DSC_0599

Como preparar a mala de inverno

Quer aprender a preparar uma mala de inverno prática e funcional? Essa é uma das maiores dúvidas do pessoal que acompanha o blog. Neste post te dou uma mãozinha para selecionar as peças para enfrentar a o frio. Importante também é ponderar na quantidade.  Alguns fatores a considerar na hora de preparar a mala de inverno:

Material -Algo importantíssimo é o material das roupas. Não é porque a blusa é grossa que ela vai te proteger do frio, preste atenção nesse fator. Escolha blusas que tenham em sua composição lã e/ou cashmere. Antes de comprar leia com atenção a etiqueta das roupas e evite aquelas blusas grossas de material sintético. É preciso estudar o que vestir.   Vestir-se “a cebola”  é necessário pois cada camada de roupa terá uma função.

Acessórios –  O inverno é a época do ano em que os acessórios são indispensáveis, especialmente quando venta. Os ventos gélidos incomodam e maltratam demais, é um horror! Você vai precisar proteger bem as orelhas, as mãos, os pés e a garganta. Traga gorros, cachecóis, toucas e luvas. Sapatos adequados poderão te salvar em dias de frio extremo e chuva!

mala-de-inverno

Atualmente existem muitas soluções práticas com as camisetas segunda-pele térmicas, que não ocupam muito espaço na mala

Segunda-pele: Durante todos os meses de frio intenso eu uso segunda-pele. Acho fundamental! Existem camisetas tecnológicas da Uniqlo, por exemplo, que são excelentes para aquecer. Elas custam entre 19 e 35 euros. A linha se chama Extra Warm Tops. Tem também os produtos da Decathlon, onde você pode adquirir as camisetas de pile que são usadas por quem vai encarar a neve.  Invista nelas pois custam pouco e realmente aquecem.
Lembre-se que o corpo precisa respirar e evitar suar, portanto o tecido precisa permitir  uma correta transpiração. É importante que a primeira camada, aquela que fica em contato com a pele, seja térmica e que o tecido seja tecnológico e em condições de afastar a humidade da pele.  Já a segunda camada pode ser de lã ou cashmere, pile ou fleece. Bom investir em tecidos quentes, mas que sejam leves. Ai você pode usar por cima dessas 2 camadas uma blusa, casaqueto ou uma camisa de sua preferência.
uniqlo

Para ficar sempre aquecida, a malha tecnológica da Uniqlo. Existem vários modelos de segunda pele

Calefação – Os ambientes internos são aquecidos.  Você vai perceber a diferença de temperatura entre os ambientes internos e externos. É um tal de tirar e colocar sem fim!  Prepare-se para isso. Já falei neste post aqui sobre a mala de outono e o vestir-se como cebola, que vale também para os meses mais frios e congelantes do ano.
Quantidade – Eu sou muito prática e busco sempre reduzir o máximo possível a minha bagagem, pois é preciso considerar as mudanças de cidade, possíveis escadas em algumas estações de trem ou local de hospedagem. Selecione peças que casem entre si e com as quais você pode conseguir fazer sobreposições. Aqui vai a minha lista:
3 calças compridas
2 camisetas segunda-pele em tecido tecnológico
1 saia
2 vestidos (de manga e que podem ser usados com meias)
3 meias-calças  (preferencialmente fio 60, 70 ou 80)
1 bota confortável  (as da marca UGG são ideais para temperaturas baixas)
1 tênis confortável
1 sapato para ser usado com meia para jantares em ocasiões mais elegantes (nem sempre vai precisar)
3 blusas para serem usadas como segunda-pele (você pode lavá-las no hotel)
3 blusas gola alta
1 Tricô
1 Cardigan
4 blusas
2 casaquetos
1 casaco ou piumino
Acessórios: cachecol, echarpe, luvas, touca, chapéu e gorro (sao imprescindíveis!)
Necessaire – eu economizo também nos produtos da necessite. Sempre coloco cremes e shampoos em embalagens pequenas. Os cremes para corpo e mão são fundamentais nessa época do ano! Você vai precisar carregar na bolsa tiracolo o seu creminho para as mãos
1 Sombrinha
duvetica

Variedade de cores do piumino da Duvetica. Este tipo vai definitavamente te proteger do frio. Esses são esportivos mas existem alguns modelos com cinto e pelo sintético

 

roupa-inverno

Para dias instáveis e quando você não tem sombrinha: o casaco com capuz pode te salvar!

Muito importante: Leve um casaco estilo piumino (sugiro um que tenha  capuz) em sua mala de mão pois você vai precisar usá-lo assim que desembarcar. Deixe junto as luvas, chapéu e cachecol.
roupa-de-frio

Os acessórios sao fundamentais nos dias frios! Seja chapéu, touca ou faixa. Opte por um modelo que cubra as orelhas

Aqui alguns looks para vocês se inspirarem na hora de preparar a mala de inverno:
Asos

 

hmprod

H & M

 

mala-inverno

Colete de pelo sintético Topshop

 

como-fazer-mala-inverno

Modelos de vestidos para o inverno. Com criatividade é possível dar um “up” à produção com meias, casaquetos e echarpes

 

mala-de-inverno

Mango

E informo também os links com as minhas fotos de streetstyle que fiz aqui em Firenze nos meses de inverno de gente como a gente  😉 !  Confira aqui, aqui e aqui.



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Como preparar a mala de inverno' have 6 comments

  1. 10 de dezembro de 2015 @ 22:36 Tati

    Onde tem Uniqlo na Itália?

    Reply

    • 17 de dezembro de 2015 @ 22:23 Denya Pandolfi

      Oi Tati, comprei na Inglaterra. Vc pode comprar pela internet e pedir para entregar no hotel. Abs, D

      Reply

  2. 20 de junho de 2016 @ 03:58 Leidiane Marinho

    olá! Pretendo visitar Florença em janeiro, iria em novembro desse ano, mas vai ficar pra 2017. Você acha que é uma época muito ruim de visitar Firenze por cauda do frio?? Abs.

    Reply

  3. 12 de janeiro de 2017 @ 10:38 Grazie a te / Os outfits da temporada deste inverno em Firenze

    […] Está vindo para a Italia nesta temporada? Confira aqui dicas práticas de como preparar a  mala de inverno. […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.