DSC_0954

Montechiari, em Montalcino, na Toscana

IMG_2350

Na estrada do agroturismo Montechiari, perto de Montalcino

IMG_2353

Estive no agroturismo Podere Montechiari com meus pais, quando vieram nos visitar. Sempre que eles vêm à Itália procuramos um lugar perto de Firenze para passarmos um final de semana.
Como meu pai aprecia vinhos e já havíamos passado um final de semana em Montalcino (são degustações atrás de degustações!), a terra do famoso vinho Brunello, dessa vez buscamos uma experiência diferente: a tranquilidade de um agroturismo nas colinas de Torrenieri, que fica bem pertinho de Montalcino, na província de Siena. Não é bem o tipo de turismo com que os brasileiros estão acostumados. Pra vocês terem uma ideia, segundo a proprietária do local, éramos os primeiros hóspedes da América do Sul.

IMG_2436

O agroturismo Montechiari possui duas casas sobre as colinas de Torrenieri

Montechiari

Agroturismo é uma empresa rural que acolhe os hóspedes em suas propriedades rurais  onde podemos ter contato com a natureza e com o estilo de vida local.

DSCN0017

Desfrutar da paz que reina no local e da simplicidade do campo, além de conhecer o processo que envolve a produção do azeite e do vinho da região é uma experiência enriquecedora

montalcino

 

montalcino

Montalcino

O Montechiari  está localizado em Vergelle a San Giovanni D’Asso, tendo aos arredores Montalcino, San Quirico d’Orcia e Pienza. O acesso ao agroturismo não é tão simples, mas nada impossível para quem  tem um carro com GPS. Parte da estrada não é asfaltada, mas é aí justamente que você vai vivenciar essa experiência única de contato com a simplicidade com a vida do campo.

O valor do aluguel de um apartamento que acomoda quatro pessoas varia dependendo da estação entre 450 e 550 euros para um período de uma semana.

Montalcino

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O agroturismo possui cinco apartamentos. Este foi o que ficamos: “La casa di Maria”, que possui dois quartos, dois banheiros e duas entradas, em um espaço de 110 metros quadrados. A sala é enorme e tem até lareira, que contribui para um toque bem charmoso ao local

Toscana

O Montechiari é de propriedade de três irmãos, que cuidam com o maior carinho e amor dos cinco apartamentos diferentes herdados, que estão distribuídos em dois casarões. Todos são charmosos, aconchegantes e espaçosos. Quase todos os apartamentos possuem dois quartos e dois banheiros, podendo acomodar confortavelmente no mínimo quatro pessoas. Cada hóspede é responsável pela sua refeição, inclusive o café-da-manha.  Mas em menos de dez minutos de carro é possível chegar a bares e restaurantes que ficam na região.

Claro que muita gente prefere  esquecer da cozinha já que a proposta é descansar e relaxar. Mas sugiro que ao menos uma refeição seja feita em casa, até porque você não vai precisar de muito para organizar um típico banquete toscano à base de queijos, salames e produtos locais.  E se o tempo permitir, acender o fogo para preparar uma deliciosa grigliata (churrasco) com verduras frescas da região é uma experiência imperdível. Ah, e sem contar que tudo numa paisagem de sonhos acompanhado por uma bela taça de Brunello. Será que tá bom pra você?

DSC_1942

P4300058

Pelas estradas bem pertinho do agroturismo você pode observar essa beleza: plantação de uvas sangiovese, usadas na produção do Brunello di Montalcino. Todos os vinhedos têm uma roseira no início de cada fileira, que servem para identificar antecipamente uma possivel patologia, parasitas e carencia de minerais na plantação. Elas nao só encantam, mas ajudam a fazer a monitoragem e controle



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Montechiari, em Montalcino, na Toscana' have 6 comments

  1. 20 de junho de 2013 @ 15:38 Anônimo

    Que lugar lugar lindo de mais.
    Parabéns pela matéria..

    Reply

    • 20 de junho de 2013 @ 15:51 Denya Pandolfi

      Esse lugar é encantador! Transmite uma paz enorme… Abraço e obgada, Denya

      Reply

  2. 20 de junho de 2013 @ 17:47 Dani

    Denya, show esse agroturismo…. gostei demais deste post! Complimenti, Dani

    Reply

    • 20 de junho de 2013 @ 23:20 Denya Pandolfi

      Pois é Dani, este é um roteiro para quem jà conhece cidades como Firenze e Siena e quer começar explorar locais proximos nao tao turisticos. Beijo e obgada, Denya

      Reply

  3. 24 de junho de 2013 @ 14:44 Patricia Godoy Rissi

    Eu e Luciano adoramos descobrir esses lugares escondidos, longe do roteiro do turismo normal!! Otima dica!!! Bjos

    Reply

    • 24 de junho de 2013 @ 21:23 Denya Pandolfi

      Oi Patricia, esse é um local que vale mt a pena, principalmente nesta época do ano. Bjs e mt obgada! D

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.