duomo

Manifestação em Firenze: patriotismo verde e amarelo

Carregamos o espírito de patriotismo independente do país onde moramos. A indignação e a luta por um Brasil mais digno e menos corrupto levou um grande número de brasileiros que vive em Firenze a levantar a bandeira verde e amarela, e a capital do Renascimento foi tomada pelas cores vibrantes da nossa Pátria na última quarta-feira.

brasileiros-florença

Foi uma manifestação pacífica que contou com a participação de famílias inteiras, inclusive com crianças , que também empunharam cartazes e bandeiras mostrando ao mundo que tem muita coisa errada com o nosso amado Brasil

A manifestação aqui na Itália foi em solidariedade a todos os compatriotas que estão indo às ruas de diversas cidades brasileiras dizer um basta ao atual governo. Cerca de duzentas pessoas reuniram-se ao lado da Catedral Santa Maria del Fiore, o Duomo de Firenze, para exibir faixas, cartazes e erguer a nossa bandeira, sob os olhares curiosos de turistas de todo o mundo que aproveitaram não apenas para registrar como também buscar entender o motivo do protesto.

 

E qual o gosto de uma manifestação no exterior? “Poder mostrar ao mundo todo que está aqui a nossa insatisfação. Acho que depois disso as coisas nunca mais serão como antes. O Brasil tem tantos potenciais e riquezas. Acredito que o nosso país vai mudar”, ressalta a carioca Natasha, que vai passar dois meses em Firenze para estudar italiano.

brasileiros-florença

“Eu queria muito estar no Brasil nesse momento tão importante, mas como não posso, protesto a distância. Quero mostrar a minha voz, a minha insatisfação com o governo”, relata a capixaba Georgia Rodrigues, que vive há sete anos em Firenze.

O que dizem os manifestantes:

“Eu cheguei há uma semana do Brasil e participei das manifestações que aconteceram por lá. Acho importante para mostrar o meu descontentamento, mesmo que a distância. Abaixo à inflação, o Brasil está insuportável, não dá pra viver assim!”, desabafa Milena, de Franca (SP), que está há seis anos em Firenze.

O ítalo-alemão Elia é casado com uma brasileira e participou do protesto em solidariedade ao nosso país. “A minha esposa já participou de muitas lutas sociais, inclusive junto ao MST. Os protestos existem há tempos no Brasil mas a minha preocupação é com o risco de instrumentalização dessa manifestação”, destaca Elia, segurando um cartaz escrito em italiano de um lado e em português do outro: “Vamos jogar futebol nas ruas – é gratis. Não ao mundial do business”.

Guilherme, de Brasília, veio fazer intercâmbio. Chegou em junho e fica mais dois meses em Firenze. Trouxe para a manifestação amigos de outros países que concordam com as reivindicações. Segundo Guilherme, a corrupção que atrapalha tanto o nosso progresso precisa ser crime hediondo.

A paranaense Amanda mora há sete anos em Firenze e acredita que seja o mínimo que podemos fazer para ajudar nossos compatriotas nesse momento de protestos.” Somos brasileiros, nacionalistas e estamos mostrando que estamos juntos, independente do lugar do mundo onde estivermos. Para ela, os maiores problemas do nosso país estão relacionados à saúde e à educação.

italia

A manifestação reuniu não apenas brasileiros que vivem em Firenze mas estrangeiros simpatizantes com o protesto. Esta italiana, Anna Maria Giglitto, que conhece e admira o Brasil e os brasileiros, juntou-se ao grupo para dar o seu apoio. “Este é um momento histórico. Até me emociono ao falar do Brasil. Vocês estão dizendo que não se importam com o futebol, com a Copa, mas que querem um país que funcione. Isso é muito bonito. Essa manifestação organizada, pacífica e adulta está de parabéns”.

florença

Musthafa e Rodrigo, praticantes de capoeira, também apoiaram o movimento. Musthafa é do Senegal e veio prestar sua solidariedade aos amigos e à namorada, que é brasileira: ” Quando tem um problema, é necessario que as pessoas mostrem sua indignação”. Rodrigo, brasileiro de Florianópolis está há oito meses em Firenze: “Mesmo de longe a gente torce muito pelo nosso país. A gente quer que o Brasil progrida. Eu dou todo o apoio porque muita coisa tem que mudar, e a gente aqui reunido mostra que mesmo morando longe, estamos sempre juntos e unidos pela mesma causa”.

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Manifestação em Firenze: patriotismo verde e amarelo' has no comments

  1. 27 de junho de 2013 @ 18:36 Aghata Pandolfi

    Emocionanteee!!! Ameiii!!!

    Reply

    • 27 de junho de 2013 @ 19:03 Denya Pandolfi

      Foi demais mesmo! Super legal o interesse das pessoas em querer obter informaçoes sobre as reivindicaçoes. Depois do hino, tds os turistas aplaudindo e apoiando! Pena ver que no Brasil nao esta’ sendo assim…. Beijo, Denya

      Reply

  2. 27 de junho de 2013 @ 18:40 Anônimo

    p.s. saudade daí!

    Reply

    • 27 de junho de 2013 @ 19:05 Denya Pandolfi

      Espero que possa matar a saudade com os nossos posts e fotos!

      Reply

  3. 27 de junho de 2013 @ 19:14 Nara Maria Galesi

    Que manifestação Maravilhosa,emocionante,DIGNA!!!!!! Que força e estímulo para nós!!!!!!!! Obrigada a todos por não esquecerem de nossa Pátria!!! Muitoooo por fazer mas não desistiremos………TEMOS QUE CONSEGUIR POR PARA FORA ESSES CORRUPTOS MISERÁVEIS QUE SUGAM O BRASIL,EM DETRIMENTO DO NOSSO POVO!

    Reply

    • 27 de junho de 2013 @ 19:39 Denya Pandolfi

      Ei Nara, foi um protesto civilizado. Tds estavam ali apoiando à distancia o nosso Brasil – quanto patriotismo! Abraço pra vc e mt obgada pela sua cia aqui no blog, Denya

      Reply

  4. 27 de junho de 2013 @ 20:46 Dani

    Meninas….. esse momento é unico em nossa historia. Meus parabéns por mostrar essa manifestaçao prestando apoio a todos do nosso Brasil. Ver essa galera unida na Italia é bonito demais…….. ADOREI…..

    Reply

  5. 27 de junho de 2013 @ 23:14 levina

    PARABÉNS , VCS, REPRESENTARAM BEM NOSSO BRASIL, VAMOS CONTINUAR NA LUTA POR UM BRASIL MELHOR,A VEZ É NOSSA!
    ,

    Reply

    • 27 de junho de 2013 @ 23:20 Denya Pandolfi

      Oi levina, estavam todos cheios de vontade e energia! Abraço e obrigada pela sua visita, Denya

      Reply

  6. 27 de junho de 2013 @ 23:44 christine

    lindo!!! parabensss!!!

    Reply

  7. 28 de junho de 2013 @ 00:22 Cynthia F Bassini Marimon

    Precisamos sempre de apoio de todos os brasileiros que estão fora de nosso país….Denya realmente é uma pena que no meio de tanta gente que está levando a sério tem os vândalos que se aproveitam da situação…mais assim mesmo os que realmente querem a mudança irão continuar até que realmente a mudança venha#ogiganteacordou
    O que temos que fazer também como cidadãos que cremos em Deus é orar para que venha a mudança em nome de Jesus…bjs e parabéns pelo post

    Reply

    • 28 de junho de 2013 @ 09:50 Denya Pandolfi

      Oi Cynthia, qq tipo de apoio é mt importante, mesmo que à distancia. Bonito ver a solidariedade da nossa populaçao. E vms torcer por um Brasil melhor! Um bj e obgada por nos acompanhar… D

      Reply

  8. 28 de junho de 2013 @ 02:14 Luciene Silveira

    Parabéns a todos que incentivaram e participaram das manifestações. Pessoal, nos últimos cinco dias nunca tinha ouvido falar tanto em dar um basta em corrupção! Temos que acreditar que o BRASIL vai mudar.

    Reply

    • 28 de junho de 2013 @ 09:52 Denya Pandolfi

      Oi Luciene!!! Esse é um momento unico em nosso país. Obrigada pela visita em nosso blog… Beijo! Denya

      Reply

  9. 28 de junho de 2013 @ 04:55 Anônimo

    Que legal sua cobertura Denya, bem completa, parabéns!
    Bjos, Alessandra

    Reply

    • 28 de junho de 2013 @ 09:53 Denya Pandolfi

      Alessandra, obgada. Fico feliz que tenha gostado. Abraço e espero que vc curta o nosso blog, Denya

      Reply

  10. 28 de junho de 2013 @ 14:23 Jair Ribeiro

    poxa Denya.. amei esse post… deu emoção ver a participação do pessoal de Firenze neste momento histórico e importante…!!!

    Reply

    • 28 de junho de 2013 @ 17:16 Denya Pandolfi

      Jair, voce viu que maravilha todo o pessoal reunido???? Foi demais mesmo! Abraço e obgda, Denya

      Reply

  11. 28 de junho de 2013 @ 15:24 Christianne

    Muito legal, Denya, estou adorando seu blog!! Mas não é surpresa, afinal conheço a jornalista de mão cheia!! Bjs

    Reply

    • 28 de junho de 2013 @ 17:17 Denya Pandolfi

      Chris, que felicidade receber esse elogio. Mt obgada por nos acompanhar… bom saber que vc esta’ gostando. Bj grande minha querida, D

      Reply

  12. 28 de junho de 2013 @ 17:45 marco

    emocionante. vendo as fotos, me senti junto a vcs. maganífico!! parabéns…bg

    Reply

    • 28 de junho de 2013 @ 18:53 Denya Pandolfi

      Ei Marco, Foi mesmo emocionante. Acho que é possivel perceber através das fotos o patriotismo dos participantes. Obgada. Denya

      Reply

      • 28 de junho de 2013 @ 20:52 Baggio

        Denya:

        lembra do meu post sobre a pessoa de Curitiba que cruzei aí em Firenze?

        pois é…achei essa paranaense Amanda muuuuito parecida. pena que

        está de óculos e com o rosto parcialmente coberto…

        mas, em seu site, uma nova emoção a cada dia…

        Amanda, era vc?

        abrs

        bg

        Reply

        • 28 de junho de 2013 @ 21:22 Denya Pandolfi

          Ei Baggio, acho que perdi algum capitulo, rs. Infelizmente nao posso te ajudar. Espero que as emoçoes em nosso blog sejam algo de positivo pra vc. ABraço e obgada pela visita, Denya

          Reply

  13. 28 de junho de 2013 @ 18:13 Anônimo

    Adorei, Denya! Parabéns para o seu blog e bom trabalho!!

    Reply

    • 28 de junho de 2013 @ 18:54 Denya Pandolfi

      Muito obrigada pela visita. Grazie mille! Abraço, Denya

      Reply

  14. 28 de junho de 2013 @ 20:47 Jandira Cunha Pandolfi

    Oi Denya, muito especial a manifestação dos brasileiros na Italia. Foi um espetáculo ver os cartazes, me senti na passeata. Tudo que foi escrito nos cartazes é a pura verdade e necessidade do nosso país. Parabéns galera !!!!!! Valeu!

    Reply

    • 28 de junho de 2013 @ 21:31 Denya Pandolfi

      Demais, nao é? Recebi varios emails do pessoal ai do Brasil elogiando o movimento aqui de Firenze. Todos juntos sempre, mesmo à distancia. Um beijo e obrigada pela cia!!! Denya

      Reply

  15. 30 de junho de 2013 @ 05:50 EUNICE SALVIANO CORREA NACFUR

    DENYA, FAZENDO PESQUISA SOBRE FIRENZE. ENCONTREI ESSA MARAVILHA QUE FOI A MANIFESTAÇÃO QUE OS BRASILEIROS RESIDENTES AÍ FIZERAM.
    REALMENTE NÃO AGUENTAMOS MAIS TANTA CORRUPÇÃO, TANTO DINHEIRO IR PARA O BOLSO DE UNS POUCOS. E A MAIORIA SOFRE COM A FALTA DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA.
    VOU MUDAR DE ASSUNTO AGORA, MINHA PESQUISA É PARA ALUGAR UMA MORADIA.
    TENHO UMA SOBRINHA DE 22 ANOS QUE IRÁ FAZER UM CURSO NA FACULDADE AGRARIA POR 01 ANO, E PRECISA LOCAR UM QUARTO (SUITE), SERA QUE ME INDICAS UM BOM LUGAR
    . A PREVISÃO DE CHEGADA DELA EM FIRENZEÍ SERÁ PARA 19;DE AGOSTO.
    COMO BRASILEIRO NÃO NEGA FOGO NA HORA DA AJUDA. TOMEI CORAGEM E JÁ PEDI.PARA ME INDICARES ALGUÉM QUE POSSA LOCAR UM BOM QUARTO.

    DESDE JÁ TE AGRADEÇO

    EMAIL; eunice.salviano@gmail.com

    Reply

    • 30 de junho de 2013 @ 11:55 Denya Pandolfi

      Oi Eunice, que bom que voce nos descobriu!!! A manifestação aqui foi linda mesmo. Sobre apto para alugar aqui em Firenze: vou te enviar email em breve. Abraço e um otimo domingo! Denya

      Reply

  16. 2 de julho de 2013 @ 15:44 zilda

    Oi Denya,
    Firenze ficou ainda mais linda de verde e amarelo.Que bom seria se as manifestacoes aqui em nossa terra amada fosse semelhante.Infelizmente neste momento tao importante ,vandalos estragam o principal objetivo.

    Mesmo assim ,esta dando resultado.
    E nossa fe,’ leva a crer que tudo sera diferente.

    Reply

    • 2 de julho de 2013 @ 23:24 Denya Pandolfi

      Também acredito que havera’ alguma mudança para melhor pois o nosso querido Brasil merece! Vamos torcer! “Andar com fé eu vou…” Um bj! D

      Reply

    • 2 de julho de 2013 @ 23:24 Denya Pandolfi

      Também acredito que havera’ alguma mudança para melhor pois o nosso querido Brasil merece! Vamos torcer! “Andar com fé eu vou…” Um bj! D

      Reply

  17. 6 de julho de 2013 @ 09:39 Patricia Godoy Rissi

    Infelizmente nao pude ir naquele dia! Linda manifestaçao!! Nos podemos mudar o Brasil!!! Lindas fotos Denya! Bjos

    Reply

    • 6 de julho de 2013 @ 10:14 Denya Pandolfi

      Ei Patricia, pena que vc nao foi… Realmente foi linda a manifestacao. Abraco e obgada pela visita em nosso blog! Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.