DSC_0599

Como preparar a mala de inverno

Quer aprender a preparar uma mala prática e funcional para o inverno? Essa é uma das maiores dúvidas do pessoal que acompanha o blog. Neste post te dou uma mãozinha para selecionar as peças para enfrentar a o frio. Importante também é ponderar na quantidade.  Alguns fatores a considerar na hora de preparar a mala de inverno:

Material -Algo importantíssimo é o material das roupas. Não é porque a blusa é grossa que ela vai te proteger do frio, preste atenção nesse fator. Escolha blusas que tenham em sua composição lã e/ou cashmere. Antes de comprar leia com atenção a etiqueta das roupas e evite aquelas blusas grossas de material sintético. É preciso estudar o que vestir.   Vestir-se “a cebola”  é necessário pois cada camada de roupa terá uma função.

Acessórios –  O inverno é a época do ano em que os acessórios são indispensáveis, especialmente quando venta. Os ventos gélidos incomodam e maltratam demais, é um horror! Você vai precisar proteger bem as orelhas, as mãos, os pés e a garganta. Traga gorros, cachecóis, toucas e luvas.

mala-de-inverno

Atualmente existem muitas soluções práticas com as camisetas segunda-pele térmicas, que não ocupam muito espaço na mala

Segunda-pele: Durante todos os meses de frio intenso eu uso segunda-pele. Acho fundamental! Existem camisetas tecnológicas da Uniqlo, por exemplo, que são excelentes para aquecer. Elas custam entre 19 e 35 euros. A linha se chama Extra Warm Tops. Tem também os produtos da Decathlon, onde você pode adquirir as camisetas de pile que são usadas por quem vai encarar a neve.  Invista nelas pois custam pouco e realmente aquecem.
Lembre-se que o corpo precisa respirar e evitar suar, portanto o tecido precisa permitir  uma correta transpiração. É importante que a primeira camada, aquela que fica em contato com a pele, seja térmica e que o tecido seja tecnológico e em condições de afastar a humidade da pele.  Já a segunda camada pode ser de lã ou cashmere, pile ou fleece. Bom investir em tecidos quentes, mas que sejam leves. Ai você pode usar por cima dessas 2 camadas uma blusa, casaqueto ou uma camisa de sua preferência.
uniqlo

Para ficar sempre aquecida, a malha tecnológica da Uniqlo. Existem vários modelos de segunda pele

Calefação – Os ambientes internos são aquecidos.  Você vai perceber a diferença de temperatura entre os ambientes internos e externos. É um tal de tirar e colocar sem fim!  Prepare-se para isso. Já falei neste post aqui sobre a mala de outono e o vestir-se como cebola, que vale também para os meses mais frios e congelantes do ano.
Quantidade – Eu sou muito prática e busco sempre reduzir o máximo possível a minha bagagem, pois é preciso considerar as mudanças de cidade, possíveis escadas em algumas estações de trem ou local de hospedagem. Selecione peças que casem entre si e com as quais você pode conseguir fazer sobreposições. Aqui vai a minha lista:
3 calças compridas
2 camisetas segunda-pele em tecido tecnológico
1 saia
2 vestidos (de manga e que podem ser usados com meias)
3 meias-calças  (preferencialmente fio 60, 70 ou 80)
1 bota confortável  (as da marca UGG são ideais para temperaturas baixas)
1 tênis confortável
1 sapato para ser usado com meia para jantares em ocasiões mais elegantes (nem sempre vai precisar
3 blusas para serem usadas como segunda-pele (você pode lavá-las no hotel)
3 blusas gola alta
1 Tricô
1 Cardigan
4 blusas
2 casaquetos
1 casaco ou piumino
Acessórios: cachecol, echarpe, luvas, touca, chapéu e gorro (sao imprescindíveis!)
Necessaire – eu economizo também nos produtos da necessite. Sempre coloco cremes e shampoos em embalagens pequenas. Os cremes para corpo e mão são fundamentais nessa época do ano! Você vai precisar carregar na bolsa tiracolo o seu creminho para as mãos
1 Sombrinha
duvetica

Variedade de cores do piumino da Duvetica. Este tipo vai definitavamente te proteger do frio. Esses são esportivos mas existem alguns modelos com cinto e pelo sintético

 

roupa-inverno

Para dias instáveis e quando você não tem sombrinha: o casaco com capuz pode te salvar!

Muito importante: Leve um casaco estilo piumino (sugiro um que tenha  capuz) em sua mala de mão pois você vai precisar usá-lo assim que desembarcar. Deixe junto as luvas, chapéu e cachecol.
roupa-de-frio

Os acessórios sao fundamentais nos dias frios! Seja chapéu, touca ou faixa. Opte por um modelo que cubra as orelhas

Aqui alguns looks para vocês se inspirarem:
Asos

 

hmprod

H & M

 

mala-inverno

Colete de pelo sintético Topshop

 

como-fazer-mala-inverno

Modelos de vestidos para o inverno. Com criatividade é possível dar um “up” à produção com meias, casaquetos e echarpes

 

mala-de-inverno

Mango

E informo também os links com as minhas fotos de streetstyle que fiz aqui em Firenze nos meses de inverno de gente como a gente  😉 !  Confira aqui, aqui e aqui.



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Como preparar a mala de inverno' have 5 comments

  1. 10 de dezembro de 2015 @ 22:36 Tati

    Onde tem Uniqlo na Itália?

    Reply

    • 17 de dezembro de 2015 @ 22:23 Denya Pandolfi

      Oi Tati, comprei na Inglaterra. Vc pode comprar pela internet e pedir para entregar no hotel. Abs, D

      Reply

  2. 20 de junho de 2016 @ 03:58 Leidiane Marinho

    olá! Pretendo visitar Florença em janeiro, iria em novembro desse ano, mas vai ficar pra 2017. Você acha que é uma época muito ruim de visitar Firenze por cauda do frio?? Abs.

    Reply

  3. 12 de janeiro de 2017 @ 10:38 Grazie a te / Os outfits da temporada deste inverno em Firenze

    […] Está vindo para a Italia nesta temporada? Confira aqui dicas práticas de como preparar a  mala de inverno. […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.