montefioralle

Montefioralle, no Chianti Classico

Montefioralle, que pertence à cidade de Greve in Chianti, é provavelmente um dos mais antigos vilarejos do Chianti.  O burgo é minúsculo e conserva até hoje  parte das muralhas originais que o circundam.

montefioralle

Até 1630 o nome do burgo era Monteficalle

 

Com pouco mais de 100 habitantes, Montefioralle, localizado sobre uma colina, fica a apenas 2 Km de Greve e é circundado de plantações de azeitonas e uvas, afinal, estamos na famosa e encantadora região da Toscana, meta desejada não apenas pela beleza da paisagem mas também pelos excelentes produtos locais, como o vinho e o azeite.

 

montefioralle

Durante a Idade Média era um dos centros militares e administrativos mais importantes da região. Os primeiros núcleos habitacionais referem-se ao ano de 1085, com as famílias Ricasoli, Benci, Gherardini e Vespuci. Inclusive muitos relatos dizem que o navegador fiorentino Américo Vespúcio  passou parte de sua infância em Montefioralle.

montefioralle

montefioralle

Montefioralle é um pequeno e muito bem preservado burgo medieval com poucas ruas circulares. Posicionado no alto de uma colina, era importante ponto durante as guerras entre Firenze e Siena.

montefioralle

O vilarejo  desenvolveu-se em volta ao antigo castelo e é dali  que partem suas poucas vielas estreitas que constituem o burgo, com construções em pedra e algumas torres de aspecto medieval.

montefioralle

Montefioralle é o destino ideal para quem busca um lugar tranquilo para passear.  Não há muitas atrações na cidade, mas para quem gosta de vivenciar o ritmo de um burgo pacato e quiser ter a possibilidade de bater um papo com os moradores, grande parte constituído de pessoas mais idosas, vale muito a pena a visita! Não circulam carros pelo vilarejo, o que torna o passeio ainda mais interessante. Você vai se divertir ao caminhar por suas ruas com chão de pedra e descobrir as passagens secretas sob os arcos em pedra e admirar o capricho dos moradores com suas casinhas, adornadas com vasinhos floridos e plantas.

montefioralle-chianti

montefioralle-chianti

Montefioralle apresenta construções em pedra e vielas estreitas enfeitadas por flores e plantas

montefioralle-toscana

 

montefioralle

A pracinha que dá acesso à igreja

No ponto mais alto fica a igreja de Santo Stefano, reconstruída nos séculos 17 e 18.  Atrás do altar,  o quadro  Trinità e Santi, do século 15. Outra famosa obra é Madonna con bambino, atribuída ao Maestro di Monteioralle identificado por alguns estudiosos como Meliore di Jacopo e data do final do século 13.

DSC_0888

A igreja de Santo Stefano, padroeiro da cidade

 

montefioralle

 

Como chegar:

Não há estação de trem em Montefioralle. Para chegar até o vilarejo é preciso pegar um  ônibus Sita até Greve e de lá pegar um táxi ou percorrer o caminho a pé, são 2,4 Km. De Montefioralle até Siena são 45 Km e 33 até Firenze.

 

Eventos em Montefioralle:

Festa delle Frittelle- acontece no primeiro domingo depois de San Giuseppe (março)

I Vini del Castello- no mês de maio

 

Posts relacionados:

Festas medievais na Toscana

Chianti Classico

Um passeio em Castellina in Chianti

Panzano in Chianti

Volpaia, no Chianti Classico 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Montefioralle, no Chianti Classico' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.