chianti

Jantar no Castello di Spaltenna, no Chianti

Sobre uma noite especial do verão italiano.  Aliás, super especial!  Imaginem jantar num castelo no Chianti em excelentes companhias, chefs renomados e uma lua espetacular abrilhantando ainda mais a noite? Participei de uma edição do Dining with the Stars, que acontece no Castello di Spaltenna, em Gaiole in Chianti,  com um dos maiores pizzaiolos da Itália,  Gianfranco Iervolino.

chianti

 

De arquitetura medieval, o  Castello di Spaltenna fica em Gaiole in Chianti,  entre  Firenze e Siena, região do Chianti Classico .  Spaltenna é um burgo feudal  que conta com uma torre campanária do ano 1000. Um verdadeiro mergulho no passado!  É um elegante e exclusivo resort que conta com 37 apartamentos, com 6 categorias diferentes de acomodação.

 

castello-spaltenna

A pieve românica do século 10. O Castello di Spaltenna é um antigo convento que foi reestruturado conservando suas principais características

O restaurante Il Pievano funciona no castelo e apresenta duas salas internas, decoradas com preciosas peças antigas oferecendo aos visitantes uma vista panorâmica para as colinas que circundam o hotel. Para quem preferir degustar as refeições ao aberto pode optar pelo pátio interno do castelo que é todo decorado por velas dando um toque ainda mais especial ao local, que tem como chef o estrelado chef Vincenzo Guarino (1 estrela Michelin), napolitano que tem uma forte relação com o território toscano. No menu, ele propõe tradições de ambas as regiões, com um toque internacional,  propondo pratos criativos com um toque de ousadia, utilizando  produtos de excelência que são fruto de minuciosa pesquisas. O chef  Guarino é quem recebe os colegas para os jantares no castelo, preparados a 4 mãos.

il pievano-chianti

O pátio do restaurante Il Pievano. Olhem que proposta maravilhosa um jantar com esse cenário?

 

Castello-di-Spaltenna

As ediçoes do evento Dining with the stars acontecem aqui no Castello di Spaltenna

piscina-chianti

O resort conta com piscina, campo de tenis, Spa e bar

 

castello-di-spaltenna

A varanda onde foi instalado o forno e servido o jantar, com música ao vivo

 

Iervolino

Os chefs Gianfranco Iervolino e Vincenzo Guarino. Além de excelente pizzaiolo Iervolino è também um otimo musico! Acompanhado do violão encantou os participantes com uma seleção de cançoes italianas com sua voz excepcional!

Esta edição do Dining with Stars contou com a participação do chef pizzaiolo  Gianfranco Iervolino, que foi recebido pelo chef da casa Vincenzo Guarino. A noite foi dedicada à pizza, claro!  Para começar foi servido flor de abobora frita com ricota e manjericão  sobre creme de abobrinha. E na sequencia, experimentamos 3 pizzas. A primeira foi a napoletana, depois malattia e a última ciummarella.

pizza

Piazza e bollicine – Essa foi a que mais gostei. Dentre os ingredientes da Pizza Malattia: stracciatella de bufala, pimenta rosa, pappardelle de verduras, abobrinha e cenoura. Achei deliciosa!

 

pizza

A piazza Ciummarella: pimenta verde do rio com tomatinhos do piennolo, provolone, pesto e salsicha de cinta senese

 

sobremesa

E para encerrar tartelletta com lamponi e yogurt grego cremoso e hortelã

Os  demais convidados para o evento que foram meus companheiros de mesa nessa noite tão especial foram Elena Farinelli, Alessandro Frassica, Paola Mencarelli e Giulia  Marcucci.

gaiole-in-chianti

 

As proximas edições do Dining with the Stars serão:

15 de agosto  com  Simone Fracassi , 22 de agosto com Francesco Gasbarro (Suiça), 30 de agosto com Simone Fortunato,  4 de setembro com Giovanni Santarpia, 29 de setembro com Laurent Leal (França), 12 de outubro com Joachim Koerper (Portugal) e no dia 26 de outubro o evento Charity Closer Dinner que contara com 15 chefs estrelados, 5 chefs pasticcieri (confeiteiros) e 10 empresas vinícolas.  Para informações, contatar diretamente o resort.

O Castello di Spaltenna faz recesso no inverno. Este ano encerra suas atividades no dia 3 de novembro e reabre provavelmente no inicio de abril.



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Jantar no Castello di Spaltenna, no Chianti' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.