DSC_0072

Il Borro

Voltar no tempo não é possível. Mas alguns lugares te dão sensação de poder senti-lo escorrer mais lentamente. É assim no burgo medieval Il Borro,  no Valdarno, um vilarejo na Toscana de propriedade  da família Ferragamo que conjuga de forma harmoniosa a simplicidade da natureza, o luxo de suas instalações e a excelência nos serviços. Um estilo de hospedagem pra lá de peculiar!

DSC_0100

Vivenciar momentos neste burgo secular é uma experiência única e inesquecível!  Imaginem que é possível se hospedar em uma das 3 luxuosas villas ou escolher entre os 30 exclusivos quartos distribuídos pelo vilarejo. Fui convidada para conhecer as instalações e os serviços oferecidos pelo Il Borro, que desde 2013 ganhou a assinatura Relais&Chateaux. Vou contar aqui essa maravilhosa experiência junto a outras 3 amigas blogueiras.

 

DSC_0070

Nosso grupo era formado por Alice Cheron, do Ali di Firenze, Georgette Jupper do blog Girl in Florence, e Alexandra Korey, do Art Trav. Fizemos um passeio pelos cinematográficos jardins onde ficam as 3 mansões, a área da piscina e a capela. O lugar exala romantismo. Fiquei imaginando um casamento naquele cenário de sonhos!

DSC_0081

O local já pertenceu à famílias prestigiosas como os Medici e os Savoia. Em 1993 a família Ferragamo adquiriu o burgo e a partir de então, Ferruccio, com a ajuda do filho Salvatore (neto do fundador da marca e CEO do Il Borro),  começaram ali trabalhos de restauração e melhorias, já que o local havia sofrido ataques durante a 2 ª Guerra Mundial.  A proposta era de resgatar tradições e a história do lugar em total respeito à natureza, utilizando o conceito da sustentabilidade.

Il-borro-casamento

A capela da casa principal onde são realizadas cerimônias religiosas

O Il Borro fica a 20 Km de Arezzo e a 55 Km de Firenze.  É nessa área de 700 hectares, com natureza exuberante, que possibilita os visitantes de desfrutarem dias inesquecíveis  num espaço que conserva sua arquitetura medieval em modernas e confortáveis instalações.

 

DSC_0071

Vista para o burgo medieval , que é do ano 1000. A família Ferragamo transformou o burgo em um destino de luxo, em ambientes elegantes e discretos ao mesmo tempo contemporâneo, sem exageros, refletindo o perfil da própria família

Wellness– Nossa programação matinal foi na área do spa e começou com aula de yoga com a querida Hanna, num salão espetacular, de frente para uma piscina de borda infinita com toda a exuberante natureza que circunda o local. Em seguida fomos para a Suite Spa,  com jacuzzi e banho turco.  Ali é possível vivenciar uma completa experiência de beleza e bem-estar, com ginástica e massagens relaxantes. Mesmo quem não está hospedado no complexo pode agendar para desfrutar da academia e do spa.

spa

A área do spa. Jacuzzi, bate-papo agradável em excelentes companhias, um delicioso coquetel e muito relax… a gente acaba finando mal acostumada!

Revigoradas depois de uma manha na área spa passamos para conhecer a boutique que fica em anexo.

il-borro-toscana-italia

A boutique da área wellness com maravilhosos artigos. Bom gosto em bijuterias, home-decor e vestuário

 

Gastronomia –  o local possui 2 restaurantes, a Osteria del Borro e o Vin Cafè, ambos sob o comando do chef Andrea Campani. A osteria conta com 2 espaços distintos:  no subsolo fica o Tuscan Bistrot com uma adega e espaço para degustação com alguns rótulos que levam a assinatura Ferragamo enquanto que a Osteria del Borro, que fica no primeiro andar e conta com um terraço com vista para o vilarejo. O Vin Cafè fica localizado na área ao redor da piscina infinita, num ambiente moderno e refinado, ideal para um snack e aperitivo.Produzem 3 vinhos tintos e um branco. Nas proximidades da osteria a gente pode ver a bem cuidada horta que produz alimentos orgânicos que abastecem as cozinhas do complexo.
il-borro-arezzo

O ambiente do Vin Cafè é mais descontraído e o local e ideal para um happy-hour no final do dia, alguns dos vinhos produzidos no local e os nossos antipastos da Osteria del Borro

Nosso almoço foi na Osteria del Borro, que oferece cozinha gourmet.
andrea-mancini

O chef Andrea veio nos receber. Ele explicou sobre a escolha e proveniência dos ingredientes utilizados em sua cozinha, com pratos rigorosamente preparado com alimentos frescos e da estação

 

DSC_0123
Como antipasto uma variedade de gostosuras propostas pelo chef Andrea: queijos com mel, tomate e mozzarella, carpaccio e tortinha de legumes. Depois escolhi polvo com batata e para finalizar, torta de maçã que veio acompanhada de gostosuras como cheesecake e um saboroso e delicado creme de ovos.
DSC_0128
Il Borro Relais & Chateaux oferece 2 tipos de acomodação, que pode ser em seus luxuosos casarões ou nos charmosos e exclusivos quartos que ficam no burgo,  onde cada apartamento tem um nome e uma história. Os quartos ficam espalhados pela cidadezinha medieval, circundado de uma grande área verde, onde  vinhedos e oliveiras  emolduram a paisagem.
DSC_0120

Charmoso hotel em estilo de vila medieval

DSC_0104

E pensar que no século 12 o local era um castelo fortificado

O vilarejo, que é uma cidade em miniatura, conta com muitas lojas de artesãos distribuídas próximas aos apartamentos : cerâmica, jóias, pinturas e como não podia deixar de ser, a gente encontra também o serviço de sapatos sob medida.

DSC_0116

DSC_0111

Um dos locais imperdíveis é a sala Pinocchio, que apresenta um presépio com personagens que se movem. Além de representar algumas passagens do conto do mentiroso rapazinho, reproduzem de forma fiel algumas casinhas e personalidades que fazem parte da história do vilarejo

Dentre as atividades na área externa estão passeios a cavalo e golf.

DSC_0131

Mesmo quem não está hospedado pode visitar o local e se quiser usufruir dos serviços e atividades, favor entrar em contato diretamente com o resort

Agradeço o convite e o carinho de toda a equipe do Il Borro!  Foi uma maravilha desfrutar de um dia tão prazeroso nesse pedacinho de paraíso!

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Il Borro' have 12 comments

  1. 24 de junho de 2016 @ 20:32 Maria Glória D'Amico

    Uma riqueza de postagem, Denya. A Toscana é um dos paraísos do mundo, mesmo a Itália tendo locais encantadores, mas a Toscana me arrebata. Penso que a Provence, na França, possa ser semelhante. Pretendo conhecer.
    Mais um post espetacular, Denya, un bacione cara, ciao!

    Reply

    • 24 de junho de 2016 @ 23:58 Denya Pandolfi

      Oi Maria Glória, seus comentários me deixam sempre tão feliz, obrigada de coração pela tua cia! Que coincidência… estava falando hoje com uma amiga sobre o estilo provençal que lembra muita coisa da Toscana.
      A estrutura Il Borro é algo bastante exclusivo e encantador demais; imagina se hospedar num burgo que permanece praticamente igual há séculos? Lugar de sonhos… beijos, Denya

      Reply

      • 28 de junho de 2016 @ 20:29 Maria Glória D'Amico

        Fiquei hospedada, Denya, em Volpaia e me senti assim, como se tivesse feito uma viagem no tempo. Tenho quase certeza que você já fez aqui uma postagem sobre Volpaia.
        Ficamos em um apartamento tão bem estruturado, até forno a lenha tinha. Dá mesmo para ficar um tempo por lá, para ver a vida passar, debaixo de uma caramanchão de glicínias, só na pennichella ahahaha.
        Bacio a te!

        Reply

        • 29 de junho de 2016 @ 09:14 Denya Pandolfi

          Oi Maria Gloria, Sim… já falei sobre Volpaia. É exatamente isso: fazer uma viagem no tempo. O Il Borro tem uma atmosfera de outros tempos, incrível! Um luxo poder ver a vida transcorrer com calma… 🙂 Beijoca e obrigada, Denya

          Reply

  2. 22 de julho de 2016 @ 20:37 Camila Redighieri

    Olá, adorei o post, vou me hospedar durante 3 dias no Il Borro em outubro, estou muito ansiosa! Você recomendaria alguma cidadezinha imperdível ao redor? Vamos depois para Firenze. Obrigada

    Reply

    • 23 de julho de 2016 @ 23:29 Denya Pandolfi

      Que legal Camila! Vocês podem conhecer Cortona e Anghiari, que são 2 cidadezinhas lindas! Depois conte o que achou do Il Borro 😉 Bacione, Denya

      Reply

  3. 28 de julho de 2016 @ 17:06 rossani

    Denya,
    Entre Arezzo e Roma, quais as cidades imperdíveis p conhecer ? Me ajuda? Estamos indo agora em Agosto.
    Obrigada!! Te sigo aqui, no wats no Insta……AMOOOO

    Reply

    • 30 de julho de 2016 @ 18:04 Denya Pandolfi

      Oi Rossani, nunca fiz de carro este percurso. Mas veja o que acha de Cortona, Anghiari e cidades da Maremma, como Pitigliano, que é uma gracinha! abraço e bom passeio, Denya 🙂

      Reply

  4. 29 de julho de 2016 @ 20:05 Thaís

    É possível conhecer sem estar hospedado?

    Reply

    • 30 de julho de 2016 @ 17:59 Denya Pandolfi

      Oi Thais, sim, você pode visitar o local sem estar hospedado. Abs, Denya

      Reply

  5. 12 de dezembro de 2017 @ 13:39 liane

    Estou com uma programação para fazer um evento em II Borro. Mas estou com dúvidas enormes. Preciso de carro para ir da farmhouses até o prédio principal de II Borro?

    Reply

    • 16 de dezembro de 2017 @ 22:55 Denya Pandolfi

      Oi Liane, Como vai? Eu sempre passeio por la a pé. Mas para esclarecimentos sugiro que entre em contato com o local e peça detalhes sobre logística / deslocamentos. Eles são muito gentis e certamente irão te retornar logo logo. Bom final de semana! Abs, Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.