, pagamos 80 euros para duas pessoas, sendo que os doces foram oferecidos pelo restaurante. Já estávamos satisfeitos mas insistiram para que provássemos – que sacrifício, rsrsrs!!! Trouxeram uma torta de chocolate e uma torta de maçã com pinoli, quentinha e com uma consistência jamais vista!
Caffè Florian–  Via del Parione, 32 – Firenze
O Caffè Florian encerrou suas atividades em Firenze em março de 2017


About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Caffè Florian' have 2 comments

  1. 1 de novembro de 2013 @ 16:56 Anônimo

    Oi Denya,
    Quanta maldade! E nos aqui so’ de agua na boca…
    Certamente o melhor do espaco,e’ que vai muito alem da comida .
    Muito charmoso .
    Bjs

    Reply

    • 2 de novembro de 2013 @ 18:42 Denya Pandolfi

      Exatamente. Poder apreciar as obras contemporâneas num espaço gastronômico é super interessante! Coisas da Itália!obgda por estar coma gente… Abs, D

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.