tomate

No mundo do tomate

pizza

Apesar de ser um produto de origem sul-americana, o tomate transformou-se em um símbolo da gastronomia italiana e é o principal ingrediente de dois orgulhos da cozinha nacional: a pasta e a pizza. O tomate veio da América por volta  de 1500 e foi introduzido na Europa inicialmente pela Espanha para depois chegar em terras italianas. Aqui é chamado de pomodoro.  E o verão é a melhor estação do ano para apreciar o fruto e os diversos pratos preparados à base de tomate. E imaginem que existe um restaurante aqui na Itália super original, dedicado ao pomodoro, uma espécie de terra encantada do tomate. Apresento neste post  o restaurante Pomodoro, que fica em Rimini, na Emilia Romagna.

 

DSC_0212

Este é um restaurante temático onde inclusive podemos ver e passear pelas plantações das diversas variedades do fruto (e também de uma infinidade de verduras, legumes e frutas). Tudo é cultivado ali mesmo, próximo à área externa do estabelecimento, que conta com mesas distribuídas sob videiras e oliveiras. O lugar é ideal para crianças, pois oferece uma excelente programação com teatrinho, pintura e uma grande área de lazer para entreter os pequenos.

pizzaria
Ao entrarmos, a impressão é a de estarmos em uma mercearia ou bodega, onde além de vários tipos de tomate, podemos adquirir produtos em conservas, pasta fresca, queijos e salames. O vermelho e o verde predominam na decoração.
DSC_0221

Em exposição, produtos do dia super frescos para venda

No Pomod’oro podemos saborear dez tipos de tomate através de uma proposta que oferecerem: o menu degustação que inclui 3, 5 ou todos os 10 tipos do fruto, acompanhados por temperos e pão quentinho. No cardápio, a explicação sobre cada tipo de tomate, com suas principais características.

foga

Vintage- parte do décor na entrada do estabelecimento

 

pasta

Parece um simples prato de spaghetti mas garanto que o sabor é excepcional, principalmente graças aos produtos frescos.

 

DSC_0224

Pizzaiolos em ação

Este ano o Pomod’oro completa 20 anos e como nunca, deixa claro que a proposta da casa é oferecer sempre produtos frescos e genuínos, com produtos da estação, que são os protagonistas de lindos e saborosos pratos da tradicional cozinha italiana e também revistados.
DSC_0229

Um cantinho do espaço interno

DSC_0271

Outdoors – Os pratos são servidos sob as muitas videiras e oliveiras espalhadas pelo jardim do restaurante

DSC_0275

DSC_0230

 

frutas

E para sobremesa um mix de frutas da estação com sorvete “fior di latte”

 

DSC_0210

Entretenimento com animadoras. Perto da plantação de alecrim as crianças escolhem os desenhos que querem para enfeitar o corpo. Duas vezes por semana o restaurante oferece uma intensa programação para as crianças, com animadoras que contam estórias e apresentam peças teatrais

 

sobremesa

Uni, duni, tê… ah, vamos escolher todos, um pouquinho de cada! Rsrsrs



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'No mundo do tomate' have 2 comments

  1. 17 de setembro de 2014 @ 12:34 Dani Bispo

    Uau Denya, em Rimini e eu não conhecia rs
    Que máximo esse restaurante. O lugar parece super agradável e a comida super saborosa.
    Já está na listinha da próxima viagem!
    Bjs
    Dani Bispo

    Reply

    • 17 de setembro de 2014 @ 22:45 Denya Pandolfi

      Ei Dani, lembrei-me de vc com este post! Ia mesmo perguntar se vc conhecia o local. Recomendo e tenho certeza q vc vai gostar! Depois escreva para contar… Bjinho pra vc, Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.