DSC_0128

Monteriggioni, o pequeno burgo toscano

DSC_0149

Entre Firenze e Siena está a pequena Monteriggioni , cidadezinha que se concentra em uma fortaleza e mais parece um castelo desses que estamos acostumados a ver nos filmes. O burgo é minúsculo! Para explorá-lo você precisa estacionar o carro sob as oliveiras e superar a grande porta que dá acesso à cidade. Dali você vai começar a sua aventura explorando a cidade e revivendo o passado através de suas características medievais tão bem conservadas.

monteriggioni

Fiz esta foto de dentro do carro, da estrada. De longe avistamos o castelo em forma circular. Essa forma que tem a fortaleza não foi proposital. A construção respeitou a forma original do terreno

O castelo de Monteriggioni fica posicionado sobre as colinas do monte Ala e é circundado de vinhedos e oliveiras, o que rendem o cenário ainda mais bonito! Foi construído no início do século13 pelos seneses para se defenderem dos possíveis ataques dos fiorentinos, seus históricos rivais. São muitas batalhas entre as 2 cidades que por séculos brigaram pelos territórios toscanos.

Monteriggioni-Siena

Monteriggioni é um dos burgos medievais murado mais conhecidos da Itália

Monteriggioni tem cerca de 9 mil habitantes. Mas o que atrai a curiosidade dos  visitantes é a pequena fortaleza murada, em forma circular. É possível atravessá-la de um lado ao outro em menos de 5 minutos. A cidade tem 2 entradas: a porta Franca ou Romea que é em direção à Siena e a Francigena, em direção à Firenze.
monteriggioni-italia

Esta é a porta Romea, voltada para a cidade de Siena

Monteriggioni
A igreja Maria Assunta em estilo românico-gótico foi construída  em  1213, ano da fundação da cidade.
monteriggioni-toscana
unnamed-3
A praça Roma é que reúne os bares, restaurantes e lojinhas de artesanato e produtos típicos locais, como o vinho, queijos e geleias. E como vocês devem imaginar, existem muitos revendedores de vinho Chianti e de antiguidades. Sua pavimentação atual não é original, foi feita nos anos 70.  Ao redor da praça fica o Museu das Armaduras que tem reproduções fiéis de armas e armaduras. A entrada é gratuita
monteriggioni

Lojinha de artesanato

Desde 2005 é possível percorrer uma parte do caminho que circunda a muralha.  É uma beleza observar a cidade do alto das muralhas! O ingresso que dá acesso à atração custa 2 euros e fica perto da porta Francigena, entrada principal da cidade.
monteriggioni-fortaleza

Para ver a cidade do alto é possível passear por uma parte das muralhas onde foi constuida uma espécie de passarela. O ingresso custa 2 euros

Dentro da fortaleza existem muitas oliveiras e plantações de frutas e verduras, que na época eram utilizadas para garantir alimento aos habitantes em período das batalhas.

monteriggioni

Siena transformou Monteriggioni numa imponente fortaleza para proteger seu território ao norte durante as guerras contra Firenze. As muralhas de Monteriggioni estão praticamente intactas. A fortaleza possui 14 torres

 

Ali perto podemos ver as oliveiras e plantações de frutas e verduras que na época eram utilizadas para garantir alimento aos habitantes em período das batalhas.
Festa tradicional – Em julho acontece a Festa Medieval de Monteriggioni. Nos dois primeiros finais de semana do mês o burgo se transforma em uma vila medieval graças ao Monteriggioni  di torri si corona. Para conferir mais autencidade ao evento os moradores se vestem a caráter e todos parecem voltar no tempo. Para  fazer transações apenas moedas medievais são usadas.
monteriggioni

Não deixe de passear pelos becos da cidade para apreciar as casinhas em pedras tão graciosas

 

monteriggioni-italia

O lindo jardim da cidade repleto de oliveiras

Como chegar:

Viajar de carro pela Toscana é a maneira mais simples, prática e prazerosa, pois você pode parar quando quiser seja para fotografar como para degustar produtos típicos locais  nos estabelecimentos na beira da estrada.
Mas existe também opções de trem e de ônibus:
Trem – Monteriggioni não possui estação ferroviaria.  É preciso ir até a estação Castellina Scallo- Monteriggioni (linha Empoli, Siena)  que fica a 3 Km dali (e depois pegar um taxi ou ônibus).
Ônibus – serviço Sita saindo de Firenze.
Distâncias:
Siena- 15 Km
Firenze – 61 Km
San Gimignano – 27 Km


About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.